Total de visualizações de página

Sem a ponta: Bota joga mal, só empata e pega o Fla nas semifinais

Em tarde muito apagada de Seedorf, Alvinegro sai atrás e busca igualdade contra o Boavista. Resultado faz equipe de Oswaldo cair para segundo

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • os nomes do jogo
    donos dos gols

    Gilcimar, do Boavista, mostrou força ofensiva e fez os gols da equipe. No Bota, destaque para Lucas, que fez um golaço e deu passe para Lodeiro marcar.

  • a decepção
    Seedorf
    O meia esteve irreconhecível. Bem marcado, não teve desenvoltura. Errou repetidos passes. Não manteve o hábito de ajudar a sua equipe.

  • evolução
    R. Marques
    Não foi desta vez que o atacante fez seu primeiro gol pelo Botafogo. Mas ele foi participativo e se envolveu nos dois gols marcados pelo time.

Bastava uma vitória simples sobre o Boavista para o Botafogo terminar como líder do Grupo A e ir com vantagem para as semifinais. Mas não aconteceu. O Alvinegro jogou mal neste domingo, no Engenhão, empatou por 2 a 2 e perdeu o primeiro lugar da chave para o Vasco, que bateu o Duque de Caxias. Com isso, pega no domingo o Flamengo nas semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do estadual. Os rubro-negros têm a vantagem do empate para avançar à decisão. Na outra semifinal, Vasco e Fluminense se enfrentam, no sábado.

O Botafogo pagou o preço de sua atuação. Com Seedorf muito apagado, não conseguiu alcançar supremacia em campo. Saiu perdendo por 2 a 0 e buscou o empate ainda no primeiro tempo, mas não teve forças para virar na etapa final. Pior: quase perdeu o jogo. Gilcimar fez os dois gols do Boavista. Lucas e Lodeiro marcaram para o Bota.

- Cometemos erros reincidentes, principalmente nas jogadas de bola parada. Dois gols são suficientes para vencer uma partida. Sabíamos como o adversário se comportaria e a dificuldade que teríamos. Só lamento a maneira como sofremos os gols. Fico aborrecido com isso. Agora, temos a chance na frente de reparar isso com uma vitória - comentou Oswaldo de Oliveira.

No lance do segundo gol do Boavista, o zagueiro Antônio Carlos sentiu um desconforto na coxa esquerda e deixou o campo para a entrada de Dória. O jogador, vaiado ao sair de campo, será reavaliado nesta segunda-feira e, se necessário, será submetido a um exame de imagem.

Lodeiro, Botafogo x Boavista (Foto: Wagner Meier/AGIF) 
 
Lodeiro comemora o segundo gol do Botafogo no empate contra o Boavista (Foto: Wagner Meier/AGIF)
 
 
Dois para cado lado

O Botafogo demorou para perceber que estava disputando um jogo de futebol. Com a zaga perdida e o setor de criação engolido pela marcação adversária, o time alvinegro, num piscar de olhos, se viu perdendo por 2 a 0 no Engenhão. Enquanto a equipe de Oswaldo de Oliveira tentava se encontrar, o Boavista foi lá e, com 13 minutos, abriu placar gordo. E graças a Gilcimar. O centroavante fez os dois gols: no primeiro, fugiu da marcação de Fellype Gabriel e concluiu de cabeça; no segundo, entrou feito um raio na área para aproveitar cruzamento da direita e vencer a marcação de Lucas.

Faltou Seedorf ao Botafogo durante todo o primeiro tempo. Ele foi bem marcado, errou passes, forçou jogadas. Com Andrezinho também apagado, Lodeiro virou alternativa quase exclusiva no meio. O jeito foi encontrar uma válvula de escape com Lucas pela direita. Foi ele quem arquitetou a busca do empate. Fez o primeiro gol, em pancada impressionante de fora da área - um golaço. E participou da trama do segundo. Andrezinho deu belo passe para Rafael Marques, que acionou o lateral-direito. O cruzamento encontrou Lodeiro, e o uruguaio venceu a disputa com a zaga para empatar a partida.

Perigo

O Botafogo voltou mal no segundo tempo. Chegou a ser dominado pelo adversário. Correu sério risco de sofrer mais um gol. Até bola no travessão levou, com Douglas Carioca, de cabeça. A exemplo do primeiro tempo, ficou órfão do rendimento habitual de Seedorf. O holandês não foi bem na partida.

Oswaldo tentou mexer no time. Colocou Bruno Mendes no lugar de Rafael Marques. Em vão. O time seguiu perdido. Os minutos finais viraram uma correria de lado a lado, com os times abertos. O Botafogo passou sufoco. Viu o Boavista perder três chances de fazer o terceiro - resultado que eliminaria o Fluminense. A bola, incrível, cruzou a área em todas elas. E nada de entrar. No último lance, Seedorf deixou Bruno Mendes na cara do gol, mas o goleiro Vinicius salvou.