Total de visualizações de página

Rádio de Abel, vetado em Caracas, corre risco também no Brasil

Conaf fará reunião na próxima semana para tratar de comunicação com auxiliar durante jogos. Técnico usa sempre o aparelho no Carioca

 

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Caracas, Venezuela


Uma cena chamou atenção no segundo tempo da vitória do Fluminense sobre o Caracas por 1 a 0. O árbitro José Buitrago pediu para que Abel Braga parasse de utilizar o rádio com o qual se comunicava com o auxiliar Leomir, que acompanhava a partida em uma cabine. A determinação pegou de surpresa o técnico, que se virou para o banco de reservas sem entender o que acontecia. No entanto, trata-se de uma regra da Fifa, aplicada com rigor apenas em torneios organizados pela entidade. A Conmebol começa a adotar o procedimento, e a CBF pode ir pelo mesmo caminho ainda nesta temporada. No Carioca, o rádio de Abel é liberado (veja nas fotos abaixo).

O coordenador administrativo do Fluminense, Marcelo Penha, disse que conversou após o jogo com o colombiano, que explicou que a confederação sul-americana tenta se adequar às regras da entidade máxima. No entanto, o pedido incomodou Abel Braga.

- Pela primeira vez na minha carreira fui privado de conversar com meu auxiliar pelo rádio. Essa é minha quinta Libertadores. Não entendi também por que foram tirá-lo só no segundo tempo. Foi uma medida da Conmebol? Se sim, tudo bem. Mas e o problema do campo? O que a Conmebol vai fazer a respeito? - indagou Abel, referindo-se ao estado do gramado do Estádio Olímpico.

galeria mosaico Abel Braga rádio jogo Fluminense (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
 
Abel Braga é adepto do rádio e o utiliza em todos os jogos do Fluminense no Campeonato Carioca
 
Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem do SporTV, explica que a Fifa adotou a regra (que diz "É proibido o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica") para evitar que o técnico, em caso de expulsão, continue comandando o time ao se comunicar com o auxiliar; e que o auxiliar acompanhe uma partida pela TV e avise o treinador sobre um lance duvidoso.

- Na Fifa isso já é cobrado. Aqui ainda é novidade - afirmou.

O que diz a regra:
 
"É proibido o uso de sistema eletrônico de comunicação entre jogadores e/ou comissão técnica"
O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Aristeu Tavares, disse que na próxima semana haverá uma reunião, incluindo árbitros Fifa e aspirantes, para começar a estabelecer as normas que serão seguidas durante a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, entre elas a comunicação eletrônica na área técnica. Ele argumentou que, como assumiu a comissão no decorrer do último Brasileiro, não teve como mudar o que estava em andamento.

- Vamos nos reunir e definir. Tudo será resolvido e acordado antes da Copa do Brasil e servirá para todas as competições nacionais. Quando assumimos, não foram feitas grandes mudanças pois isso daria uma confusão tremenda. Agora é o início efetivo de uma nova etapa, e esse processo será discutido - afirmou.

O dirigente afirmou que, se a regra for adotada pela CBF, será repassada às federações. Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem da Federação do Rio, acha que a norma da Fifa é clara apenas em relação à comunicação do treinador com os jogadores em campo, e não com o auxiliar.

- Ainda não sei se isso vai mudar neste ou no próximo ano. A regra da Fifa não é clara, e a CBF não nos passou nada. Se houver uma orientação, vamos cumpri-la, como sempre. Mas, pelo que vejo nos torneios da Fifa, esta decisão é cumprida - disse.