Total de visualizações de página

Seedorf revela conversa com Neymar e pede menos pressão sobre 'craque' na seleção

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro
  • Marcelo Dutra/AgNews

    Seedorf pediu menos pressão sobre o 'craque' Neymar na seleção brasileira Seedorf pediu menos pressão sobre o 'craque' Neymar na seleção brasileira


Com pouco mais de sete meses de Botafogo, Seedorf está mais solto a cada entrevista coletiva. Tranquilo, ele revelou ter se encontrado no Carnaval com Neymar, a quem faz elogios. Além de exaltar a ‘energia’, o atacante foi definido como craque pelo holandês, que pede menos pressão sobre o jogador do Santos na seleção brasileira. Segundo o camisa 10, o jovem precisa de um companheiro mais experiente no Brasil para dividir a responsabilidade.

Os dois se encontraram em um camarote durante o Carnaval e Seedorf se encantou com a ‘energia’ demonstrada por Neymar, que teve destaque ao lado de seus amigos nos desfiles. O camisa 10 do Botafogo, porém, disse que o brasileiro ainda terá uma melhora muito grande em seu futebol, mas que seu talento é indiscutível.

"Craque é craque. Está se mostrando aqui no Brasil e pode ser em qualquer lugar, mas ele é muito jovem ainda. Primeiro de tudo o Neymar não deve ter toda essa responsabilidade na seleção. Precisa de alguém experiente para passar tranquilidade mesmo. Vai crescer. Tem talento é óbvio, muito talento. E tem disposição. Conheci ele há dois dias e gostei muito de sua energia. Ele merece o que está tendo", disse.

Seedorf diz não acreditar que Neymar precisa jogar na Europa o mais rápido possível. Segundo ele, o atacante terá a oportunidade de se transferir, mas terá que se adaptar para que os espetáculos apresentados no Brasil sejam repetidos no Velho Continente.

"Não precisa ter pressa para pegar experiência lá fora. Vamos ver se ele conseguirá dar espetáculo lá fora, como ele faz aqui. Mas geralmente, quem sabe jogar, sabe se adaptar. Esse será seu desafio na Europa, se adaptar. O mesmo que ocorreu com o Robinho, é a mesma coisa. Suportou as diferenças e fez coisas importantes na Europa", afirmou.

Apesar dos elogios, Seedorf diz que Neymar está em um nível abaixo dos astros Messi e Cristiano Ronaldo. Embora afirme que o brasileiro tem tudo para fazer sucesso quando se transferir para um grande clube europeu, o holandês diz que o atacante terá que se adaptar a um novo futebol. 

"Comparar com Messi e Cristiano Ronaldo não é justo. Jogam há muitos anos em alto nível na Europa. O Messi, por exemplo, joga num time com dois, três atletas que estão entre os melhores do mundo há anos. Gosto de ver o Neymar jogar e torço para que tenha sucesso na sua vida e na Europa quando for para lá", finalizou.