Total de visualizações de página

Vaga no G-4 coroa melhor campanha do Bota na era dos pontos corridos

Glorioso bate seu recorde de pontuação, vitórias, aproveitamento e menos gols sofridos. Para fechar 2013 com chave de ouro, time aguarda para ir à Libertadores

 

Por Rio de Janeiro

Botafogo comemoração jogo Criciúma (Foto: Satiro Sodre / SSPress)Jogadores comemoram triunfo diante do Tigre e vaga no G-4 (Foto: Satiro Sodre / SSPress)
 
Apesar de a vaga na Libertadores ainda não estar confirmada, já que o Botafogo depende do resultado da final da Copa Sul-Americana, que será disputada entre Lanús e Ponte Preta na próxima quarta-feira - se a equipe paulista conquistar o título "rouba" o lugar do Glorioso na competição -, o time de General Severiano tem o que comemorar em 2013.

Além de ter sido campeão carioca no início do ano, pela primeira vez na era dos pontos corridos, disputada desde 2003, o time terminou o Brasileiro entre os quatro primeiros. E mais, a goleada por 3 a 0 contra o Criciúma, no último domingo, resultou na sua melhor campanha no formato atual do campeonato. Foram 17 vitórias, 61 pontos e um aproveitamento de 53,5%.

Antes, o recorde de mais triunfos era de 2011, quando o Alvinegro carioca venceu 16 vezes. Já o de pontos somados foi na edição de 2010, onde o Bota terminou com 59, na sexta posição e com 51,8% de aproveitamento. Além destas, outra marca batida pelo time na disputa deste ano foi a de menos gols sofridos: 41.

Um dos principais responsáveis pela marca da defesa alvinegra, o zagueiro Bolívar comemorou o ano apesar dos momentos de instabilidade e espera um 2014 com ainda mais conquistas por parte do Glorioso.

- Para nós, se essa vaga na Libertadores vier, será como se fosse um título. A torcida tem visto nossa entrega. Tivemos um 2013 feliz, com a conquista do Carioca e uma grande regularidade, apesar de todos os problemas que enfrentamos. Conseguimos suportar muito bem. Esperamos um 2014 ainda melhor - afirmou o camisa 4, que está muito próximo de renovar seu contrato com o Botafogo.

* Texto de Diogo Santarém, estagiário, sob a supervisão de Rodrigo Sirico