Total de visualizações de página


Para Gaciba, arbitragem de 2013 foi mais 'light' e melhor que a de 2012

Ex-árbitro defende mais ações pela profissionalização da categoria e diz que Copa trará muitos benefícios à arbitragem nacional

 

Por São Paulo

A arbitragem nacional é sempre um capítulo à parte e polêmico no Campeonato Brasileiro. Reclamações de todo lado viraram rotina tanto dentro de campo como fora dele. Mas, segundo o ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, 2013 foi melhor que o ano passado. Ao mesmo tempo, ele pede mais ação na busca pela profissionalização da categoria e acredita que a Copa do Mundo no Brasil será uma boa oportunidade para a arbitragem nacional.

- Vejo um grupo novo sendo formado por uns 50 árbitros que apitaram essa competição, vi uma arbitragem brasileira mais "light", muito compatível com o seu comandante (Antônio Pereira da Silva). A média de cartões amarelos baixou muito no Brasileiro, mas a média de faltas infelizmente não se consegue baixar. Acima de tudo foi uma arbitragem mais comedida, com erros como todos os anos. Não adianta, jogador perde gol e árbitro não dá pênalti, isso é o que acontece. Na média geral, talvez tenha sido até melhor do que no ano passado - disse Gaciba.

Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem (Foto: Reprodução/SporTV) 

Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem, vê ano de 2013 mais 'light' (Foto: Reprodução/SporTV)
A nova legislação para os árbitros, aprovada pela presidente Dilma Roussef, em outubro, prevê o direito de formação de sindicatos de árbitros, mas ainda não estabelece vínculos empregatícios. Leonardo Gaciba lembra ainda que, além da busca por direitos, é importante uma unidade em busca de critérios mais claros, o que fica difícil quando primeiro o árbitro responde a uma federação nos Estaduais, e depois à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante o Brasileiro.

"Tem que parar com esse papo de profissionalismo só no papel. Esse profissionalismo tem que começar a partir para a prática, começar a dar estrutura para o pessoal, dar suporte para que consigam manter um padrão de arbitragem."
Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem
- Tem que parar com esse papo de profissionalismo só no papel. Esse profissionalismo tem que começar a partir para a prática, começar a dar estrutura para o pessoal, dar suporte para que consigam manter um padrão de arbitragem. Na verdade, o árbitro hoje em dia é filho de duas mães, é criado pela sua federação durante o campeonato estadual com as orientações, e depois, no meio do ano, ele é jogado para a segunda mãe, que é a CBF. Então, deveria ter um trabalho conjunto para que se tivesse um padrão melhor. Um dos grandes segredos de apitar bem é ter critério.

Para o comentarista, a Copa do Mundo de 2014 no país será importante para que os árbitros brasileiros possam conhecer melhor o “padrão Fifa” existente também nessa área.

- Será fantástico, uma experiência ímpar para todo mundo, para que esses árbitros tenham contato com árbitros internacionais de primeira linha. Eles vão acabar participando de cursos como convidados, conhecerão os instrutores e suas maneiras de pensar, e acima de tudo para os árbitros brasileiros que não são árbitros internacionais conhecerem o profissionalismo com que a Fifa trabalha com a arbitragem, conhecerão o verdadeiro “padrão Fifa” - concluiu.