Total de visualizações de página

Governo garante medidas imediatas contra violência em estádios: 'Vexame'

Na abertura do Footecon, no Rio, secretário nacional de Futebol, Antônio Nascimento, revela reunião na próxima quinta-feira: ‘Inadmissível o que está acontecendo’

Por Rio de Janeiro


 
http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-esporte-rj/v/cenas-de-barbarie-torcedores-de-atletico-pr-e-vasco-se-agridem-intensamente-em-joinville/3006711/

O Footecon é um fórum de gestão de futebol que acontece há dez anos no Rio de Janeiro. No entanto, na abertura da edição de 2013, o tema violência nos estádios brasileiros não poderia ficar de fora. Representando o ministro do Esporte Aldo Rebelo, o secretário nacional de Futebol, Antônio Nascimento, falou sobre as cenas lamentáveis que ocorreram no último domingo em Joinville, na partida entre Atlético-PR e Vasco, quando as duas torcidas se confrontaram na arquibancada. Ele lamentou o episódio e prometeu medidas imediatas.

- Desculpa abordar esse tema, mas precisamos falar sobre isso. O governo está preocupado. O que aconteceu em Joinville foi um vexame. Tomaremos medidas imediatas. Teremos uma reunião na quinta-feira, em Brasília. Convidamos o Ministério Público, o conselho do Ministério de Justiça, a CBF, os clubes e as federações para uma conversar. É inadmissível o que está acontecendo – disse o secretário.
Antônio Nascimento falou em medidas drásticas, mas ressaltou que as leis para isso já existem. Ele rechaçou qualquer comparação com o futebol inglês da década de 80, uma vez que o Brasil conta com uma legislação específica, que é o estatuto do torcedor. Para ele, o que precisa acontecer agora é punição aos vândalos dos estádios brasileiros.  

- Nós temos uma legislação, que é o estatuto do torcedor. Estamos mais avançados que a Inglaterra estava na década de 80. Mas tem que colocar em prática, tem que prender. Com tudo o que vimos no domingo, em Joinville, apenas três ou quatro foram presos. Não são torcedores. São vândalos.

abertura  FOOTECON 2013  (Foto: André Durão) 
Na abertura do Footecon, promessas de medidas conta a violência nos estádios (Foto: André Durão)

O secretário ainda abordou um tema polêmico revelou que o governo brasileiro é contra a extinção das torcidas organizadas nas arenas brasileiras.

- A solução não é excluir as torcidas organizadas. Temos quase 2 milhões de membros de organizadas no Brasil. Acredito que não tenhamos dois milhões de vândalos. Temos é que cumprir a lei que já existe. Precisamos que o judiciário faça e que a policia faça.

A Footecon acontece em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, até esta quarta-feira. O evento é organizado pelo coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira.