Total de visualizações de página

Emoção sem fronteiras: lágrimas de Seedorf repercutem no Suriname

Avó falecida foi casada com avô escravo que herdou sobrenome do dono alemão. 'Clarence foi demais', diz apresentador na terra natal do camisa 10

 

Por Janir Júnior Rio de Janeiro



Os três gols diante do Macaé no domingo e as lágrimas de Seedorf (assista no vídeo ao lado) ao dedicar o feito para sua avó, que morreu há 11 dias, repercutiram no Suriname, sua terra natal, onde Darjeane Esselien Seedorf-Huisraad foi enterrada. O feito inédito na carreira do camisa 10 do Botafogo mereceu destaque no programa "Top Sports", do canal ABC. Nesta segunda-feira, a emissora de canal aberto em solo surinamês exaltou o feito e a emoção sem fronteiras do jogador.

- O fato de ele ter feito três gols numa partida foi destaque no meu programa pelo feito inédito. As pessoas no Suriname são menos sensíveis, mas falei no programa que ele chorou e dedicou os gols para a avó e a família, mostrei as imagens. Clarence foi demais de novo – afirmou o apresentador Desney Romeo.

Seedorf, Frame (Foto: Reprodução / Site oficial de Seedorf) 
 
Seedorf inaugura unidade neonatal no Suriname ao lado de seu pai, Johan, e de sua avó, Darjeane

Esselien, cuja morte emocionou o meia do Botafogo (Foto: Reprodução / Site oficial de Seedorf)
 
Ao fim da partida, Seedorf chorou. E dedicou o feito à avó paterna, Esselien, uma “guerreira” da família que morreu há 11 dias. Ela foi casada com Frederick Seedorf, que era filho de um escravo libertado pelo seu dono alemão, de quem ficou com o sobrenome.

O nome do avô batizou a unidade neonatal de um hospital público em Paramaribo, capital do Suriname, ajudado por Seedorf. Na inauguração da ala para crianças que nascem de forma prematura, com problemas respiratórios e de coração, o jogador foi acompanhado pelo pai e pela avó que morreu recentemente.

A placa na entrada traz uma inscrição em dialeto surinamês que retrata o amor de Seedorf pelo país onde nasceu: “mi sab’ dat mi lob Srana” (sei que amo o Suriname).

jornalista desney romeo, apresentador da tv do suriname  (Foto: Janir Junior) 
O apresentador Desney Romeo destacou Seedorf
em seu programa de TV (Foto: Janir Júnior)
 
 
Mais do que Suriname, Seedorf ama a família, seu principal pilar. Casado com a brasileira Luviana, ele é pai de quatro filhos. Seu passatempo preferido, como já revelou em outras oportunidades, é “compartilhar o tempo com a família”.

Depois da vitória sobre o Macaé, o técnico Oswaldo de Oliveira resumiu as lágrimas de Seedorf e classificou o camisa 10 como bem mais do que um jogador de futebol:

- Foi bem emocionante. Seedorf perdeu um ente querido há pouco tempo e está muito machucado com isso. Por isso tem sentido mais esses momentos de emoção. Nosso grupo é excelente e tem o apoiado bastante. Por isso que eu digo: ele é muito mais uma personalidade do que um jogador de futebol.

O zagueiro Bolívar conhece Seedorf há pouco tempo, mas disse que todos se solidarizaram e deram apoio ao companheiro.

- Sempre ficamos tristes quando perdemos pessoas próximas. Na nossa profissão, deixamos um pouco de lado os familiares, não podemos estar muito perto. Quando ele se solta assim, mostra a dedicação que tem. Ele está fora do país dele, mas sabe que tem companheiros que vão abraçar e confortar em momentos difíceis.