Total de visualizações de página

À la Camp Nou, Maracanã terá sistema de irrigação mais moderno do mundo

Ao todo, 54 aspersores estarão espelhados pelo campo com fertirrigação, que utiliza a água para levar nutrientes ao solo cultivado e o mantém forte

 

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
 

Mantida em sigilo pelo Governo do Rio de Janeiro em uma fazenda no interior do estado, a grama do Maracanã terá um cuidado todo especial assim que for colocada em seu devido lugar. Para isso, o sistema de irrigação promete ser o mais moderno do mundo, ao lado do utilizado no famoso Camp Nou, do Barcelona. Ao todo, serão 54 aspersores espalhados pelo campo com fertirrigação, que utiliza a água para levar nutrientes ao solo cultivado.

Na irrigação por aspersão a aplicação de água ao solo resulta da fragmentação de um jato de água lançado sob pressão no ar atmosférico, por meio de simples orifícios ou bocais de aspersores. A fertirrigação tem a finalidade de tão somente adubar o solo de uma maneira mais eficiente, barata e com um grau de precisão maior do que outros métodos de adubação, através da diluição de fertilizantes comerciais.


 Segundo Flávio Piquet e Paulo Azeredo, sócios da Greenleaf , que cuida dos seis gramados dos estádios da Copa das Confederações, o modelo é superior ao exigido pela Fifa.


- Serão 54 aspersores, e a Fifa exige apenas 32. Vamos deixar o gramado do Maracanã cercado por todas as ferramentas para que permaneça com qualidade por muitos anos. Temos uma responsabilidade enorme. Por isso, estamos tratando com muito cuidado. O mundo se surpreenderá com a qualidade da grama da Copa das Confederações e da Copa do Mundo - disse Flávio.

Gramas plantadas em três fazendas

Dos seis estádios para a Copa das Confederações, três receberão o gramado através de rolos: Maracanã, Arena Pernambuco e Estádio Nacional de Brasília. Todas as gramas estão sendo plantadas em fazendas especializadas, com nivelamento a laser e preparadas para serem colocadas em, no máximo, três dias. Um feito inédito no Brasil. No Mineirão e Castelão, que já foram entregues, elas foram plantadas no local. Na Arena Fonte Nova, em Salvador, esse processo começa nesta terça-feira.

irrigação gramado (Foto: Reprodução) 
 
Maracanã terá 54 aspersores para irrigar o campo de futebol (Foto: Reprodução)