No primeiro duelo dos arquirrivais no estádio, em outubro do ano passado, houve confusão do lado de fora e o confronto entre policiais e torcedores
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Representantes de torcidas organizadas de Botafogo e Flamengo se reuniram com o comando do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), na noite de quinta-feira, a fim de chegar a um acordo de paz para o clássico deste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Na primeira vez em que os arquirrivais se enfrentaram no estádio, houve muita confusão do lado de fora, e policiais e torcedores entraram em confronto (clique aqui e assista ao vídeo). As críticas vieram de todos os lados, inclusive da Secretária Estadual de Turismo, Esporte e lazer do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Lins (clique aqui e assista ao vídeo).
Desta vez, segundo o tenente-coronel do Gepe, Luiz Otávio, está tudo decidido para os erros do último dia 25 de outubro não se repitam. Responsável pelo policiamento da partida, ele garante que o esquema evitará brigas no entorno do estádio, contando ainda com a promessa de paz entre alvinegros, que ocuparão as Alas Norte e Oeste, e rubro-negros, que têm reservadas as Alas Sul e Leste.
Apesar da setorização, a mesma do ano passado, todos os torcedores terão escolta para entrar e sair do Engenhão. No acordo feito com o Gepe, uma parte da torcida do Flamengo sairá de Madureira, e a outra usará a Supervia, indo de trem. Já a torcida do Botafogo sairá da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, em vários ônibus fretados. Os alvinegros serão os primeiros a sair do estádio, de volta aos veículos, ao fim do clássico.
O gepe trabalhará aproximadamente com 650 policiais, sendo 250 dentro do estádio e 400 fazendo patrulhamento do lado de fora. Luiz Otávio pede também aos torcedores que não vão em grupo que façam uso dos transportes públicos (ônibus e trens), a fim de evitar que o trânsito fique retido nas imediações do estádio - os estacionamentos do Engenhão, que não darão acesso às arquibancadas, fecharão às 18h30m, ou seja, uma hora antes da partida.