Total de visualizações de página

Só no sapatinho, Botafogo enfrenta o cheio de si Flamengo no Engenhão

Na Taça Guanabara, Alvinegros venceram, mas mantêm humildade. Discurso na Gávea joga 'gosto amargo' para o rival

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro



No ultimo jogo, o Botafogo venceu por 2 a 1, na semifinal da Taça Guanabara. Calejado e afeito à humildade, o técnico Joel Santana apontou o adversário derrotado, Flamengo, como melhor time do Brasil. Comportamento bem diferente do adversário. Na partida deste domingo, o Rubro-Negro desprezou o sentimento de vingança e entra em campo disposto a recuperar-se da derrota na Libertadores e manter o aproveitamento de 100% na Taça Rio. A partida, no Engenhão, começa às 19h30m (de Brasília).

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos. O Premiere Futebol Clube transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

A síntese do discurso autoconfiante que vem da Gávea partiu do técnico Andrade. Ignorando a derrota recente, o treinador recordou a sequência de três vices do Botafogo contra o Flamengo para negar a vontade de devolver a derrota.

- Já ganhamos três finais de Carioca consecutivas. O gosto amargo é do Botafogo, que perdeu por três anos. Da nossa parte não há vingança, só queremos o resultado – declarou o treinador.

O Flamengo lidera o Grupo A, com 12 pontos. Mas durante a semana, o time viajou a Santiago, perdeu por 2 a 1 para o Universidad de Chile e, além da reabilitação, tem de superar o cansaço. O clássico contra o Botafogo fecha a maratona de quatro jogos difíceis em duas semanas – Caracas, Vasco e La U foram os outros.

O time tem desfalques. Principais armas ofensivas do time nos últimos anos, Léo Moura (machucado) e Juan (suspenso) ficam fora. Eles serão substituídos por Everton Silva e Rodrigo Alvim. A única dúvida está no meio-campo. Vinícius Pacheco e Petkovic disputam uma vaga.

Vagner Love não participou dos últimos treinos, mas está confirmado ao lado de Adriano. O artilheiro do amor tem dez gols no Carioca, mas não marca há dois jogos, o maior jejum desde que chegou à Gávea.

Caio, o herói, substitui Loco Abreu

O Botafogo está na vice-liderança do Grupo B, com nove pontos. Garantido na final do Carioca por causa do título da Taça Guanabara, o técnico Joel Santana tem um sério desfalque para o duelo: o centroavante Loco Abreu, expulso na última partida da Taça Rio, contra o Olaria. Ele será substituído pelo talismã Caio. O atacante foi o autor do segundo gol contra o Flamengo na semifinal do primeiro turno.

Outro que não estará em campo será Jancarlos, machucado. Joel fez mistério, mas a briga está entre dois volantes: Somália e Sandro Silva (neste caso, Fábio Ferreira entraria na zaga e Fahel seria deslocado para o meio de campo).

O técnico alvinegro comentou sobre o fato de, apesar de ter tido bom aproveitamento de pontos nas últimas partidas, a equipe do Botafogo não tem convencido seus torcedores. Joel disse que seu time é "prático".

- Nós fomos campeões da Taça Guanabara, somos líderes do grupo, passamos pelo primeiro adversário na Copa do Brasil e vencemos o segundo após uma partida desgastante na chuva. Podem falar que foi por causa do goleiro (Jefferson), mas todo time precisa de um 'são' no gol. Diria que o Botafogo tem uma equipe prática - disse o treinador.

Caio, que fará seu primeiro clássico iniciando como titular, avisou que está mais do que preparado para a pressão. As recordações do adversário são as melhores possíveis, já que no último duelo, na semifinal da Taça Guanabara, ele fez o gol da vitória do Botafogo sobre o rival.

- Gosto de pressão, de casa cheia, não de estádio vazio. É bom essa ter responsabilidade. Sei que ela está em cima de mim, mas vou procurar corresponder - afirmou o atacante.

Entretanto, para desgosto do atacante, dificilmente o Engenhão estará cheio. A expectativa é de, no máximo, 15 mil pagantes.

BOTAFOGO FLAMENGO

Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Somália (Fábio Ferreira), Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Caio.

Bruno; Léo Moura, Álvaro, Fabrício e Rodrigo Alvim; Toró, Willians, Kleberson e Petkovic; Vagner Love e Adriano.

Técnico: Joel Santana Técnico: Andrade
Estádio: Engenhão. Horário: 19h30m

Data: 21/03/2010.

Árbitro: Pathrice Wallace Maia.
Auxiliares: Cláudio Soares e Sérgio Valdman

Transmissão: O Premiére Futebol Clube transmite para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view