Total de visualizações de página

Árbitro relata desrespeito na súmula, e Joel Santana entra na mira do tribunal

Procurador do TJD-RJ diz que pode oferecer denúncia contra o treinador do Botafogo por comportamento após clássico contra o Flamengo

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



A queixa em relação à arbitragem no empate do Botafogo em 2 a 2 com o Flamengo, no último domingo, pode fazer Joel Santana parar no banco dos réus. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães relatou na súmula que, ao deixar o campo rumo ao vestiário, ouviu frases do técnico que julgou desrespeitosas. A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) promete analisar o caso e possivelmente oferecer denúncia.

Em seu relato na súmula, o árbitro escreveu que Joel Santana teria se posicionado na porta do túnel que dá acesso aos vestiários e descido as escadas falando: “Cadê a diretoria desse clube? Eles vieram aqui para fazer resultado, tem que prender esses ladrões”. De acordo com Wagner do Nascimento Magalhães, o treinador teria, assim, estimulado pessoas para que protestassem contra a arbitragem.

Procurador do TJD-RJ, André Valentim confirmou que existe a possibilidade de que Joel Santana seja denunciado por desrespeito ou ofensa ao árbitro. No primeiro caso, o treinador poderia ser condenado a suspensão de um a seis jogos. Na segunda hipótese, seria punido por, no mínimo, quatro partidas. No entanto, ele diz que a procuradoria ainda vai analisar o relato do árbitro e imagens para decidir se dá continuidade ao processo. A documentação deve chegar às mãos do tribunal até, no máximo, a próxima segunda-feira.

- Eu estava no Engenhão mas não pude observar nada, mas soube o que aconteceu. Vamos analisar o caso, e se houver algo de comprometedor, o técnico será denunciado. Também poderemos chamar o árbitro para depor - explicou Valentim.

Após a partida, Joel Santana preferiu não comentar o caso exatamente por temer uma punição.