Total de visualizações de página

Primeiro gol do Brasil em Copa do Mundo é 'revivido' em imagens raras de arquivo

Historiador uruguaio revela ao 'Esporte Espetacular' fotos e descrição do lance histórico de Preguinho em jogo contra Iugoslávia, em 1930

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
       Preguinho, flores nas mãos, entra em campo na estreia do Brasil em Copas do Mundo

Um busto na sede do Fluminense Football Club, nas Laranjeiras, homenageia João Coelho Neto (1905-1979), o Preguinho. No Tricolor carioca, o jogador sempre foi reverenciado pelos feitos em sua singularíssima carreira de atleta: foi campeão 55 vezes pelo clube, em nove modalidades esportivas diferentes. Mas a memória de Preguinho, ou Prego, como consta nos registros históricos da Copa de 30, não é cultuada pelo Brasil como deveria: ele foi o autor do primeiro gol da seleção em Copas do Mundo.

Na estreia, contra a Iugoslávia, o Brasil perdeu por 2 a 1, mas Preguinho deixou o dele. Não há imagem filmada do lance, mas o repórter Régis Rösing, do "Esporte Espetacular", obteve, no Uruguai, junto ao historiador Juan Capelán, fotos e a descrição detalhada da jogada que culminou no tento histórico. Para cativar a torcida do estádio Parque Central, em Montevidéu, a seleção brasileira tinha entrado em campo carregando uma bandeira do Uruguai. A participação nacional naquela Copa teve apenas mais uma partida, antes da desclassificação: a goleada por 4 a 0 na Bolívia, com mais dois gols anotados por Preguinho.

A reportagem do "Esporte Espetacular" que vai ao ar neste domingo conta mais detalhes sobre a incrível carreira de Preguinho e faz uma reflexão sobre a memória brasileira. Em enquete junto a jogadores e treinadores de destaque em nosso futebol, quase ninguém sabia apontar Preguinho como o autor do primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo.