Total de visualizações de página

- Atualizado em

Grupo de alvinegros começa a pagar direitos de imagem em setembro

Jefferson, Bolívar, Edílson, Junior Cesar e Vagner Mancini se reúnem com botafoguenses que ainda chegarão a acordo sobre contrapartida de aporte financeiro

Por Rio de Janeiro


Um restaurante localizado no Jockey Club do Rio de Janeiro foi o local de encontro de quatro jogadores do Botafogo com os torcedores abastados que se uniram para pagar até o fim do ano os valores dos direitos de imagem de todo o elenco. Na noite da última segunda-feira, Jefferson, Bolívar, Edílson e Junior Cesar tomaram conhecimento de que os depósitos começarão a ser feitos já no início do mês de setembro.
O restaurante que sediou o encontro é de propriedade do empresário Durcésio Mello, pré-candidato à presidência do Botafogo e um dos 12 torcedores responsáveis pela contribuição aos jogadores. Também estiveram presentes à reunião: o técnico Vagner Mancini e seus auxiliares Mauricinho e Régis, além do preparador físico Moraci Sant’Anna. O gerente técnico Wilson Gottardo e os vices Alberto Macedo (jurídico) e André Silva (administrativo) foram os representantes da diretoria.
Os integrantes do grupo que vai bancar os direitos de imagem ainda se reunirão para tratar das contrapartidas do aporte. Ainda não está definido se a restituição será na forma da divisão de parte das futuras vendas dos direitos econômicos de jogadores, nos moldes de empréstimos financeiros ou de outra forma. No entanto, está praticamente certo que não será estabelecido um prazo.

Mas a asfixia financeira continua. Se a questão dos direitos de imagem parece estar resolvida, o Botafogo ainda pode ter problemas para quitar os valores que constam nas carteiras de trabalho de jogadores e funcionários. Como continua com todas as suas receitas bloqueadas, o clube ainda conta com o recebimento de recursos por meio de ações na Justiça do Sindeclubes. Está previsto somente mais um pagamento dessa maneira até o fim do ano, mas existe a esperança de que  outras cotas possam ser liberadas.
Em 12 de agosto, a diretoria comunicou que seis jogadores não seriam contemplados com o pagamento de um mês da parte de seus salários que constam nas carteiras de trabalho por terem os valores mais altos. No entanto, a ajuda dos torcedores botafoguenses fez com que Lucas, Ferreyra, André Bahia, Bolívar, Marcelo Mattos, Ferreyra e Bolatti recebessem uma parte. Uma fatia da renda do clássico contra o Fluminense, disputado em Brasília, ajudou a compor o que ainda restava. Atualmente, apenas Marcelo Mattos ainda tem a receber uma fração de seu salário que consta em sua carteira de trabalho.
Neste momento, o empenho da diretoria é para quitar pelo menos uma parte do que é devido aos integrantes da comissão técnica. Fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos, por exemplo, estão sem receber há quatro meses. O Botafogo pretende pagar até a próxima semana.