Total de visualizações de página

Pacotão do Brasileirão tem Walter como líder de faltas e 'banheiras'

Além das infrações, atacante do Goiás termina a competição com o maior número de impedimentos. Holandês Seedorf foi quem mais errou passes

 

Por Rio de Janeiro
 

Walter comemoração Goiás contra Bahia (Foto: Carlos Costa / Agência Estado) 
Walter lidera faltas cometidas e impedimentos no
Brasileirão (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)
 
Walter aterrorizou as zagas adversárias durante todo o Brasileirão. Além do enorme poder de finalização, o camisa 9 do Goiás também ajudava bastante na armação da equipe. Não era difícil ver ele saindo da área para organizar as jogadas ofensivas do time com categoria e visão de jogo. A marcação era forte, e muitos podem imaginar que o atacante foi um dos mais caçados do campeonato. Mas não. Curiosamente, o artilheiro do Esmeraldino terminou a competição como o jogador que mais cometeu faltas, com 87 ao todo, seis a mais que o meia Éverton, do Atlético-PR, segundo da lista.

Outro ponto desfavorável para Walter são os impedimentos. O atacante do Goiás foi flagrado em posição irregular em 27 oportunidades. Ele também fechou esta estatística na liderança, mas com a companhia de William, da Ponte Preta. Ambos ficaram entre os cinco principais goleadores do Brasileirão (13 gols para Walter e 14 para William), e talvez se tivessem sido um pouco mais atentos ao posicionamento, poderiam ter incomodado mais o baixinho Éderson na briga pela ponta da artilharia.

Seedorf foi o cérebro do Botafogo na competição. Dos pés do craque holandês partiam quase sempre as principais jogadas alvinegras. Uma prova disso são as nove assistências para os companheiros marcarem. No entanto, sua participação intensa na criação também fez com o que o meia terminasse o campeonato no topo dos passes errados. O camisa 10 errou o fundamento 180 vezes no Brasileirão, superando D'Alessandro, do Internacional, e Egídio, do Cruzeiro, que aparecem logo na sequência com 161.

Pacotao_Brasileirao_2013_3 (Foto: arte esporte)

O Vitória fez uma excelente campanha e terminou na quinta colocação com 61 pontos, o mesmo número do Botafogo, que ficou com a vaga no G-4 por ter um triunfo a mais (17 a 16). E muito se deve às grandes atuações de Wilson. O goleiro rubro-negro foi quem mais fez defesas difíceis no Brasileirão, 81 ao todo, superando, por exemplo, o campeão Fábio, do Cruzeiro, com 62.

Willians comemora gol do Inter no Gre-Nal (Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter) 
Willians foi mais uma vez o maior ladrão de bolas do
campeonato (Foto:Alexandre Lopes/Divulgação Inter)
 
Nas roubadas de bola não teve para ninguém. O volante Willians, do Internacional, conseguiu 111 roubos na competição, 23 a mais que Ralf, do Corinthians, o segundo colocado do ranking. Outro número impressionante é o de Kleber, do Grêmio. O Gladiador foi disparado o jogador mais caçado do Brasileirão. Ele sofreu 161 faltas, 30 a mais que D'Alessandro, que vem na sequência.

A média de público subiu um pouco. Foram 14.969 pagantes em 2013 contra 13.004 no ano passado. O maior público ficou com empate por 0 a 0 entre Santos e Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília, na primeira rodada. 63.501 pagantes assistiram ao duelo na capital federal, que marcou a despedida de Neymar do Peixe. Já o número de cartões diminuiu. Neste ano, os árbitros mostraram 1.629 amarelos e 107 vermelhos, enquanto em 2012 foram 1.878 amarelos e 113 vermelhos.

Confira abaixo mais alguns números do Brasileirão 2013:
finalizações brasileirão 2013 (Foto: Reprodução )