Total de visualizações de página

Arnaldo Cezar Coelho critica 'troca de móveis' na Conaf e auxiliares extras

Comentarista diz que falta critério, mas divide culpa por falhas com jogadores e técnicos. Confira erros grosseiros no primeiro turno

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Aristeu Tavares, Marin e Edson Resende, CBF (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) 
Marin (centro) promoveu Aristeu Tavares (esquerda)
ao topo da Comissão Nacional de Arbitragem
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
 
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2012 chegou ao fim com equívocos claros da arbitragem em grande parte das 19 rodadas. Na 18ª, um gol com três impedimentos no mesmo lance foi a gota d’água para a troca de comando na Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol (Conaf). Saiu Sérgio Corrêa, entrou Aristeu Tavares com a missão de reduzir erros e renovar o quadro. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, chegou a falar em “erros dolosos” ao explicar a medida. Mas as falhas grosseiras e as polêmicas seguiram na rodada que encerrou o turno.

- Foi uma atitude rápida e completa. Tenho certeza de que estamos aprimorando a arbitragem. Errar é humano. Não imagino um juiz perfeito, mas precisamos distinguir erros naturais dos dolosos. Isso não pode existir. Assumo a responsabilidade - afirmou Marin após a mudança promovida na Conaf.

O ex-árbitro e comentarista da Rede Globo Arnaldo Cezar Coelho discorda. Acha que a mudança foi feita na hora errada e da forma errada.

- A direção da CBF mudou a comissão de arbitragem como se muda a casa, pega os móveis do quarto e bota na sala. As pessoas são as mesmas, só foram remanejadas. Foi inoportuna a substituição nesse período. Poderiam esperar um momento, não logo após o Corinthians ser prejudicado com aquele gol. Hoje, por exemplo, o Atlético-MG vai mostrar que houve falta (no lance do gol do Cruzeiro) e vão querer mudar o quê? De novo muda a comissão?

Apesar das críticas ao que qualifica como falta de critério dos árbitros, Arnaldo vê um problema maior do que meramente deficiência técnica. Para o comentarista, dirigentes, técnicos e jogadores também são culpados pelos recorrentes erros de arbitragem. Ele crê que os juízes estão inseguros para tomar decisões.

- Em relação aos árbitros o mais grave é a falta de critério. Mas o mais grave é a falta de colaboração. Ninguém quer colaborar para que haja um bom espetáculo, uma boa arbitragem. Todos são culpados, os jogadores, os técnicos e os árbitros. Sinto que os árbitros estão inseguros. O cara escuta o reserva, escuta o assistente, escuta o auxiliar atrás do gol, é muita insegurança. Se é para mudar, tem de ser um choque. É difícil apitar bem onde ninguém colabora - analisou.


Arnaldo destacou um fato em particular, o arremesso de objetos ao gramado no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, no último domingo. Um copo d'água chegou a atingir o árbitro da partida, Nielson Nogueira Dias, e um pedaço de bolo causou a expulsão de Bernard e Leandro Guerreiro.

- Você viu? Entraram com uma faixa pedindo que nada fosse jogado no campo. Viu o que jogaram? Então é difícil apitar bem onde ninguém colabora. No jogo lá de Belo Horizonte, só falaram da arbitragem. Ninguém falou da atitude do Bernard de querer ficar discutindo por causa de um bolo, mostrando copo para o juiz, aí foi brigar com o cara porque tinha um bolo no campo e os dois queriam pegar o bolo, ninguém quer colaborar. Ficar brigando pelo bolo? E dirigente de clube não fala nada, não vai acontecer nada.

Os auxiliares atrás dos gols, usados pela primeira vez no Campeonato Brasileiro deste ano, também não foram poupados por Arnaldo.

- Acho que estão atrapalhando mais do que ajudando, porque os lances mais difíceis eles não estão esclarecendo.

Alguns dos erros cometidos ao longo da primeira metade foram graves, como a anulação de um golaço de Barcos, do Palmeiras, contra o Botafogo, quando tinha defensores alvinegros bem à frente, ou a simulação de Ibson, que se atirou e convenceu o homem do apito a dar o pênalti que garantiu a vitória do Flamengo sobre o Bahia.

Outros, porém, de maior dificuldade para os responsáveis por conduzir a partida geraram polêmica e acabaram ganhando eco pelas circunstâncias da tabela, como o gol mal anulado de Fred, do Fluminense, contra o Atlético-MG, pela 13ª rodada. A partida terminou 0 a 0, e a vitória teria dado a liderança aos tricolores. O atacante estava na mesma linha do defensor mineiro, num lance mais complexo de ser assinalado com precisão.

A relação de vídeos abaixo relembra os erros mais grosseiros da arbitragem em cada rodada do primeiro turno. Aqueles que não dão margem para debate.

RODADA 1
Vasco 2 x 1 Grêmio


Miralles marcou, mas o árbitro Célio Amorim anulou o lance. O goleiro vascaíno Fernando Prass se chocou com seu companheiro Rodolfo e a bola sobrou para o argentino tocar para a rede. Só o juiz viu falta na jogada. Aos tricolores, restaram  as reclamações.                                             


                                                                                                                                                                
RODADA 2
Grêmio 1 x 0 Palmeiras


No último lance da partida em que o Grêmio bateu o Palmeiras, no Olímpico, Gilberto Silva derrubou Henrique dentro da área. Mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique não assinalou o pênalti.                                                                                                                                              
Flamengo 3 x 3 Internacional


No empate com o Internacional, Ibson reclamou muito com o árbitro André Luiz de Freitas Castro querendo a marcação de um pênalti aos 37 minutos do primeiro tempo. Após passe de Kleberson, o meia rubro-negro chutou para o gol. A bola tinha endereço certo, mas bateu no braço de Nei, que pulou para tentar bloquear o chute, e foi para fora. O juiz sinalizou escanteio.                                                  



RODADA 3
Santos 1 x 1 Fluminense

 
No empate entre Santos e Fluminense, Jaílson Freitas teve atuação desastrosa. No primeiro tempo, Adriano derrubou Carlinhos fora da área e o árbitro marcou o pênalti. Na etapa final, Lanzini lançou Jean, que chutou rasteiro. Após rebote de Aranha, Samuel Rosa cabeceou para o gol. Porém, foi marcado o impedimento inexistente.        


RODADA 4
Cruzeiro 1 x 0 Sport

 
Na vitória do Cruzeiro sobre o Sport por 1 a 0, o goleiro Magrão usou as mãos fora da área e não punido pelo árbitro Raphael Claus. Mateus fez um bom lançamento para Fabinho. Sem marcação, o atacante partiu em direção ao gol do Leão e tentou passar pelo camisa 1, que colocou a mão na bola e saiu jogando.       
                                   

Palmeiras 0 x 1 Atlético-MG

 
A vitória por 1 a 0 do Atlético-MG sobre o Palmeiras, que deixou o Galo na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, poderia ter sido maior. Curiosamente, as duas jogadas envolveram o estreante da noite: Ronaldinho Gaúcho. Aos 15 minutos do segundo tempo, o camisa 49 lançou o atacante Jô, que disputou a bola com o zagueiro Henrique e marcou. No entanto, o árbitro da partida, Márcio Chagas da Silva, enxergou falta inexistente do centroavante atleticano no defensor.

Catorze minutos mais tarde, Ronaldinho Gaúcho bateu falta, o goleiro Bruno não segurou e o zagueiro Rafael Marques mandou para o fundo da rede do Verdão. Novamente, o gol não valeu. Desta vez, por impedimento também equivocado.


RODADA 5
Bahia 2 x 1 Sport

O Bahia venceu o Sport por 2 a 1 em Pituaçu, mas o resultado poderia ter sido diferente se a arbitragem marcasse um impedimento claro no primeiro gol do time baiano. Após lançamento de Jones, o atacante Elias recebeu em posição irregular, invadiu a área e abriu o placar na sua estreia pelo Tricolor.




RODADA 6
Atlético-MG 5 x 1 Náutico

Na estreia de Ronaldinho Gaúcho em Minas, o Galo conquistou uma bela vitória contra o Timbu, por 5 a 1. No segundo gol do Atlético-MG, no entanto, um erro do árbitro Raphael Claus acabou beneficiando o Galo. Jô fez boa jogada pela esquerda, driblou o marcador, caiu fora da área e não sofreu falta alguma. Equivocadamente, foi marcado o pênalti, convertido por R49.            
  
RODADA 8
Botafogo 3 x 0 Bahia


No segundo tempo da partida entre Botafogo e Bahia, no Engenhão, aos 21 minutos, o atacante Cidinho marcou um gol, que seria o seu terceiro e o quarto do Botafogo. No entanto, foi marcada falta sobre o goleiro Marcelo Lomba e o gol foi anulado. Porém, Lomba se chocou com um defensor do Bahia, não com o atacante alvinegro.                                   


 
RODADA 9
Bahia 1 x 2 Flamengo


O Flamengo conseguiu sair com uma vitória por 2 a 1 sobre o Bahia em Pituaçu com a ajuda de um equívoco do árbitro Franciso Carlos do Nascimento. No segundo tempo, Ibson entrou na área adversária, passou por Fabinho e atirou-se ao chão. O pênalti foi marcado, e Renato converteu.                               

 
RODADA 11
Figueirense 0 x 2 São Paulo


Aos 34 minutos do segundo tempo, quando já vencia a partida por 1 a 0, o São Paulo reclamou de pênalti não marcado pelo árbitro Anderson Daronco sobre o atacante Willian José.



RODADA 13
Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras


O juiz Fabrício Neves Corrêa errou ao marcar pênalti a favor do Cruzeiro na partida que acabou 2 a 1 para o time da casa. Quando o jogo ainda estava empatado em 0 a 0, o árbitro apontou para a marca de cal depois que João Vitor, do Palmeiras, derrubou Montillo. A falta, porém, aconteceu fora da área, e o time mineiro aproveitou o vacilo da arbitragem para abrir o placar.                                          

 
RODADA 15
Botafogo 1 x 2 Palmeiras


O Palmeiras venceu o Botafogo no Engenhão e poderia ter saído do estádio com um gol a mais no placar. Aos 31 minutos do segundo tempo, Barcos fez um golaço, mas o assistente Antônio Guimarães Lugo errou de forma grosseira e marcou impedimento do atacante, que tinha defensores adversários bem à frente.


 RODADA 17
Cruzeiro 1 x 1 Fluminense


Paulo Henrique de Godoy teve atuação desastrosa ao não marcar dois pênaltis, um para cada equipe. No primeiro tempo, Wallace empurrou Éverton dentro da área. O jogo seguiu. Depois, na etapa final, Ceará desequilibrou Thiago Neves e, na sequência, derrubou Rafael Sobis também dentro da área. No entanto, o juiz mandou o jogo continuar.                 

 

RODADA 18
Santos 3 x 2 Corinthians

Um lance capital na derrota diante do Santos na última rodada do primeiro turno não será esquecido pelos corintianos tão cedo. No segundo gol do Peixe, três impedimentos seguidos foram ignorados pela arbitragem. O lateral-esquerdo Léo cruzou, Bruno Rodrigo, avançado, desviou e Durval, em posição irregular, finalizou. Quando a bola estava entrando, o atacante André, também adiantado, tocou com a cabeça para garantir que entraria.                                           
 
RODADA 19
Vasco 1 x 2 Fluminense


O clássico entre o segundo e o então terceiro colocados do Brasileirão foi repleto de polêmicas da arbitragem comandada por Marcelo de Lima Henrique. Duas delas, bem graves.  Na primeira Tenorio, impedido, muito à frente dos defensores tricolores, recebeu a bola e iniciou tabela. Ele deu um lençol em Diego Cavalieri e acertou o travessão na conclusão de cabeça.         
 

Na segunda, após cruzamento do vascaíno Dedé, Carlinhos esticou o braço para interceptar a trajetória da bola. O árbitro, no entanto, ignorou a penalidade máxima para o Vasco. Instantes depois, o Fluminense desempataria o jogo, com um gol de falta de Thiago Neves.
                   


Cruzeiro 2 x 2 Atlético-MG


Em jogo recheado de polêmicas, não faltaram expulsões, discussões e objetos atirados ao gramado. E no último lance, não deixou de faltar também um erro grosseiro da arbitragem. Aos 56 minutos do segundo tempo, Montillo entrou de carrinho no atleticano Guilherme e cometeu uma falta clara, que só o árbitro Nielson Nogueira Dias não viu. Na sequência, o mesmo Montillo cruzou para Matheus empatar o clássico mineiro.