Total de visualizações de página

Defesas de Flamengo e Botafogo lutam contra a desconfiança de suas torcidas
Defesas de Flamengo e Botafogo lutam contra a desconfiança de suas torcidas

Defesas de Bota e Fla encaram desconfiança e tentam mudar imagem em clássico

 

Bernardo Gentile e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro  

As defesas de Botafogo e Flamengo são constantemente alvos de muitas críticas. As duplas não inspiram confiança em seus torcedores, que respiram fundo em cada ataque do adversário. Os números provam que o Rubro-negro está em vantagem e atravessa uma melhor fase. O Alvinegro terá que mudar seu sistema defensivo com a lesão sofrida por Antônio Carlos.

Nos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro, o Flamengo sofreu apenas um gol, média de 0,25 do confronto. A boa fase de sua defesa, juntamente com a volta dos gols de Vagner Love, fez com que o a equipe vencesse três partidas e perdesse apenas uma. Um dos motivos para a melhora pode ser relacionada à entrada de Cáceres no meio de campo. Com muita pegada, o paraguaio deu nova cara à equipe, que sofria no setor desde a saída de Willians em junho.

Outro fator é a volta de Welinton, que deixou a realidade de vaias e perseguições no passado e se firmou entre os titulares do Flamengo novamente. "É tudo uma questão de confiança. O Dorival chegou e disse para eu ficar tranquilo. Procurei ignorar tudo que falavam e focar no trabalho. Sei do meu potencial e quero crescer ainda mais. Este jogo é um grande teste. Estou com a confiança em alta e espero ajudar", disse o zagueiro.

Já o Botafogo vive situação completamente diferente. No mesmo período, o Alvinegro sofreu seis gols, média de 1,5 por confronto. Para piorar, o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Antônio Carlos, que sofreu um estiramento na coxa direita e será substituído por Brinner. Além disso, o treinador perdeu seus dois cães de guarda no meio de campo, com as lesões de Marcelo Mattos e Lucas Zen. Contratado, Amaral ainda busca se adaptar à nova equipe.

“O time ainda não encaixou a marcação após a lesão do Marcelo Mattos. O Lucas Zen estava se adaptando, mas acabou se lesionando e o Jádson joga mais avançado, apesar de também poder fazer essa função. Agora chegou o Amaral, que vai nos ajudar. Todos julgam os zagueiros, mas o sistema defensivo é o time inteiro, não apenas o pessoal ali de trás”, afirmou o goleiro Jefferson.

Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, no Engenhão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, o Alvinegro ocupa a sétima colocação da competição. Já o Rubro-negro, com 25, está na nona posição.