Total de visualizações de página

Para evoluir como atacante, Elkeson se espelha em Fred e Vagner Love

Jogador do Botafogo procura aprender observando a dupla, que lidera artilharia do Campeonato Brasileiro ao lado de Luís Fabiano, com nove gols

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 

Elkeson tem apenas 23 anos e vem aprendendo a jogar em uma nova posição desde a saída de uma série de atacantes do elenco do Botafogo. Com cinco gols no Campeonato Brasileiro, ele está atrás de Andrezinho na artilharia do time, mas se desdobrando para evoluir e se tornar um matador de respeito, como Fred, do Fluminense, e Vagner Love, do Flamengo, jogadores nos quais se espelha.

No sistema de jogo do técnico Oswaldo de Oliveira, Elkeson vem atuando na maioria das vezes como único atacante. A pressão sobre seu desempenho é grande, principalmente por causa da saída de Loco Abreu, emprestado ao Figueirense. Ele disputou 16 jogos no Brasileiro e sua média ainda está bem abaixo de outros jogadores de ataque. Maranhense, não está disposto a desistir da função.

Elkeson botafogo coletiva (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
 
Elkeson disputou 16 jogos no Brasileiro e fez cinco gols  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
 
- Não é mole jogar ali. Com 1,80m de altura, pegar caras de 1,90m, trombando sempre não é fácil. Não é o meu perfil fazer isso. Ter o domínio naquela posição, de costas, é o mais complicado. Tenho observado os atacantes do Brasil. Gosto do Fred e me espelho bastante nele, assim como no Vagner Love, que segura bem a bola no ataque. Isso para mim é o mais importante em um atacante. Preciso ter essa calma para poder pegar a bola em algum momento no mano a mano e ficar numa situação mais fácil. Uma hora, meus companheiros também vão me deixar na cara do gol para eu definir - comentou Elkeson.

No ano passado, Elkeson passou todo o segundo turno sem fazer gols. Na época, ficou visivelmente abatido com a situação. No começo de 2012, voltou a balançar a rede no Carioca e hoje se mostra muito mais confiante no que pode fazer em campo, mesmo ainda sem convencer os torcedores como atacante principal do time.

A pressão vai existir sempre e a cobrança vem de casa, do meu pai (Antonio). Claro que os gols dão tranquilidade. Se eles não saem, o time não vence. Quem vive no futebol, precisa estar preparado para isso"
Elkeson
 
- A pressão vai existir sempre e a cobrança vem de casa, do meu pai (Antonio). Claro que os gols dão tranquilidade. Se eles não saem, o time não vence. Quem vive no futebol, precisa estar preparado para isso. Mas vou sempre estar feliz por ter a chance de jogar - afirmou Elkeson.

Em de seus primeiros jogos como principal atacante, Elkeson marcou um golaço na vitória sobre o Bahia por 3 a 0. Foi o seu primeiro na competição. No confronto seguinte, o time venceu o Corinthians por 3 a 1 e ele fez dois gols. De lá para cá, no entanto, 11 rodadas se passaram e o jogador balançou a rede apenas mais duas vezes.

- No começo, foi ótimo, mas depois vi que não era tão fácil assim. Tenho dificuldades, mas quando a bola chegar precisa estar pronto para definir. Na minha avaliação, ainda preciso melhorar, mas o pouco tempo para treinar ainda atrapalha e tenho que trabalhar certas funções em campo. Então, é .melhorar a cada jogo - comentou Elkeson.