Total de visualizações de página

Na busca pelo milésimo, Túlio será inscrito pelo Bota no Brasileiro

Atacante, de 43 anos, divulga projeto para tentar fazer seus últimos sete gols. Ele fará excursão com o time pelo país

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 

O Botafogo divulgou nesta segunda-feira detalhes do projeto "Túlio a 1000", sobre a caminhada do ídolo alvinegro até o milésimo gol. De acordo com as contas do jogador, faltam apenas sete para ele atingir esta marca. A reta final será com a Estrela Solitária no peito. O primeiro jogo será contra o Tupi, dia 15 de setembro, em Juiz de Fora-MG, reduto de torcedores do clube, onde acontecerá a terceira etapa do Feijão no Fogão 2012.

O jogador será inscrito no Campeonato Brasileiro, e existe a possibilidade - sem garantia - de ser escalado no time principal quando estiver com 999 gols. Por enquanto, será montado uma equipe sub-23 para os seus jogos.

- É um projeto de marketing, mas o futebol vai ajudar. Vamos montar um time sub-23 com profissionais, e cada jogo será uma história a contar. O Túlio será inscrito e fará parte do elenco. Quando chegar ao 999, vamos nos reunir para decidir o que é melhor a ser feito - disse o diretor de futebol Sidnei Loureiro.

tulio maravilha botafogo (Foto: André Durão/Globoesporte.com) 
 
Túlio é carregado e exibe camisa do Bota-DF, entregue por torcedor (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
 
Túlio disse que sua intenção é deixar os dirigentes à vontade sobre o projeto, mas voltou a dizer que sonha fazer o gol 1000 com passe do holandês Seedorf.

- Entendo a pressão da torcida, mas o projeto é outro. Quero deixar bem claro. Estou me preparando para jogar amistosos. O departamento de futebol está fazendo um trabalho bonito, e o Botafogo vai dar a volta por cima no segundo turno para buscar uma vaga na Libertadores. Quero que o milésimo seja no Engenhão, a casa do Botafogo. O passe pode ser do Andrezinho, do Seedorf... Isso não dá para escolher. Mas acho que vai ser do Seedorf (risos).

Túlio disse que não faz questão de um adversário específico, apesar dos gritos de "Flamengo" no momento em que ele respondia.

Para o torcedor, seria o Flamengo. Para mim, não posso escolher. O matador não pode perder oportunidade. Que seja o adversário que Deus mandar"
Túlio, sobre o adversário do milésimo gol
 
- Para o torcedor, seria o Flamengo. Para mim, não posso escolher. O matador não pode perder oportunidade. Que seja o adversário que Deus mandar.

Assim como qualquer contratação, Túlio fará exames e avaliação física. Os treinos serão feitos com o time de juniores, mas não será incomum ver o artilheiro na atividade dos profissionais.

- Nesta semana faremos os exames médicos que qualquer atleta faz. Ele vai fazer os treinamentos com os juniores, mas, como existe uma integração, vamos poder vê-lo muitas vezes junto com o profissional. Isto será decidido dia a dia - afirmou Sidnei Loureiro.

Sempre irreverente, Túlio garantiu que estará em uma boa condição física para defender o Alvinegro novamente.

- Não vou estar tanquinho como Seedorf, mas vou chegar perto - avisou.

Depois de Juiz de Fora, Túlio deve fazer uma verdadeira excursão pelo país, principalmente pelas regiões Nordeste e Norte. O vice-presidente de marketing Marcelo Guimarães informou que as datas serão divulgadas apenas quando os contratos estiverem assinados. Haverá patrocinadores específicos em cada jogo.

tulio maravilha botafogo (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com) 
 
Essa, sim: Túlio mostra a camisa com número 7 e seu nome (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)
 
- O primeiro jogo será contra o Tupi, que está no ano do seu centenário. Será uma grande festa, com casa cheia. Vamos levar o espírito alvinegro para lá. Depois vamos circular pelo país. Já temos pré-agendados: Brasília, João Pessoa, Maceió, Belém, Manaus e Rio Branco. A agenda é apertada, mas ainda há possibilidade de contratação de novos amistosos. O contato pode ser pelo e-mail tuliomaravilha@botafogo.com.br.

O evento contou com a participação de torcedores animados, que desde antes da chegada do artilheiro já cantavam "Túlio Maravilha, nós gostamos de você/ Túlio Maravilha, faz mais uma a gente ver". Após a entrevista, ele foi carregado nos braços. Foi em General Severiano que Túlio atingiu o ápice de sua carreira e alcançou sua idolatria com muita irreverência e gols. A principal conquista foi o Brasileiro de 1995.

- É a minha última apresentação oficial. Não poderia ser melhor. Sou Botafogo de coração, aprendi a gostar. Tive garra, paixão, empenho, construí uma história bonita. Voltar a General Severiano é um orgulho. Estou feliz demais. Aqui é minha casa. Quero fazer o milésimo e dizer que minha trajetória está completa. Tenho 43 anos e o mesmo amor de quando cheguei, em 1994.

O clube também lançou uma linha de produtos comemorativa para a corrida pelo milésimo, que tem, entre outras coisas, camisas, canecas e bonés.