Total de visualizações de página

Seedorf aproveita chance no Brasil para 'aprender mais'

Adepto de uma filosofia de vida baseada no trabalho, holandês do Botafogo garante que nunca vai parar de se dedicar

 


Camisa do Botafogo - Seedorf (Foto: Bruno de Lima)  
Seedorf vem fazendo boas atuações e decidindo alguns jogos
 (Foto: Bruno de Lima)
 
 
Gabriel Andrezo
Rio de Janeiro (RJ)
 
O Rio de Janeiro está longe de ser um lugar estranho a Clarence Seedorf. Mesmo com pouco tempo no Botafogo, o camisa 10 parece adaptado à Cidade Maravilhosa. Neste domingo, contra o Flamengo, às 16h, em jogo com transmissão tempo real pelo LANCENET!, o holandês quer provar que o trabalho e o empenho que fazem parte de seus ideais podem ajudá-lo a brilhar.

Aos 36 anos, em busca de novas experiências na carreira, Seedorf aceitou o desafio de jogar no Brasil, caminho pouco comum para europeus. E, desde sua chegada, ele vem se dedicando exclusivamente aos treinos e à manutenção da forma física, algo normal para quem quer dar sempre seu melhor em campo.

– É uma filosofia de vida, não só ligada ao futebol. Nunca vou parar de trabalhar, querer coisas que me satisfaçam. Vir para o Botafogo não foi casual, se fosse um time sem potencial, não viria. Ajudar o clube é gratificante – garante.

Sem se deixar levar pela vida agitada do Rio, o meio-campista tem dado exemplo de profissionalismo. Esbanjando boa forma física apesar da idade avançada e mostrando um bom futebol, tem ganhado aplausos da torcida a cada simples virada de bola.

Mesmo acostumado ao futebol europeu, pelo qual atuou profissionalmente nos últimos 19 anos, Seedorf procura não pensar nas diferenças entre os estilos, mas que o novo passo na carreira pode fazê-lo crescer ainda mais como jogador:

– É uma mentalidade diferente. Não vejo as dificuldades, mas a chance de aprender mais, ver o futebol de outro jeito. Estou gostando da experiência e me sinto feliz em todos os aspectos, dentro e fora de campo.

Felicidade que a torcida alvinegra também tem ao observar o empenho do ídolo, e que espera voltar a sentir no clássico de hoje, para que o trabalho duro de Seedorf possa ser recompensado em um grande jogo.


MEIA SE DIZ TRANQUILO PARA O CLÁSSICO

Acostumado a jogar grandes clássicos do futebol mundial, Seedorf encara com naturalidade o jogo diante do Flamengo. Mesmo sabendo da importância da partida, o meia afirma que o importante para o Botafogo é buscar sempre a vitória, seja qual for o adversário que está do outro lado:

– Penso que é uma busca por três pontos, mesmo contra o Flamengo. Claro que clássicos são importantes e faremos sempre o máximo para vencer, até pela rivalidade. Mas não é uma guerra, é uma partida de futebol.

Seedorf também afirmou que a motivação do elenco alvinegro é superior a qualquer clima de tensão que possa existir. No entanto, ele admite a curiosidade para experimentar o clima do clássico, o primeiro do camisa 10 pelo Botafogo diante do Flamengo.

– A tensão costuma vir de fora para dentro. Em jogos como esse, procuramos segurar isso um pouco, porque não precisamos de motivação, estão todos ligados. Mas estou curioso para ver como será o ambiente neste clássico – completou o holandês.

- Bate-Bola:

Seedorf
Meia, em entrevista coletiva

Como você está se sentindo para disputar o clássico?
Como falei há duas semanas, ainda preciso fazer trabalhos específicos que não pude fazer nos últimos tempos, mas sinto que estou evoluindo fisicamente.

Qual é sua expectativa por enfrentar o Flamengo no clássico?
É o primeiro para mim, então também estou curioso para saber como será. São dois times que estão com um bom ambiente, em um bom momento. Acredito que será um jogo equilibrado, mas esperamos fazer um grande jogo para podermos vencer.

Você acredita que o Flamengo pode ter alguma vantagem física?
Talvez, mas depois do jogo contra o Palmeiras, quarta-feira, ganhamos moral. Isso nos deu força para enfrentar o Flamengo. Vamos ver como o aspecto psicológico influenciará os dois lados. É um jogo que precisamos e queremos muito ganhar. Faremos tudo para conseguir isso.