Total de visualizações de página

Botafogo x Flamengo: clássico põe em jogo afirmação dos treinadores

Oswaldo e Dorival vivem situações inversamente proporcionais às de seus times no Campeonato Brasileiro em duelo deste domingo, no Engenhão

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O clássico entre Botafogo e Flamengo, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, reservará olhares especiais para os dois bancos de reservas. Oswaldo de Oliveira e Dorival Júnior, respectivamente, vivem situações inversamente proporcionais à classificação de seus times no Campeonato Brasileiro, e o confronto pode ser determinante para a sequência do trabalho de ambos na competição, seja para afirmar uma situação ou complicar de vez outra.

Oswaldo vive um momento turbulento, apesar de ter o apoio dos jogadores e a confiança dos dirigentes de que o trabalho está sendo bem-feito. O Botafogo já foi eliminado da Copa Sul-Americana, e a última chance de conseguir voltar a disputar a Taça Libertadores, o que não acontece desde 1996, é alcançar a classificação pelo Campeonato Brasileiro. Com 27 pontos, o time está na sétima colocação no momento.
- Sempre digo que não existe time campeão, vencedor, sem o apoio da torcida. Se não acontecer, ainda assim vamos tentar - afirmou o técnico do Botafogo.
Enquanto Oswaldo tem sido vaiado até nas vitórias, Dorival Júnior vive outra situação. O técnico do Flamengo, diante do Vasco, chegou a ter seu nome gritado depois da escalação dos jogadores, culminando com a vitória por 1 a 0 no clássico.

Os jogadores são só elogios para o novo comandante. Dorival tem trabalhado intensamente e parece ter incorporado trecho da letra do hino do Flamengo que diz "vencer, vencer, vencer..."

- Não podemos pensar em nada que não seja jogar bem e vencer– disse o treinador do Flamengo.
Dorival fará seu sétimo jogo no comando do Flamengo, depois de ser contratado para substituir Joel Santana, com três vitórias, duas derrotas e um empate. Oswaldo está no cargo desde o começo da temporada e acumula 46 jogos, com 21 vitórias, 11 derrotas e 14 empates. Em campo, os números ficam fora. Vencer o clássico significa mais tempo de paz ou a expectativa pelo fim de uma agonia.

A Rede Globo transmite a partida para RJ, MG (menos Ituiutaba, Uberlândia e Varginha), ES, SC, DF, GO, PE (menos Caruaru), BA, CE, PB, SE, MA, RN, AL, PI e Região Norte. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Botafogo: cheio de desfalques, o técnico Oswaldo de Oliveira estuda a melhor maneira de armar seu time para o clássico. As últimas baixas da lista foram o zagueiro Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, e o atacante Rafael Marques, com uma forte torção no tornozelo esquerdo. Com isso, a formação deve ser a seguinte: Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Elkeson.

Flamengo: na sexta-feira, Dorival Júnior recebeu a notícia de que Renato, com lesão no menisco do joelho direito, teria que ser submetido a uma cirurgia. Sem o volante, o técnico testou Bottinelli na vaga, e depois Ibson. Esse é o único ponto de interrogação do time, mas Ibson, que no sábado foi testado entre os titulares, leva vantagem. A equipe deve ser esta: Felipe, Léo Moura, Welinton, González e Ramon; Cáceres, Luiz Antonio e Ibson (Bottinelli); Negueba, Vagner Love e Thomás.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, seguem na lista de desfalques. Márcio Azevedo, agora com dores no joelho direito, Antônio Carlos, com lesão na coxa direita, Rafael Marques, com torção no tornozelo esquerdo, engrossam a relação de baixas, que já contava com Vítor Júnior, em fase final de recuperação de uma contratura na coxa direita, e Fellype Gabriel, com um problema na panturrilha da perna direita.

Flamengo: Dorival não pode contar com os volantes Airton e Amaral, em recuperação de problemas musculares, e Maldonado, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo. Renato, com uma lesão no joelho direito, foi vetado na sexta-feira.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
 
 
Botafogo: Andrezinho, Elkeson, Fábio Ferreira, Lennon, Lucas e Vítor Júnior.
Flamengo: Adryan, Ibson, Liedson, Negueba, Ramon, Renato Abreu e Wellington Silva.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)Péricles Bassols Cortez (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Marco Santos Pessanha (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Péricles Bassols arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 186 faltas (média de 37,2 por jogo), aplicou 27 amarelos (média de 5,4 por jogo), três vermelhos (média de 0,6 por jogo) e três pênaltis (média de 0,6 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,2 faltas e 0,25 pênalti.

header fique de olho 2
Botafogo:
Andrezinho vem sendo o goleador do Botafogo na competição. Com sete gols, está na briga pela artilharia e tem sido determinante para o time se manter próximo dos quatro primeiros colocados.

Flamengo: Vagner Love é artilheiro do Brasileirão com nove gols e tem sido decisivo. Na última rodada, o atacante marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Vasco. Outro que merece destaque é Cáceres. Nas três partidas com o volante em campo, a equipe não sofreu gols.

header o que eles disseram

Seedorf, meia do Botafogo: "Essa tensão vem sempre de fora. Os treinadores procuram manter a serenidade do time, pois não é preciso falar de motivação. Muitas vezes é o contrário. Fora, fala-se muito do jogo e dentro a gente fala menos. É o equilíbrio para não entrar pressionado em campo. É preciso estar solto para fazer um bom jogo. Tenho curiosidade em ver como será esse ambiente".

Dorival Júnior, técnico do Flamengo: "Temos que finalizar bem o primeiro turno. A distância para os que estão na frente é muito grande. Do outro lado, existem grandes jogadores, boas opções, não acredito que o Botafogo não venha fortalecido."
header números e curiosidades
* Os últimos três jogos entre Botafogo e Flamengo terminaram empatados: 0 a 0 e 1 a 1, pelo Brasileiro de 2011, e 0 a 0, no Carioca 2012.

* O Botafogo nunca venceu o Flamengo no Engenhão. As duas equipes já se enfrentaram em oito oportunidades neste estádio, com duas vitórias do Flamengo e seis empates.

* Jairzinho é o único jogador na história dos confrontos entre Botafogo e Flamengo em Campeonatos Brasileiros a marcar três gols em uma mesma partida. O feito histórico do atacante aconteceu na goleada botafoguense por 6 a 0, em 1972.

* A média de gols entre Botafogo e Flamengo em Campeonatos Brasileiros é de 2,17 gols por partida. Foram marcados 98 gols em 45 jogos. Sete vezes este clássico carioca terminou sem gols em Brasileiros.

header último confronto v2

Botafogo e Flamengo se enfrentaram pela última vez no que foi o primeiro clássico carioca deste ano. No dia 5 de fevereiro, as equipes não saíram do 0 a 0 no Engenhão. A partida teve três bolas no travessão (duas para o Bota e uma para o Fla) e lances polêmicos - um pênalti reclamado pelos alvinegros e uma expulsão pedida pelos rubro-negros. O duelo teve 8.863 pagantes. Com o resultado, ambos deixaram, na ocasião, a zona de classificação do Grupo A da Taça Guanabara. O Rubro-Negro foi comandando pelo interino Jaime de Almeida, após a demissão de Luxemburgo e antes da chegada de Joel Santana.