Total de visualizações de página

Bota estabelece meta para o returno: melhorar rendimento como mandante

Com 46,7% de aproveitamento nos jogos sob seu mando, time fecha o turno com desempenho superior apenas ao dos cinco últimos colocados

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Elkeson botafogo coletiva (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Elkeson destaca força do elenco do Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
A principal resolução de segundo turno do Botafogo no Campeonato Brasileiro para buscar uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem é com relação ao seu desempenho como mandante. Em 10 jogos, o time conseguiu apenas quatro vitórias e somou 46,7% dos pontos disputados. O desempenho só é melhor do que o dos cinco últimos colocados da competição.

Para se ter uma ideia da situação, o Botafogo conquistou 14 pontos como mandante no primeiro turno. A mesma pontuação que conseguiu como visitante, totalizando 28. Com esse desempenho, terminou apenas na sétima colocação, com sete pontos a menos do que o Vasco, quarto colocado, que fecha a zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. Em 2011, o time teve aproveitamento de 66,6% com o mando de campo no Brasileiro.

O próximo jogo em casa é contra o Coritiba, domingo, no Engenhão, pela segunda rodada do Brasileiro. Antes, o Botafogo coloca em jogo o seu bom retrospecto como visitante contra o São Paulo, quinta-feira, no Morumbi.

- Perdemos jogos que não poderíamos perder no primeiro turno e acabamos ficando nessa colocação. Precisamos rever o que fizemos de errado para não falharmos novamente no segundo turno. Temos que vencer no Engenhão e continuar somando pontos fora de casa para o time chegar entre os quatro primeiros. Nosso elenco forte e precisa pensar alto - disse Elkeson.

 
Piores mandantes no Brasileiro 2012 Desempenho no primeiro turno
 
Botafogo                    46,7%                    
Bahia 30%
Palmeiras 40%
Atlético-GO 40,7%
Sport 33,3%
Figueirense 30%

Nos últimos quatro jogos como mandante no primeiro turno, o Botafogo melhorou seu rendimento. O time conseguiu duas vitórias, um empate e perdeu apenas para o Palmeiras (2 a 1). Esse desempenho rendeu sete pontos e um aproveitamento de 58.3%. No segundo turno, serão nove jogos com o mando de campo, sendo um deles o clássico com o Vasco na 31ª rodada.

- Precisamos de uma boa largada no segundo turno. É ir para cima e não perder mais em casa, pois foram muitos pontos bobos perdidos no primeiro turno. Estamos bem focados no que a gente quer e mostramos isso nos últimos jogos no Engenhão - afirmou Brinner.

Para o jogo com o São Paulo, o técnico Oswaldo de Oliveira não contará com o zagueiro Antônio Carlos, os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, os meias Vítor Júnior e Fellype Gabriel e o atacante Rafael Marques, todos machucados. O lateral-direito Lucas, suspenso, também não jogará.