Total de visualizações de página

Galo canta mais alto em seu 'terreiro', e Flu é o visitante indigesto do 1º turno

Atlético-MG tem a melhor média de pontos jogando como mandante neste Brasileiro. Tricolor vai bem mesmo fora de casa. Botafogo é o rei das viradas

 

Por Cassius Leitão Rio de Janeiro
 

Kieza - Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Kieza: cinco de seis gols nos Aflitos, onde o Timbu
vem bem (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2012 ficou para trás e algumas tendências já podem ser observadas. A importância de uma boa média de pontos em casa fica ainda mais evidente na tabela. Dos dez primeiros colocados, somente o Cruzeiro e o Botafogo têm 50% de aproveitamento ou menos. Com péssimo desempenho em suas viagens, o Náutico se mantém longe da zona de rebaixamento devido à sua força nos Aflitos, local em que obteve seis de seus sete triunfos até aqui.

O líder Atlético-MG baseia sua campanha na excelente performance na posição de mandante. Em nove partidas em casa, onde segue invicto, o Galo venceu oito e empatou somente uma vez, contra o Bahia, na distante 3ª rodada. Os atleticanos conquistaram 92,5% dos pontos disputados em seus domínios, marca bem superior a todos os concorrentes. Além disso, entre os visitantes, o time de Cuca também tem feito um bonito papel. São cinco vitórias nos nove confrontos que fez longe de seu torcedor. Vale lembrar que o confronto com o Flamengo, pela 14ª rodada, foi postergado para 26 de setembro, em Volta Redonda. O fato faz com que ambos tenham um jogo a menos do que as demais equipes da competição.

O visitante mais indigesto deste Brasileirão tem sido o Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras saiu de campo com três pontos em seis das dez oportunidades em que atuou fora. Essas vitórias, somadas aos empates diante de Cruzeiro, Santos e Botafogo - que era o mandante do clássico no Engenhão -, dão ao clube carioca o aproveitamento de 70% longe de casa. A única derrota foi para o Grêmio, no Olímpico, na 12ª rodada.

Jô ronaldinho gaucho atlético-mg gol botafogo (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado) 
 
Bernard, Jô e Ronaldinho Gaúcho têm feito o Galo imbatível em casa (Foto: Pedro Vilela / Agência Estado)
 
Quem realiza campanha decepcionante em casa é o Bahia. Apesar de contar com a tradicional força de sua torcida, conseguiu somente uma vitória em Salvador (diante do Sport). Foram seis empates e três derrotas nas outras nove partidas em que mandou. Uma das visitas mais "educadas" da Série A tem sido o Atlético-GO. O Dragão não obteve um triunfo sequer nos dez confrontos que disputou longe do Serra Dourada. Em aproveitamento, o Palmeiras é ainda pior fora de casa: apenas 14,8% de pontos conquistados em viagens.


Confira as listas de aproveitamento dos clubes da Série A dentro e fora de casa:


Info mandante e visitante (Foto: infoesporte)

A irregularidade vem sendo uma marca na trajetória do Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Outro dado constante é o número de viradas: seis no total. São quatro a favor do time comandado por Oswaldo de Oliveira e duas a favor dos mineiros Cruzeiro e Atlético-MG, que derrotaram o Glorioso após saírem atrás.

Parece que os clubes que vestem preto e branco estão fadados a dar mais emoção a seus torcedores. Além do Botafogo, os três clubes que mais venceram de virada também são alvinegros: Corinthians, Atlético-MG e Santos obtiveram três vitória cada depois de estarem atrás no marcador.

Por outro lado, Figueirense e Ponte Preta, com as mesmas cores dos clubes citados acima, são dois dos quatro da competição que ainda não triunfaram de virada. Bahia e Náutico também ainda não venceram assim.

info viradas 2 (Foto: arte es[porte)