Total de visualizações de página




Blog elogia o Botafogo e critica a torcida: 'Juro que não a entendo'
Juro que não entendo o torcedor botafoguense. Existe um ditado antigo que diz: "Tem coisas que só acontecem ao Botafogo!" Frase repetida por torcedores sempre que algo dá errado em General Severiano, mania antiga e chata de se tratar como a hiena pessimista Hardy. "Oh dia, oh céus, oh azar!"

Em 2004 tive o privilégio de fazer ao lado do repórter Helvídio Mattos um documentário sobre o centenário do Glorioso. Foi uma imersão numa história fantástica cheia de heróis e títulos. Lembro bem do dia em que estivemos na sede de General Severiano e o então presidente Bebeto de Freitas nos apresentou com orgulho toda a nova estrutura de treinamentos para o time profissional, coisa que os outros clubes da cidade não tinham.
 
Palacete de General Severiano


Bebeto nos levou a sala de troféus... Quantas histórias... Andou conosco pelos corredores do palacete e concedeu entrevista numa daquelas salas com arquitetura de museu.

As fotos nas paredes mostravam um time que não pode reclamar da sorte, pelo contrário. Ali estavam pendurados, expostos, retratos de Nilton Santos, Garrincha, Vavá, Didi, Zagalo, Quarentinha, Gérson, Jairzinho, Manga, Heleno de Freitas, Amarildo, Caju, Marinho e Tulio Maravilha...

Desde então, o Botafogo vem se estruturando e trabalhando para voltar aos tempos de conquistas.

Perder um campeonato ou uma partida não significa que a sorte não mora ao lado. É do jogo, faz parte do esporte, degrau após degrau. Por causa de péssimas gestões, desmandos e atitudes equivocadas nos anos 70, 80 e parte de 90, o Botafogo desceu de patamar e ao invés de sempre brigar por títulos, passou a ser um coadjuvante. Forte, respeitado, com torcida e camisa, mas coadjuvante. Tanto é que ficou numa fila de 21 anos que acabou em 89 com o estadual conquistado com o gol de Mauricio. De lá pra cá outros lampejos como a Conmebol de 93, o brasileiro de 95, e alguns estaduais ou taças de turno.

Botafogo e o botafoguense precisam seguir trabalhando e apoiando sua equipe em qualquer situação. Hoje o clube possui um ótimo estádio (com péssimo gramado), localizado muito próximo de uma estação de trem ­ a de Engenho de Dentro ­ o que facilita a chegada ao campo de futebol.
 
Tem coisas que só aconteceram com o Botafogo
O time tem uma sede social com centro de treinamento estruturado, coisa que boa parte dos clubes do Brasil não tem, fruto de trabalhos recentes, bem feitos. É preciso reconhecer.

O time do Botafogo não pode ser tratado como comum, longe disso. Renato, Andrezinho, Elkeson, Lucas, Antonio Carlos e Jefferson são bons jogadores e moleque Cidinho é jogador para trabalhar. Além do mais, hoje os alvinegros tem um camisa 10 que ainda tem vaga em boa parte dos times do mundo, Seedorf. O cara é uma estrela mundial e veste a 10 do FOGÃO! E foi ele quem liderou, no final do jogo da eliminação para o Palmeiras, os companheiros para agradecer aos torcedores que aplaudiam na arquibancada. Torcedores não né, seguidores, testemunhas. Um clube com estes jogadores, estádio e história não pode ­ de maneira alguma ­ ter apenas 2434 apaixonados pagantes apoiando o clube num jogo que valia vaga numa competição internacional.


 
O camisa 10
O camisa 10

Eu aprendi ouvindo ex-jogadores do quilate de Nilton Santos que é preciso respeitar o Botafogo acima de tudo e o que a torcida faz, ou melhor, não faz pelo clube deixando as arquibancadas vazias é uma vergonha. Pior de tudo é ouvir as explicações para tão baixo público. Horário, localização, transito, dia da semana e até a empolgante fase final da novela das nove foi usada como desculpa esfarrapada pela falta de público.

Tem coisas que só a torcida do botafogo faz ao Botafogo e não adianta reclamar.

Fonte: Blog do Denis Gavazzi - ESPN Brasil