Gols anulados, impedimentos e pênaltis: as polêmicas da rodada#14
Jogo entre Grêmio e Bahia é o que dá mais trabalho para o trio de arbitragem. Fluminense, Internacional e São Paulo reclamam de lances
A partida entre Grêmio e Bahia,
no Olímpico, no último domingo, foi a que mais deu trabalho ao trio de
arbitragem, em meio às polêmicas da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na vitória por 3 a 1 dos tricolores gaúchos, houve um gol ilegal de
Kleber, pênalti que levantou dúvidas, e um gol mal anulado de Fahel por
impedimento inexistente.
Na sequência, Fluminense, São Paulo e Internacional
também reclamaram de lances com razão. Fred, do Tricolor Carioca,
estava em posição legal ao receber belo passe de Deco, que deixou o
companheiro de cara para o gol. Ademílson, do Tricolor Paulista, poderia
ter balançado as redes duas vezes diante do Sport.
O Colorado, por sua vez, contou com um gol contra que, anulado, poderia
ter sido validado se a interpretação do assistente fosse outra.
Confira a seguir as polêmicas:
O lance capital na Arena Barueri poderia ter aumentado o placar da
vitória do Colorado sobre o Verdão. Aos 41 minutos do primeiro tempo,
Fórlan levantou a bola em direção à área, e o zagueiro Leandro Amaro
desviou para a própria rede. O assistente assinalou impedimento de Índio
e anulou o gol, que foi contra. Para Gaciba, o jogador do Inter estava
em posição irregular, mas há dúvidas se ele participou da jogada, ou
não.
- No momento do lançamento, Índio, do Internacional, está em posição de
impedimento e deverá ser punido se participar ativamente da jogada.
Agora vem a interpretação do lance com os olhos da arbitragem - disse o
comentarista.
Veja a análise completa dos lances no Blog do Gaciba
Coritiba 0 x 2 Fluminense - Fred não estava impedido
Coritiba 0 x 2 Fluminense - Fred não estava impedido
Aos 29 minutos do primeiro tempo, o atacante Wellington Nem balançou a
rede do Coxa, mas teve o gol anulado pelo assistente Fabrício Vilarinho
da Silva. Na opinião de Gaciba, a bola realmente bateu no braço do
jogador no momento do domínio.
- A posição era legal, mas parece realmente que o jogador domina a bola
com o braço, usa ele para amortecer. Para mim acertou o Fabrício. É no
limite do braço - disse.
Já no segundo tempo, aos 5 minutos, um impedimento de Fred foi
assinalado após belo passe pelo alto de Deco. Neste lance, porém, Gaciba
viu o jogador tricolor em posição legal.
- Fred em posição legal. O defensor no meio da área dava condição a ele - afirmou o comentarista.
Aos 18 minutos do segundo tempo, o zagueiro Bonfim, do Coxa, caiu
dentro da área tricolor agarrado a Leandro Euzébio. O time parananse
pediu pênalti, mas Gaciba não viu falta no lance.
- Tem que dar bola ao chão, pelo fato de os jogadores estarem se
agarrando. Há uma mão do jogador do Fluminense e o empurrão do jogador
do Coritiba. É muito difícil perceber esse combate dentro da área e ver
quem fez o primeiro arranhão.
Perto do fim do jogo, aos 46 minutos do segundo tempo, Marcos Júnior
deixou Thiago Neves de cara para o gol do Coxa, mas o meia, que acertou o
alvo, estava impedido, segundo o assistente. Um lance aparentemente
acertado pela arbitragem, na visão de Gaciba.
- Está na frente da linha da bola. Minha sensação é o acerto do assistente até que a máquina prove o contrário - disse Gaciba.
O gol de Fahel, aos 20 minutos do segundo tempo, foi mal anulado,
segundo o comentarista. Para o árbitro Cláudio Francisco Lima e Silva, o
volante não estava impedido.
- Gol legal. A linha da pequena área é uma boa referência para perceber
que no momento do chute o jogador Fahel encontra-se em posição legal -
disse o comentarista.
Aos 31 minutos da mesma etapa, o Bahia reclamou do pênalti marcado para
o Grêmio, sobre Kleber. O árbitro marcou penalidade máxima, e Elano
converteu. Gaciba, porém, encontrou um impedimento de Kléber no lance.
- A falta existiu e foi dentro da área. O agarrão começa fora e
continua dentro da área e deve ser punido no momento em que o defensor
consegue seu intuito de derrubar o adversário. Mas Kleber realmente está
em posição de impedimento no momento do lançamento e o fato de sofrer a
penalidade é a constatação de sua participação efetiva na jogada.
O principal lance no Olímpico, contudo, ocorreu aos 42 minutos do
segundo tempo. Souza cobrou escanteio pelo lado esquedo do campo e
Kleber desviou para o gol. Os jogadores do Tricolor Baiano reclamaram
que o atacante estava impedido. Para Gaciba, ele estava. O árbitro não
percebeu o toque do Gladiador.
- Kleber está em posição de impedimento e, obviamente, quando a bola bate em suas costas participa ativamente da jogada.
São Paulo 1 x 0 Sport - Gol mal anulado de Ademílson
São Paulo 1 x 0 Sport - Gol mal anulado de Ademílson
Aos 28 minutos do segundo tempo, Ademílson tentou duas vezes, de cara
para o gol de Magrão, até balançar a rede na segunda tentativa. O
assistente Marcio Eustaquio Sousa Santiago, porém, marcou um impedimendo
do atacante no início da jogada. Para o comentarista Maurício Noriega, o
jogador estava em posição legal.
- Marcou impedimento que não havia. Há uma perna aberta do jogador do Sport no momento do lançamento - disse o analista.
Logo depois, aos 33 minutos da segunda etapa, o mesmo Ademílson marcou o
gol da vitória do Tricolor Paulista. O time pernambucano reclamou de um
impedimento de Cícero. Para Noriega, contudo, não houve irregularidade
na jogada.
- A posição do Cícero era legal no momento do lançamento, não tem do
que reclamar. Por duas vezes seguida o Sport errou essa linha de
impedimento.