Total de visualizações de página

Pronto para ser o titular do Brasil, Jefferson não perdoa postura do Bota

Goleiro faz balanço de 2012 e afirma que time foi passivo quando esteve em dificuldade. Chegada de Felipão na seleção brasileira não o desanima

 

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro
 

A temporada 2012 foi especial para o goleiro Jefferson. Um dos homens de confiança do técnico Mano Menezes, ele se consolidou entre os postulantes ao vestir a camisa 1 da seleção brasileira. Agora, ele já se sente preparado para essa responsabilidade. Antes, havia confessado que não acreditava estar maduro o suficiente.

Em 2013, Mano não estará mais à frente da equipe. O comandante será Felipão. Mas Jefferson se sente seguro.

- Fui bem sincero quando me perguntaram, após três ou quatro convocações, se eu estava pronto para assumir a condição de titular. Disse que se a Copa fosse naquele momento, eu não estaria preparado. Mas hoje é totalmente diferente, me sinto mais maduro, experiente e seguro.

Jefferson no treino do Botafogo (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com) 
 
Jefferson espera manutenção da base para 2013 (Foto: Cleber Akamine / Globoesporte.com)
 
 
A manutenção de Jefferson na seleção brasileira passa pelo seu sucesso no gol do Botafogo. Para a próxima temporada ser mais gloriosa para o time, o capitão foi duro ao pedir uma mudança de postura.
- Temos sido passivos em certos momentos. Ficamos não sei quantos jogos sem vencer, apenas perdendo e empatando, e parecia que estava tudo normal - desabafou.


Confira a entrevista completa:

GLOBOESPORTE.COM: qual sua avaliação do ano do Botafogo? O que tem de ser mantido e servir de lição para não ser repetido em 2013?

Ficamos não sei quantos jogos sem vencer, apenas perdendo e empatando, e parecia que estava tudo normal"
Jefferson
 
Não acho que é o time que tem que melhorar, acho que é a postura. Nós do Botafogo, e não só neste ano, temos sido passivos em certos momentos. Ficamos não sei quantos jogos sem vencer, apenas perdendo e empatando, e parecia que estava tudo normal. É difícil eu ficar alterado, mas no jogo contra o São Paulo perdemos por 4 a 1, tomamos um baile e o pessoal saiu dizendo "Tranquilo, vamos de cabeça em pé." Eu disse: "Tranquilo nada. Estamos sem espírito, sem alma." Um time que quer chegar e ser campeão não pode ser passivo. Então, acho que, mantendo a base, chegando alguns reforços e com uma mudança de postura, podemos conquistar títulos em 2013.


Qual o ponto alto do Botafogo na temporada e o pior momento?
Acho que o melhor momento para nós foi a conquista da Taça Rio, e o pior foi a eliminação precoce na Copa do Brasil, dentro de casa, para o Vitória.

Falando sobre o seu desempenho, acredita que este ano serviu para se firmar de vez na seleção brasileira? Já se sente pronto para ser titular, defender o país na Copa?


Sem dúvida, foi o ano da afirmação. A Seleção é um projeto de longo prazo. Agora em 2013 teremos a Copa das Confederações, depois a Copa do Mundo em 2014. Agora que vai estreitar. Fui bem sincero quando me perguntaram, após três ou quatro convocações, se eu estava pronto para assumir a condição de titular. Disse que se a Copa fosse naquele momento, eu não estaria preparado. Mas hoje é totalmente diferente, me sinto mais maduro, experiente. Sempre fui sincero, e creio que estou no caminho certo.

Jefferson, Seleção, Brasil (Foto: Mowa Press)Jefferson durante treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Ano que vem já tem Copa das Confederações... Pode ser a prova final?


É legal, uma competição aqui no Brasil, uma oportunidade de mostrar serviço, de voltar a jogar no Maracanã... Isso só nos motiva. As pessoas dizem que é pressão, mas isso tem em qualquer lugar. Quero passar um fim de ano abençoado e pedir que 2013 seja de muitas alegrias.

O que achou da contratação do Felipão para ser o treinador? Acredita que muda muita coisa para você?

Muitas pessoas perguntaram se eu fiquei triste. Acho que o grupo ficou surpreso com
a saída do Mano. Criou-se um vínculo, mas a coisa é profissional e desejamos boa sorte
a ele. O Felipão chegou e já conhece bem a Seleção, é um cara vencedor e só quer
ajudar todo mundo. Ele conhece o caminho do título, então tenho certeza de que vai
ajudar bastante.

Quais os planos para as férias?
Vou viajar para um resort e depois irei para minha cidade descansar. Procuro ficar em casa para aproveitar o máximo possível com a família.