Total de visualizações de página

Flamengo e Botafogo dão adeus a 2012 com jovens atacantes em ação

Adryan e Nixon, no lado rubro-negro, e Sassá, pelo Glorioso, serão titulares no jogo deste sábado, no Engenhão, pela última rodada do Brasileirão

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Montagem, Nixon e Sassá (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
 Nixon e Sassá, jovens em ação neste sábado
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
 
Flamengo e Botafogo encerram suas participações no Campeonato Brasileiro às 19h30m deste sábado, no Engenhão. Sem risco de rebaixamento ou chance de conseguir vagas na Taça Libertadores, os times vão a campo com formações um tanto diferentes das que habitualmente usaram nas mais recentes rodadas. Jovens valores serão mandados a campo, tanto por Dorival Júnior, no lado rubro-negro, como por Oswaldo de Oliveira, entre os alvinegros.

No Fla, Dorival resolveu, no último jogo do ano, mudar o esquema tático. Ele vai voltar a usar três atacantes, como inclusive chegou a fazer durante parte do campeonato. Desta vez, porém, os companheiros de Vagner Love serão os garotos Nixon e Adryan. Com 49 pontos, o Rubro-Negro está em 11º lugar e joga apenas pela honra nesta última rodada.

O Botafogo ainda sonha com a conquista da quinta colocação, que seria a sua melhor no Campeonato Brasileiro desde a conquista de 1995. Para isso, precisa vencer o Flamengo e torcer por uma derrota do Corinthians e um tropeço do Vasco. Se conseguir terminar à frente ao menos do Cruz-Maltino, o Glorioso tem ainda a chance de assegurar uma vaga direta na fase de oitavas de final da Copa do Brasil de 2013 (entenda aqui).

Em campo, o time terá sete reservas, liderados por Seedorf, que tem o dobro da idade do atacante Sassá, titular neste sábado por conta da impossibilidade jurídica de Bruno Mendes atuar e da negociação de Elkeson para o Guanghzou Evergrande.

O Premiere transmite a partida para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.

header as escalações 2
Flamengo: Dorival Júnior decidiu fazer testes na última partida da temporada. O técnico vai escalar três garotos no clássico. Mattheus, Adryan e Nixon serão titulares. O volante paraguaio Victor Cáceres, que hoje é reserva, também vai ganhar uma chance. Depois de cumprir suspensão contra o Vasco, Amaral retorna. Ibson, Renato e Cleber Santana sequer foram relacionados. A formação: Paulo Victor, Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González e Ramon; Amaral, Cáceres e Mattheus; Nixon, Love e Adryan.

Botafogo: com uma série de desfalques, o técnico Oswaldo de Oliveira trata o confronto com o Flamengo como a chance de alguns jogadores demonstrarem que podem fazer parte do grupo no ano que vem. A defesa, por exemplo, será toda formada por reservas. O time entrará em campo com Renan, Lennon, Brinner, Fábio Ferreira e Lima; Gabriel, Jadson, Seedorf, Lodeiro e Fellype Gabriel; Sassá.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Flamengo: além de Ibson, Renato e Cleber Santana, que não foram relacionados, o goleiro Felipe e o volante Muralha estão fora do jogo. Ambos se recuperam de lesões.

Botafogo: além dos volantes Marcelo Mattos (púbis) e Lucas Zen (joelho esquerdo), que se recuperam de cirurgia, o técnico Oswaldo de Oliveira não terá o goleiro Jefferson, os zagueiros Antônio Carlos e Dória e o meia Andrezinho, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-direito Lucas, expulso contra o Atlético-MG, e o atacante Bruno Mendes, impedido de jogar por um imbróglio judicial.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Felipe Gomes da Silva (RJ) apita a partida, auxiliado por Luis Antonio Muniz (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ). Felipe Gomes arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 37 faltas, aplicou seis amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo do Glorioso na Série A deste ano: Fluminense 1 x 0 Botafogo (28ª rodada).


header fique de olho 2
Flamengo:
Adryan terá uma nova chance como titular do Flamengo. O garoto, de 18 anos, alternou altos e baixos na temporada e tem três gols marcados.

Botafogo: o atacante Sassá será titular pela primeira vez no time principal. E logo no clássico com o Flamengo. Coincidentemente, ele marcou três gols recentemente sobre o rival, nos jogos finais da Taça Octávio Pinto Guimarães, mas acabou perdendo o título nas cobranças de pênaltis.

header o que eles disseram

Dorival Júnior, técnico do Flamengo: "Para mim foi uma decepção (o baixo aproveitamento do time). Não tenham dúvidas que incomoda sobremaneira todos nós. Muita coisa deve ser feita dentro do clube, todos observaram o que foi realizado, trabalhamos, as carências que tivemos, as deficiências, isso tem que ser arrumado para que o ano que vem seja melhor".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Temos 38 jogos pelo Brasileiro e isso já é motivação suficiente. Os jogadores precisam ter ânimo para jogar um campeonato assim. A rivalidade estadual existe, o confronto de torcidas e são fatores que ajudam. É o fechamento da temporada e queremos muito vencer a partida".

header números e curiosidades
* Computando apenas jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo não vence o Flamengo há 12 anos (ou 19 jogos - oito derrotas e 11 empates). A última vitória botafoguense em Brasileiros aconteceu em 2000, por 3 a 1, gols de Donizete, Dênis e Sandro. Petkovic descontou.
* Flamengo x Botafogo é um clássico de 99 anos de história. A primeira partida aconteceu dia 13 de maio de 1913, e terminou com vitória do Botafogo por 1 a 0, gol de Mimi, em partida válida pelo Campeonato Carioca.

* Duas grandes goleadas estão marcadas na história deste clássico em Campeonatos Brasileiros, uma para cada lado. Em 1972, dia do aniversário do Flamengo (15/11), o Botafogo goleou por 6 a 0, gols de Jairzinho (três, um de letra), Fischer (dois) e Ferretti. O Flamengo, em 1985, ganhou por 6 a 1, gols de Adalberto (dois), Hêider, Adílio, Chiquinho e Gilmar (Elói fez para o Alvinegro). Curiosamente, Zagallo foi o técnico do Flamengo nas duas oportunidades.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

header último confronto v2

A última vez que Flamengo e Botafogo se enfrentaram foi em 26 de agosto deste ano, em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. O jogo foi muito escamado e o resultado foi que o placar não foi alterado: 0 a 0.

O lance de mais emoção se deu no finzinho da partida, quando Liedson carimbou o travessão alvinegro após uma cabeçada.