Marcelo Barreto não entende como grandes clubes do Brasil ainda não possuem estrutura; Renato Maurício Prado lembra campeões sem CT
No futebol brasileiro, os centros de treinamento são motivo de orgulho para os clubes que possuem e sonho para os que ainda não tem. A participação de Marcelo Barreto no "Redação SporTV" desta sexta-feira levantou a questão para a importância dos CTs no país. Em Londres, o correspondente do Canal Campeão na Europa acompanhou a visita de Mano Menezes ao CT do Arsenal, onde a Seleção Brasileira ficará nas Olimpíadas de Londres. No programa, Barreto disse não entender como todos os grandes clubes ainda não possuem tal estrutura.
- Não é nada de outro mundo. É um terreno grande, com campos de futebol bem tratados, uma academia e uma instalaçãozinha para os atletas. Não precisa contratar engenheiro da Nasa para projetar CT. Todos os grandes clubes brasileiros deveriam ter excelentes centros de treinamento. Espaço não falta e dinheiro não deveria faltar - disse Barreto.
Convidado do programa, Renato Maurício Prado concordou com a importância dos CTs, mas lembrou de campeões brasileiros recentes sem estrutura, como Flamengo, em 2009, e Fluminense no ano seguinte.
- O Flamengo foi campeão treinando na Gávea e em um container. É legal e importante ter um CT, mas isso tudo veio dentro de um bojo, de uma europeização no pior sentido da palavra. Aí começamos a jogar como futebol inglês, tome de bola parada na área! Aí você tem um CT para e treina o quê? Bola parada! Só isso não adianta! Vamos parar com essa bobagem de CT! Vamos botar técnico de verdade para trabalhar!