Parceria garantirá ao clube conhecimento das operações na Amsterdã Arena e aproximará europeus, interessados na Copa 2014, do trabalho feito aqui.
Novas medidas objetivam levar mais público ao
Engenhão (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
Engenhão (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
Enquanto os estádios da Copa do Mundo 2014 não ficam prontos, o Botafogo se adiantou e fechou um acordo técnico de troca de informações com os holandeses responsáveis pela Amsterdã Arena, para o Engenhão. Eles vieram ao Brasil há cerca de um mês para observar o andamento de obras dos novos palcos e também entraram em contato com o clube carioca.
A ideia da parceria é simples e ainda não envolve divulgação de patrocinadores ou mesmo uma espécie de cogestão administrativa. Segundo o diretor executivo, Sérgio Landau, eventualmente um profissional alvinegro irá à Holanda por algumas semanas para acompanhar as operações e trazer as inovações, como já foi feito pelo próprio dirigente em visita recente, para assistir Ajax x Manchester United. O contrário também vai acontecer.
- Filmei e ouvi muita coisa legal, que pode ou não ser aplicada aqui. Mas o objetivo do Botafogo é estar perto dos melhores, ser um dos primeiros a usar métodos importantes, que sirvam para que o estádio ganhe mais público, mude a cultura de acesso. Vamos realizar uma troca de documentos que baseia essa cooperação técnica nos próximos dias. Mas não há nada além disso - contou Landau, que não pretende contratar ninguém para fazer essa ponte, já que o clube conta com o gerente geral do Engenhão, Elcimar Ribeiro, para a função.
O departamento de marketing do Glorioso tem investido em ações para atrair os torcedores mais cedo e com mais fidelidade ao estádio, invariavelmente vazio, especialmente na época de Campeonato Carioca. Além disso, medidas de segurança, operação e modernização também estão na mira.
Outros holandeses já fizeram vistoria no Engenhão, pelo campo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
O Botafogo já trabalha com outro grupo de holandeses, mas para a manutenção do gramado, para o qual uma empresa vem trabalhando na entrega de máquinas de luz artificial, que serão instaladas até o fim deste mês. A respeito das condições do campo, elogiado em 2012, a diretoria se precaveu quanto ao longo dia de shows neste sábado, para os quais o Engenhão estará reservado. A equipe terá de jogar em São Januário, domingo, em virtude do festival.
- O contrato prevê que a empresa tenha gente para cuidar e reparar qualquer problema. E tem uma cobertura que já foi colocada para evitar o desgaste - disse Landau.