Total de visualizações de página

Quissamã recorre ao STJD e pode impedir o início do Carioca 2013

Clube foi excluído da Primeira Divisão do Estadual por não ter cumprido todas as cláusulas do regulamento. Goytacaz herdou a vaga e já se mexe

 

Por Carolina Burgos e Chandy Teixeira Rio de Janeiro, RJ


A polêmica envolvendo Goytacaz e Quissamã pode alterar até mesmo o início do Campeonato Carioca do ano que vem. Após ser derrotado no Tribunal de Justiça Deportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) e ver a vaga inédita para a elite do futebol do Rio de Janeiro se esvair na batida do martelo, o Quissamã informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar recuperar o espaço na Série A do Campeonato Carioca. Para isso, o clube vai pedir ainda o adiamento do início da competição até que o recurso seja julgado na instância máxima da Justiça Esportiva.

Segundo o advogado do Quissamã, Mauro Chedid, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o recurso será apresentado ao STJD na próxima terça-feira (11).

- Vamos retirar o processo do TJD na segunda-feira (10) e no dia seguinte recorrer ao STJD. Vamos pedir também uma liminar com efeito suspensivo para que o campeonato não se inicie enquanto não for julgado o mérito. Ficamos surpresos porque uma mera formalidade de um regulamento arrancou um time que se classificou no campo e, jogando bola, foi campeão - disse.

Quissamã (Foto: Divulgação/Site Quissamã) 
 
Quissamã venceu a série B do Carioca 2012 (Foto: Divulgação/Site Quissamã)
 
A ação foi movida pelo Goytacaz e pedia a exclusão do Quissamã com a alegação de que o clube rival não havia cumprido todas as exigências do regulamento do Estadual. Por 7 votos a 2, o Tribunal entendeu que o clube do Norte Fluminense perdeu o prazo para indicar que estádio usaria na competição em 2013 (seria até 10 de novembro).

De acordo com o advogado, o Quissamã teria manifestado através de e-mail institucional o desejo de realizar jogos no estádio municipal do clube.

O campo do Quissamã é aprovado pela Ferj e o time joga há cinco anos no gramado"
Mauro Chedid (Advogado Quissamã)
 
- Quando o Quissamã deu entrada no pedido de vistoria de estádio para fins de utilização no campeonato 2013 da série A, o clube achou que, implicitamente, a formalidade estava cumprida desde que houve a vistoria no dia 28 do mesmo mês - contou.

Sobre a alegação de que o estádio não teria condições de receber jogos, Chedid argumentou que segundo a relação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), vários estádios, incluindo o Engenhão, também não estão em condições corretas, de acordo com laudos técnicos de 2013.

- No caso do Quissamã foram exigidas coisas pequenas, como descarga de banheiro. Isso acontece em todos os estádios. O campo do Quissamã é aprovado pela Ferj e o time joga há cinco anos no gramado, por ter sido aprovado pela federação, incluindo o ano de 2012 - alegou o advogado dizendo ainda que, caso esse fosse o motivo, a penalidade para irregularidades deveria ser jogar em outro estádio.

Um dia após herdar vaga, Goytacaz se mexe para montar elenco

Goytacaz 2 (Foto: Priscilla Alves/Globoesporte.com) 
Torcida do Goytacaz comemorou a decisão do TJD
(Foto: Priscilla Alves/Globoesporte.com)
 
 
Beneficiado com a exclusão do Quissamã, o Goytacaz, que herdou a vaga na elite do Estadual, já se mexe para reforçar o elenco para a temporada do próximo ano. A diretoria está no Rio de Janeiro se reunindo com atletas que interessam ao clube. No entanto, a cúpula trabalha em segredo e nenhum nome foi divulgado.

Através da assessoria de imprensa, o clube se manifestou dizendo que já esperava o recurso do Quissamã ao STJD e que confia na manutenção da sentença dada pelo TJD-RJ. O Goyta informa ainda que não se trata de uma ação em detrimento específico ao Quissamã. Trata-se apenas de defender os direitos do clube, que cumpriu todas as exigências legais e que, também no campo, fez boa campanha, alcançando a terceira colocação na Série B do Carioca de 2012.