Total de visualizações de página

Vítima de 'desencontro', Dorival diz que Neymar é como um filho

Para o técnico, fator decisivo na sua demissão foi a falha de comunicação. A diretoria achava que a punição a Neymar já tinha acabado. Ele não...

Por Adilson Barros
Santos, SP

Dorival Júnior em casa, na cidade de Santos
(Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)

Depois de ser criticado pela diretoria do Santos, o técnico Dorival Júnior deu a sua versão para a sua saída da Vila Belmiro, em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira no apartamento onde mora em Santos. O presidente do Peixe, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e o diretor de futebol, Pedro Luis Nunes Conceição, haviam dito que o treinador quebrou a hierarquia do clube ao não respeitar um acordo sobre a punição a Neymar. No entanto, Dorival disse que o afastamento do jogador seria por tempo indeterminado e nada havia sido combinado para que ele atuasse contra o Corinthians, nesta noite. Para o técnico, houve uma falha de comunicação, e ele garante não guardar nenhuma mágoa do atacante.

- O que houve foi uma falha de comunicação, um desencontro. Quando a diretoria puniu o Neymar com a multa, esqueceu que ainda tinha o aspecto técnico. Eu precisava tomar uma atitude, e ele era reincidente. Tenho um carinho muito grande pelo Neymar. Ele é como um filho para mim, mas errou e precisava ser punido.

Era necessária a intervenção (afastar Neymar) para não perder o controle do grupo"Dorival JúniorA confusão no Peixe estourou na partida contra o Atlético-GO, quarta-feira passada, quando Dorival ordenou que Marcel batesse um pênalti em vez de Neymar, que havia desperdiçado três cobranças no Campeonato Brasileiro. Revoltado, a jovem estrela santista discutiu e xingou o comandante ainda dentro de campo, sobrando para os companheiros Edu Dracena, capitão do time, e Marquinhos. A confusão teria continuado no vestiário. Depois de ouvir críticas de todos os lados, o atacante pediu desculpas públicas ao treinador, jogadores e torcedores.

Pela rebeldia, a diretoria aplicou uma multa de 30% do salário do atleta (R$ 50 mil), mas Dorival não ficou satisfeito e resolveu afastar o atacante da partida contra o Guarani, no último domingo. O presidente entendeu, e Neymar acatou, tendo inclusive viajado para Campinas para dar apoio aos companheiros no jogo. Na última terça-feira, porém, Dorival Júnior anunciou que o atacante também ficaria fora do clássico com o Corinthians, o que desagradou à cúpula santista, gerando o desligamento do treinador.

- Na reunião que eu tive com o presidente, na segunda-feira, ninguém foi direto ao assunto. O Luis Alvaro achou que a punição estava encerrada, e eu achei que ainda precisava de mais. Era necessária essa intervenção para eu não perder o controle do grupo.

O DESEMPENHO DE DORIVAL JÚNIOR NO COMANDO DO SANTOS

61 JOGOS

37 VITÓRIAS

8 EMPATES

16 DERROTAS

2 TÍTULOS

O desempenho de Dorival é um dos melhores da história do Santos. Ele levou o clube aos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil em 2010. Desde 1968 o time não era campeão de dois torneios importante no mesmo ano. Em 61 jogos, foram 37 vitórias, oito empates e 16 derrotas. Mas os números positivos não foram suficientes para sustentá-lo na Vila após toda a polêmica. No dia da sua despedida, ele garante que vai embora sem nenhum ressentimento.

- Fiz muitos amigos aqui e só vou levar coisas boas comigo.

Após saída do Santos, Dorival Junior mostrou estar tranquilo (Foto: Adilson Barros / Globoesporte.com)

Dorival ainda fez questão de desconstruir qualquer boato sobre já ter uma possível transferência para o São Paulo engatilhada. Seu nome é bem visto no Morumbi e seria uma boa opção no mercado para o lugar do ainda interino Sérgio Baresi. Mas ele nega e garante que sequer foi procurado. Seu único contato no Tricolor Paulista é justamente com Baresi. Ele considera o são-paulino um amigo com quem conversa semanalmente.

- Isso é uma coisa leviana. Não falei com ninguém, não recebi proposta e não teria como conversar, já que tinha contrato com o Santos. Eu não seria cachorro de fazer isso. Terei tempo para pensar no futuro, mas não existe nada - afirma ele, ressaltando também que não receberá multa rescisória (no valor de R$ 2 milhões). - Foi de comum acordo, e por isso eu não iria cobrar.

Por fim, ao ser questionado mais uma vez se ele considerava que teria perdido uma queda de braço com Neymar, o técnico enfatizou a sua boa relação com o jogador. Ele acredita que o motivo da sua queda não teve interferência do atacante.

- O Neymar não teria essa maldade...