Total de visualizações de página

‘De folga’, gramado do Engenhão é recuperado para clássico de sábado

Botafogo e Flamengo se enfrentam às 18h30m. Engenheiro responsável pelo reparos diz que agora não há mais motivos para reclamações

Por Helena Rebello
Rio de Janeiro
Alvo de severas críticas por parte de jogadores e treinadores, o gramado do Engenhão ganhou folga nesta semana. O objetivo é recuperar o principal palco do futebol carioca - desde o fechamento do Maracanã - para o clássico entre Botafogo e Flamengo, neste sábado, às 18h30m.

De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto, que trabalha na Greenleaf, empresa responsável pelos gramados do Engenhão e do Maracanã, os reparos feitos durante esta semana permitirão que o campo suporte bem os jogos de Botafogo, Flamengo e Fluminense até o fim do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, o gramado já “está com outra cara”.

- Fizemos uma operação cirúrgica, e até o final do ano só deve ser feita a manutenção normal. Descompactamos o campo, porque os jogadores reclamavam que estava duro, e estamos replantando as áreas falhadas. Também não teve nenhum jogo de domingo até sábado, e até o final do campeonato haverá menos jogos. Agora já deu uma boa recuperada, o campo está com outra cara. Não tem motivo para reclamar como estavam fazendo - garantiu o profissional.

Paulo Antônio disse ainda que a tendência é o gramado se recuperar mais rapidamente na primavera, pois o inverno castiga o campo do Engenhão pela falta de sol.

- Agora a grama também se recupera mais rapidamente. No inverno o sol não bate com intensidade no Engenhão e a grama demora para se recuperar. Os dias curtos interferem no crescimento, cresce quase 50% menos do que agora. Na primavera, adubando, ela (a grama) vai embora - comentou.

O último jogo no estádio foi o empate entre Botafogo e Atlético-PR (1 a 1). Na rodada do meio de semana, Botafogo e Flamengo jogaram fora e o Fluminense mandou seu jogo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.