Total de visualizações de página

Com invencibilidade enganosa no Engenhão, Botafogo se afasta do G-3

Ainda sem perder em seu estádio, Alvinegro coleciona empates e vacilos que valeram pontos preciosos no Brasileirão

Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



O Botafogo é o único dos 20 times que disputam o Campeonato Brasileiro a ainda não ter sofrido uma derrota em casa. Mas sua classificação na tabela e, principalmente, a distância de oito pontos para o líder Fluminense poderiam ser melhores se essa estatística não fosse tão enganosa. Isso porque o Alvinegro, quinto colocado na competição, empatou oito das 13 partidas que disputou no Engenhão. E muitos desses pontos perdidos, segundo consenso do grupo de General Severiano, nasceram de erros infantis.

O empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, no último domingo, foi um exemplo. Por causa de um passe errado de Elizeu aos 46 minutos do segundo tempo, Guerrón marcou o gol dos visitantes. Nos 2 a 2 com Corinthians e Grêmio, o Botafogo também sofreu o empate no últimos lances. Assim, o aproveitamento em casa é de apenas 58,9%.

Contra Santos e Fluminense, o Botafogo saiu na frente, mas cedeu o empate. Diante de Guarani, Vasco e Fluminese, precisou correr atrás para garantir um ponto. No duelo direito contra o Cruzeiro, o Alvinegro abriu o placar, permitiu a virada e no fim marcou um gol que o manteve invicto no Engenhão.

- Realmente há falta de atenção. É difícil para a gente conseguir empatar fora de casa, pois o adversário se fecha todo. No entanto, na nossa casa temos dado oportunidades aos outros times, e isso precisa mudar. Vamos falar sobre essa questão mais vezes, e o que passamos no último domingo servirá de lição - disse o lateral-direito Alessandro.

Confira alguns vacilos do Botafogo no Engenhão:

Botafogo 3 x 3 Santos - 1ª rodada


O Botafogo saiu na frente do placar, mas permitiu a virada do Santos. No entanto, reagiu e empatou no fim da primeira etapa. O time visitante marcou o terceiro aos 35 da segunda etapa, e o Alvinegro carioca garantiu seu primeiro ponto na competição com um gol de Herrera aos 43 minutos.

Botafogo 2 x 2 Corinthians - 6ª rodada


O Corinthians marcou o primeiro gol aos 30 minutos do primeiro tempo, mas o Botafogo alcançou a virada com gols aos dois e 27 minutos. No último lance do jogo, aos 47 minutos, Paulo André cabeceou após cobrança de escanteio e igualou o placar.

Botafogo 2 x 2 Grêmio - 19ª rodada


Com uma excelente atuação, o Botafogo abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo e poderia ter construído um placar ainda mais folgado. Mas relaxou na segunda etapa e permitiu o empate do Grêmio com um gol aos 40 minutos.