Total de visualizações de página

Botafogo e Atlético-PR: duelo pelo direito de sonhar com a Libertadores

Com esperanças de chegar ao G-3, equipes se enfrentam neste domingo, no Engenhão, em partida com caráter decisivo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Montagem Lucio Flavio Paulo Baier 
Lucio Flavio e Paulo Baier duelam no Engenhão
(Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)

Faltam 14 partidas para o fim do Campeonato Brasileiro, mas o espírito é de decisão. Separados por apenas dois pontos, Botafogo e Atlético-PR se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. numa disputa direta pelo direito de continuar sonhando com uma vaga na Libertadores.

Na quarta posição, com 39 pontos, o Botafogo está há três jogos sem vencer e, por isso, se afastou do G-3 - está a cinco pontos do Cruzeiro. Já o Atlético-PR vem embalado pelas três vitórias consecutivas e agora ocupa o sexto lugar, com 37 pontos.

A partida terá a arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), auxiliado por Márcia Lopes Caetano (Fifa/RO) e Helberth Costa Andrade (MG). A Rede Globo (somente para o Paraná) e o PFC (para todo o Brasil) transmitem o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do duelo em Tempo Real, a partir das 16h. 
header o que esta em jogo
Botafogo: sem vencer há três partidas, o Botafogo enfrenta um adversário direto na luta pela permanência na linha de frente da tabela. Uma derrota para o Atlético-PR afasta a equipe do G-3 e pode significar uma queda considerável na classificação do Brasileiro, reduzindo muito a chance de classificação para a Libertadores.

Atlético-PR: embalado por três vitórias, nas últimas três rodadas, o Furacão chega ao confronto contra o Botafogo em claro ascensão. Na sexta colocação, com 37 pontos, a equipe paranaense entrou de vez na briga por uma vaga na Libertadores e tem no jogo contra o Alvinegro um confronto direto pelo G-3. Em caso de vitória no Engenhão, o Atlético-PR passará o time carioca na classificação.

header as escalações 2Botafogo: com seis desfalques, Joel Santana será obrigado a improvisar Fahel para compor o trio de zaga. Recuperados de lesões, Marcelo Cordeiro retorna à lateral-esquerda e Jobson volta ao ataque após quase um mês. O Botafogo deve entrar em campo com Jefferson, Fahel, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Somália, Túlio Souza, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Edno.

Atlético-PR: em time que está ganhando não se mexe? Não para o técnico Paulo César Carpegiani. Elder Granja vem agradando o treinador e pode ganhar a vaga de Wagner Diniz. Paulo Baier, que vem sendo poupado em alguns jogos, ainda é dúvida. O jogador viajou para o Rio de Janeiro, mas deve ficar no banco. Com isso, são grandes as chances de Guerrón começar a partida como titular. O  Atlético-PR deve entrar em campo com Neto; Wagner Diniz (Élder Granja), Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Chico, Vítor, Guerrón (Paulo Baier) e Branquinho; Maikon Leite e Bruno Mineiro.


quem esta fora
Botafogo: o departamento médico do Botafogo tem Maicosuel e Marcelo Mattos, que sofreram lesões no joelho esquerdo. O primeiro retona aos gramados apenas em 2011 e o segundo deve voltar em três semanas. Danny Morais, Herrera e Loco Abreu cumprem suspensão automática, e Antônio Carlos não pode ser escalado por pertencer ao Atlético-PR.

Atlético-PR: o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que passa por longa recuperação de um edema ósseo, e o atacante Federico Nieto, que está treinando apenas fisicamente, seguem fora da equipe. Expulso contra o Internacional, o meia paraguaio Ivan González também não joga.


header pendurados
Botafogo: Antônio Carlos, Alessandro, Fahel, Lucio Flavio, Edno, Maicosuel, Caio, Jobson e Herrera.

Atlético-PR: Chico, Deivid, Márcio Azevedo, Ivan González, Guerrón, Maikon Leite e Bruno Mineiro.

header fique de olho 2
Botafogo: após quase um mês se recuperando de um estiramento na coxa esquerda, Jobson volta ao Botafogo para recuperar a velocidade perdida com a lesão de Maicosuel. O atacante, que vinha sendo o destaque do time até se machucar, será perigo constante para a defesa do Atlético-PR.

Atlético-PR: convocado nesta semana por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, o goleiro Neto é a esperança do Furacão de conter o ataque do Botafogo, o terceiro melhor do Brasileirão.

header o que eles disseram
Joel Santana (técnico do Botafogo) - "Nosso filme tem sido tão bom, não pode ter um final ruim, que nos traga prejuízos. O Botafogo carrega a bandeira de campeão e não pode sair do G-4 agora. Temos tudo pra ficar no bolo. Se é G-3 ou G-4, não quero saber. Meu sentimento é que vamos jogar bem neste domingo."

Paulo César Carpegiani (técnico do Atlético-PR) - "Quando jogamos fora, queremos que os outros se preocupem com o nosso time também. Estou satisfeito com o rendimento e agora vamos enfrentar um adversário direto. Tem muita coisa para rolar, mas é um confronto diante de uma equipe que está acima de nós. Vai ser um jogo muito difícil. O Botafogo é um time de boa qualidade"

header números e curiosidades
* O Atlético-PR leva boa vantagem nos confrontos pelo Campeonato Brasileiro. Em 27 partidas, foram 14 vitórias do Furacão, quatro empates e nove vitórias do Botafogo.
* O Atlético-PR não perde para o Botafogo no Rio de Janeiro pelo Brasileiro há cinco anos, ou três jogos. A última derrota foi em 2005, por 2 a 0.

* O Botafogo é o único time que ainda não perdeu em casa neste Brasileirão. Em 12 partidas no Engenhão, foram cinco vitórias e sete empates, com 61,1% de aproveitamento.


header último confronto v2 



Botafogo e Atlético-PR se enfrentaram pela última vez no dia 2 de junho, na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Em partida realizada na Arena da Baixada, o time da casa venceu por 3 a 2, de virada. O Alvinegro abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, com Herrera e Lucio Flavio. Paulo Baier diminuiu no fim da primeira etapa e empatou no início da segunda. Com Fahel expulso aos sete minutos, o Atlético reagiu e virou o placar com um gol de Alex Mineiro, aos 14 minutos. O Botafogo ainda perdeu Túlio Souza, machucado, e Wellington expulso.