Vice-líder, Timão foi derrotado pelo Inter e tenta retornar ao primeiro lugar. Já os cariocas lutam para seguirem vivos após quatro jogos sem vencer
Adilson x Joel nesta quarta-feira (Foto: Montagem
sobre fotos da Agência Estado e Agência O Globo)
Quase entrando em sua reta final, o Campeonato Brasileiro ganha a cada rodada ares de decisão. Nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, em São Paulo, será assim. Com resultados ruins no último final de semana, Corinthians e Botafogo fazem um confronto direto na briga pelo título e por uma vaga na Taça Libertadores de 2011.
É a corrida para não permitir que o líder Fluminense abra vantagem na classificação. O Tricolor carioca recuperou o primeiro lugar da tabela no último domingo, chegando aos 48 pontos. O Corinthians aparece logo abaixo, com um ponto e um jogo a menos. Já o Botafogo precisa reagir depois que caiu para quinto, com 40, sendo superado por Internacional e Cruzeiro.
Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) apita a partida. Ele será auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de matos (Fifa-BA) e Erich Bandeira (Fifa-PE). A Rede Globo transmite para os estados do RJ, SC, PR (exceto Cascavel), ES, GO, DF, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e as cidades de Porto Alegre, Sorocaba-SP, Bauru-SP, Itapetininga-SP e São José do Rio Preto-SP.O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a partir das 22h.
CORINTHIANS: Sempre alternando a primeira ou a segunda colocação na tabela desde o início do Brasileirão, o Timão espera recuperar a liderança. Se ela não vier, tentará ao menos não deixar que o Fluminense se distancie. Isso porque o Timão ainda tem um jogo a realizar, contra o Vasco, dia 13 de outubro, em São Januário.
BOTAFOGO: A equipe praticamente joga sua possibilidade de seguir, ou não, sonhando com o título nacional. Uma derrota aumentaria para dez pontos a distância em relação ao Corinthians e possivelmente 12 para o líder Fluminense. Até mesmo as chances de classificação para a Libertadores ficariam reduzidas. Assim, a vitória no Pacaembu, nesta quarta-feira, é questão de sobrevivência.
CORINTHIANS: Adilson Batista não revela a escalação do Corinthians, mas terá de fazer uma troca. O zagueiro Paulo André foi expulso na derrota para o Internacional e cumpre suspensão. O mais provável substituto é Thiago Heleno. A outra possibilidade é Leandro Castán. No meio de campo, o volante Ralf vem treinando depois de se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo, mas não está garantido. Caso ele atue, Paulinho voltará para o banco. O Timão pode jogar com: Julio Cesar, Alessandro, Thiago Heleno, William e Roberto Carlos; Ralf (Paulinho), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley.
BOTAFOGO: Com Antônio Carlos e Danny Morais novamente em condição de jogo, Joel Santana não tem muitas dúvidas em relação ao sistema defensivo. Na frente, o treinador volta a contar com Herrera e Loco Abreu, que cumpriram suspensão na última rodada, mas a dupla campeã estadual pode iniciar a partida separada pelo banco. Existe a chance de o time entrar em campo com um atacante de ofício: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera (Túlio Souza) e Loco Abreu.
CORINTHIANS: O Timão segue com problemas em praticamente todos os setores. Na defesa, o zagueiro Chicão já treina após uma lesão no joelho direito, mas permanece fora da equipe. O mesmo acontece com o atacante Dentinho, que teve um problema na coxa esquerda. A grande incógnita permanece sendo Ronaldo. Com um edema na panturrilha esquerda, o Fenômeno não tem previsão para voltar aos gramados.
BOTAFOGO: Os atacantes Jobson e Edno cumprem suspensão automática. O último, aliás, também não teria condição de jogo por pertencer ao Corinthians. Entregues ao departamento médico por causa de lesões no joelho, Maicosuel retorna apenas em 2011, e Marcelo Mattos pode voltar daqui a duas ou três semanas.
CORINTHIANS: William, Danilo, Paulo André, Leandro Castán, Elias, Boquita, Dentinho e Bruno César.
BOTAFOGO: Antônio Carlos, Alessandro, Marcelo Cordeiro, Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio, Maicosuel, Caio e Herrera.
CORINTHIANS: Enquanto Ronaldo não volta, Iarley vem sendo decisivo no ataque. O baixinho marcou seis gols nas últimas oito partidas e teve papel determinante para que o Timão continuasse em alta no Brasileiro.
BOTAFOGO: Com cinco gols marcados nas últimas cinco rodadas (e nenhum deles de cabeça), Loco Abreu merece atenção especial da defesa do Corinthians. Seja nas bolas aéreas ou ajudando a deslocar a marcação, o uruguaio promete ser perigoso.
CORINTHIANS: Adilson Batista (técnico): "Vamos enfrentar um adversário muito bem montado, mas estamos buscando o título e precisamos vencer. Precisamos ultrapassar o Fluminense de novo".
BOTAFOGO: Joel Santana (técnico): “A decepção da última rodada passou, e agora teremos uma partida dificílima. Jogar no Pacaembu sempre foi complicado, mas nosso time tem um bom potencial. Com a formação básica que vem dando resultado, vamos procurar fazer um jogo de igual para igual.”
- Corinthians e Botafogo marca o confronto de duas das equipes que menos perderam neste Campeonato Brasileiro. Ao lado de Cruzeiro e Fluminense, as duas equipes sofreram apenas cinco derrotas em todo o campeonato.
- O primeiro confronto entre Corinthians e Botafogo em Campeonatos Brasileiros aconteceu dia 09/10/71 no Maracanã. Nesse dia, 26.971 torcedores assistiram à vitória do Botafogo por 1 a 0, gol de Zequinha. Grandes jogadores do futebol brasileiros participaram desse jogo: Paulo César Lima, Roberto Miranda, Djalma Dias pelo lado carioca e Rivelino, Aladim, Ado, Zé Maria entre outros, pelo lado paulista.
- Computando todos os jogos da história, Botafogo e Corínthians se enfrentaram 95 vezes. A vantagem é do Botafogo que venceu 40 jogos, contra 34 vitórias corintianas e 21 empates. Nos gols marcados, pequena vantagem da equipe carioca: 146, contra 142.
- O 1o confronto entre Corinthians e Botafogo aconteceu há 81 anos, dia 14/04/29. Em amistoso disputada no Parque São Jorge, o Timão venceu por 4 a 3.
- As maiores goleadas desse confronto são as seguintes: em 1931, o Botafogo venceu um amistoso por 7a 1 em General Severiano, destaque para o atacante Nilo, autor de 4 gols. Já a maior vitória corintiana foi em 1949, quando venceu por 5x0 no Pacaembu, com dois gols de Baltazar, o segundo maior artilheiro da história do clube.
Na última partida antes da Copa do Mundo, Botafogo e Corinthians se enfrentaram no Engenhão, no Rio de Janeiro. Bruno César abriu o placar para o Timão, mas Renato e Lúcio Flávio viraram a partida. Entretanto, no último minuto, o zagueiro Paulo André fez de cabeça e garantiu um ponto para a equipe paulista.