Total de visualizações de página

Com erro da arbitragem, Corinthians e Botafogo empatam no Pacaembu

Leandro Vuaden anula gol legal de Herrera no segundo tempo. Placar de 1 a 1 deixa Timão e Glorioso mais distantes do Flu na briga pelo título nacional

Por Carlos Augusto Ferrari e Marcelo Prado
São Paulo



Corinthians e Botafogo fizeram nesta quarta-feira um jogo digno de dois candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. O resultado, porém, não agradou aos dois. Com gols de Bruno César, o centésimo do Timão na temporada, e Loco Abreu, o sexto em seis jogos, as equipes empataram por 1 a 1, no Pacaembu, e ficaram mais distantes do líder Fluminense. Os cariocas deixam São Paulo reclamando de um gol de Herrera anulado erradamente pelo árbitro Leandro Vuaden no segundo tempo sob a alegação de impedimento.

O Corinthians apostava tudo no Pacaembu para voltar a vencer depois da derrota para o Internacional. O clube do Parque São Jorge tem agora 48 pontos, na segunda posição. O triunfo sobre o Avaí colocou o Fluminense com 51. A equipe dirigida por Adilson Batista tem um jogo a menos – dia 13 de outubro, pega o Vasco, em São Januarário, em partida atrasada pelo primeiro turno.

Apesar de somar um ponto fora de casa, o placar também não é bom para o Botafogo. Os cariocas chegam ao quinto jogo consecutivo sem vencer e atingem a marca dos 41 pontos, caindo para o sexto lugar. A desvantagem para o rival Flu subiu para dez pontos. O mesmo aconteceu na briga com o Cruzeiro por uma vaga na Libertadores. São seis abaixo dos mineiros.

Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Ceará, sábado, às 16h, no Pacaembu. Já o Botafogo faz o clássico contra o Flamengo, no mesmo dia, às 18h30m, no Engenhão.

Timão começa melhor, mas Loco Abreu brilha


O Corinthians precisou de pouco tempo para mostrar novamente o quanto é difícil superá-lo no Pacaembu. Com suas peças bastante avançadas e abusando da velocidade, o Timão bloqueou a saída e encurralou o Botafogo no campo defensivo. O gol não demorou a sair. E um golaço! Bruno César, aos dois minutos, acertou um lindo chute com efeito no ângulo esquerdo, indefensável para Jefferson. Foi o 11º dele no Brasileirão.

A desvantagem fez o Botafogo acordar. O Corinthians reduziu a pressão, os cariocas melhoraram os passes e saíram de trás, com Lúcio Flávio, Marcelo Cordeiro e Herrera jogando pelo lado esquerdo, nas costas de Alessandro. Loco Abreu perdeu a chance de empatar, aos 11, ao carimbar o travessão em chute forte após cobrança de escanteio.

O Botafogo continuou melhor. Fahel grudou em Jorge Henrique, Leandro Guerreiro encostou em Elias e os visitantes atrapalharam toda a criação corintiana. Bruno César, aberto pela direita como um atacante, e Iarley ficaram presos na boa marcação rival. Para piorar, a zaga paulista decidiu dormir, aos 26. Melhor para Loco Abreu, que não perdoou e marcou de cabeça em cruzamento de Herrera que Alessandro não subiu para cortar.

Depois do empate, o Corinthians não conseguiu voltar a pressionar. O meio de campo, coração da equipe de Adilson Batista, pouco funcionou. Nas poucas vezes que inverteu posições, o Timão quase marcou, aos 34, com Iarley acertando a trave após desvio de cabeça de Elias. Aos 46, o mesmo Elias subiu entre os zagueiros e quase acertou o canto direito de Jefferson.

Botafogo é prejudicado no Pacaembu


O segundo tempo começou movimentado. Ralf voltou a sentir a lesão no tornozelo esquerdo e deu lugar a Paulinho. O Corinthians ganhou mais qualidade nos passes, mas perdeu poder de marcação. Assim, o Botafogo só não virou o jogo, aos quatro, por um impedimento marcado erradamente. Herrera recebeu de Marcelo Cordeiro em posição legal na área, fez o gol, mas a arbitragem já havia parado o lance. Em seguida, aos sete o mesmo Herrera, de cabeça, parou em ótima defesa de Julio Cesar.

Joel Santana, porém, errou ao trocar Herrera por Renato. O Botafogo perdeu força ofensiva, e o Corinthians passou a pressionar. Paulinho, aos 15, se apresentou no ataque, recebeu livre na área e chutou mal. Jefferson fez a defesa, a bola escapou e Leandro Guerreiro afastou antes que ela entrasse. Aos 26, Jucilei errou cabeçada de frente para o gol depois de cruzamento certeiro de Jorge Henrique.

O Timão, entretanto, não conseguiu manter o mesmo ritmo. Adilson Batista trocou Iarley pelo argentino Defederico para dar mais mobilidade ao ataque. Não deu certo. O Corinthians seguiu em cima do adversário, mas abusando dos cruzamentos para a área. Todos com pouco perigo para o goleiro Jefferson.

Aos 47, Somália perdeu a chance de marcar para o Botafogo. Ele pegou passe errado de William, avançou livre pelo meio, mas chutou fraco para Julio Cesar defender com facilidade. Caio, aos 48, também perdeu. Ele disparou sem marcação, driblou o goleiro e chutou por cobertura, errando o alvo, para desespero dos companheiros.

CORINTHIANS 1 X 1 BOTAFOGO Julio Cesar, Alessandro, Thiago Heleno, William e Roberto Carlos (Danilo); Ralf (Paulinho), Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Defederico). Jefferson, Antônio Carlos (Danny Morais), Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Lucio Flavio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu.

Técnico: Adilson Batista. Técnico: Joel Santana.

Gols: Bruno César, aos dois, e Loco Abreu, aos 26 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Elias (Corinthians); Fahel, Herrera (Botafogo)
Local: Pacaembu, em São Paulo.

Data: 29/09/2010.

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS).

Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de matos (Fifa-BA) e Erich Bandeira
(Fifa-PE).

Público: 24.001 pagantes. Renda: R$ 770.449,50