Total de visualizações de página

'Fujão' do Botafogo, Fellipe Bastos reencontra suas origens no clássico

Meia do Vasco que deixou Marechal Hermes aos 18 anos rumo à Europa enfrenta pela primeira vez clube que o revelou

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


Agora no Vasco, Fellipe Bastos reencontra o Bota
(Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)

Fellipe Bastos foi uma das raras revelações das categorias de base do Botafogo nos últimos anos. Depois de conquistar títulos no futsal, o meia representou o clube nas Seleções de base, mas deixou Marechal Hermes após de sumir por alguns dias, até aparecer contratado pelo Benfica, de Portugal. Após o episódio confuso, o meia, agora do Vasco, reencontrará o clube que revelou no clássico desta quarta-feira, no Engenhão.

De acordo com integrantes da diretoria do Botafogo na época, houve cinco reuniões do clube com a família e o empresário de Fellipe Bastos, com o objetivo de formalizar um contrato profissional quando o jogador completasse 18 anos. O Alvinegro propôs um modelo padrão de vínculo para atletas formados no clube, que estabelecia um salário inicial e seu aumento de acordo com a quantidade de partidas para as quais fosse relacionado ou atuasse como titular no time principal. No entanto, não houve acordo e, no início de 2008, Fellipe deixou de aparecer em Marechal Hermes.

- Ele disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio pela Seleção Sub-17, em 2007, e no início do ano seguinte passou a não aparecer mais no clube. Como ele não tinha um vínculo formal com o Botafogo, não poderíamos obrigá-lo. Quando tomamos conhecimento, ele estava fazendo testes no PSV, da Holanda - disse um ex-integrante da diretoria alvinegra, que preferiu anonimato.

Fellipe Bastos (círculo azul) no futsal do Botafogo
ao lado de Michel, hoje no Almería (vermelho) e Fábio (amarelo), lateral do Manchester United
(Foto: Arquivo Pessoal)

Ao lado de outros dois jogadores da base, Fellipe Bastos chegou a ser observado por Cuca em treinos com o grupo profissional em 2006, numa temporada durante a Copa do Mundo. O então treinador alvinegro identificou um atleta com potencial, mas que ainda estava “verde” para ser integrado aos profissionais. Ele, então, retornou aos juvenis.

Fellipe Bastos não foi aprovado no PSV, mas em seguida foi contratado pelo Benfica. Por causa desta transferência, inclusive, que o Botafogo conseguiu receber, em março do ano passado, €154 mil (o equivalente a quase R$ 500 mil na época), depois de pedir à Fifa o seu reconhecimento como clube formador. Na equipe portuguesa, entretanto, não teve muitas oportunidades de atuar, sendo emprestado para Servette, da Suíça, e Belenenses antes de retornar ao Brasil.

Procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Fellipe Bastos preferiu não falar sobre o assunto. O jogador disse guardar um grande carinho por todos com quem trabalhou no Botafogo. O meia disse ainda que neste momento está concentrado em ajudar o Vasco a conseguir uma vitória no Engenhão.