Adversários diretos por vaga na Libertadores e pelo título, equipes fazem confronto neste sábado, no Engenhão
Por GLOBOESPORTE.COM
Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Joel Santana e Cuca duelam à beira do campo
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Jogo de seis pontos, decisão antecipada, mata-mata... Estes e outros clichês do futebol são aplicáveis quando se trata do duelo entre Botafogo e Cruzeiro, neste sábado, às 18h30m (de Brasília) no Engenhão. A partida, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, reúne respectivamente quarto e terceiro colocados e, portanto, o vencedor dificultará muito a vida de seu rival na luta por uma vaga na Libertadores e pelo título.
O Botafogo chega ao confronto garantindo estar recuperado da derrota por 4 a 1 para o Goiás, na última quarta-feira. O discurso é que o resultado serviu como um despertar para a equipe, que soma 37 pontos e caiu uma posição. Já o Cruzeiro está embalado pelas cinco vitórias consecutivas, a última delas por 4 a 2 sobre o Guarani. Com 40 pontos, o time de Cuca também está de olho nos compromissos de Fluminense e Corinthians, pois pretende ficar ainda mais perto da liderança.
Clique aqui e confira os preços dos ingressos O SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e o PFC (para todo o Brasil) transmitem o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida, em Tempo Real, a partir das 18h30m.
Botafogo: além de enfrentar um adversário direto pelas primeiras posições na tabela, o Botafogo busca recuperar sua imagem, depois de perder por 4 a 1 para o Goiás, que até então era o lanterna do Brasileirão. Será a chance de se reerguer e retomar o terceiro lugar.
Cruzeiro: a intenção é vencer a sexta partida consecutiva no Campeonato Brasileiro. Os três pontos poderão levar a equipe mineiro à liderança, desde que Fluminense e Corinthians não vençam Flamengo e Grêmio Prudente, respectivamente. Atualmente, o Cruzeiro é o terceiro colocado na tabela, com 40 pontos ganhos.
Botafogo: Joel Santana conta com a volta do volante Somália e do atacante Herrera, recuperados de problemas musculares. No entanto, apenas o primeiro deve ser titular. A tendência é que Edno seja mantido como ala-esquerdo improvisado. Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Renato Cajá e Edno; Maicosuel e Loco Abreu.
Cruzeiro: Cuca faz mistério, mas deve escalar o time no 4-4-2, com Jonathan, que cumpriu suspensão por três cartões amarelos, no lugar de Rômulo, que fez o primeiro gol na partida contra o Guarani. Além do lateral-direito, Diego Renan e Roger também voltam de suspensões. Porém, o meia deverá ficar apenas como opção no banco de reservas. Mas a grande novidade será a volta do goleiro Fábio, que desfalcou a equipe mineiro no último domingo por causa de uma lesão no dedo mínimo da mão esquerda. O time deverá ser escalado com Fábio; Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Everton e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías.
Botafogo: ainda se recuperando de estiramentos musculares, o atacante Jobson e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro seguem entregues ao departamento médico. O volante Marcelo Mattos, com uma torção no joelho esquerdo, deverá ser ausência por 40 dias.
Cruzeiro: contra o Avaí, há duas rodadas, o volante Marquinhos Paraná sofreu uma entorse no joelho esquerdo e ficará de três a quatro semanas no estaleiro. Outro que também é desfalque certo é o atacante Wellington Paulista, que - com uma contusão muscular na coxa esquerda – também foi vetado.
Botafogo: Antônio Carlos, Danny Morais, Fahel, Lucio Flavio, Edno, Maicosuel, Jobson, Herrera e Loco Abreu.
Cruzeiro: Fábio, Leonardo Silva, Rômulo, Fabrício e Henrique
Botafogo: Considerado o pulmão do time, Somália retorna após se recuperar de uma lesão muscular. O volante é tem extrema importância por seu vigor físico e pela capacidade fazer uso dele para comandar a equipe na transição entre defesa e ataque.
Cruzeiro: Montillo tem sido ‘o cara’ do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Habilidoso e dono de um futebol ofensivo, o meia argentino tem feito belas partidas, com gols e passes decisivos. O jogador poderá ser o fator decisivo para o time mineiro conquistar a vitória no Engenhão.
Joel Santana (técnico do Botafogo) - 'Será um jogo de duas equipes que não pensam apenas no G-4, mas lá na frente. O Cruzeiro é um time de chegada, que tem bom plantel, estrutura e sabe disputar o Brasileiro. Vencendo um adversário desse porte, passamos o problema para o outro lado. O time é bom e o nosso também, mas não estamos completos'.
Cuca (técnico do Cruzeiro) - ‘Ainda não tenho o time pronto. Tenho o grupo definido. Eu tenho algumas dúvidas ainda em relação à equipe, dentro do próprio esquema. A gente leva essa dúvida para amadurer e conhecer também um pouco mais do adversário’.
* O Cruzeiro leva vantagem nos confrontos contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. Foram 19 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, em 44 partidas disputadas.
* O Botafogo ainda não perdeu em casa neste Brasileirão. Em 11 jogos disputados no Engenhão, venceu cinco e empatou seis.
* O Cruzeiro é dono da melhor campanha do Brasileirão pós-Copa do Mundo. Em 15 partidas, venceu nove, empatou quatro e perdeu apenas duas.
Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 26 de maio, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Ainda dirigidos por Adílson Batista, os mineiros venceram por 1 a 0, gol marcado por Thiago Ribeiro aos 18 minutos do primeiro tempo. A partida, entretanto, foi equilibrada. Mesmo desfalcado de Loco Abreu e Herrera, o Alvinegro pressionou até o fim e teve a chance de chegar ao empate numa cobrança de pênalti desperdiçada por Renato Cajá. O jogo aconteceu no Mineirão, hoje fechado para obras que visam à Copa do Mundo de 2014.
Ficha técnica:
BOTAFOGO x CRUZEIRO Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Fahel, Somália, Renato Cajá e Edno; Maicosuel e Loco Abreu. Fábio; Jonathan, Edcarlos, Léo e Diego Renan; Fabrício, Henrique, Everton e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías.
Técnico: Joel Santana. Técnico: Cuca.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 18/9/2010. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR). Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e José Amilton Pontarolo (PR).
O SporTV transmite ao vivo, menos para o RJ. O PFC exibe para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do duelo em Tempo Real, a partir das 18h30m (de Brasília).