Total de visualizações de página

Razões da queda: Bota teve a saída de 16 atletas durante a temporada

Vagner Mancini precisou remontar o time durante o Brasileiro e penou com os problemas de lesão. Time não mostrou força de reação na reta final

Por Rio de Janeiro
O ano que era para ser especial para o Botafogo, que voltou a disputar a Libertadores depois de 18 anos, acabou se tornando um tormento após o rebaixamento no Brasileiro. Uma das principais causas, e que está diretamente ligada ao grave problema financeiro, foi a constante mudança no elenco. Ao todo, 16 jogadores deixaram o clube desde o início da temporada. Durante a competição, o time foi montado, "deformado" e remontado. O nível técnico caiu, e a equipe não teve forças para tentar uma reação.
Coletiva Emerson Sheik, Edílson, Bolívar e Julio Cesar (Foto: André Durão)

Edilson, Emerson, Bolívar e Julio Cesar: quatro dos que deixaram o Botafogo em 2014 (Foto: André Durão)

As saídas mais emblemáticas do clube foram dos quatro demitidos pelo ex-presidente Maurício Assumpção: Emerson, Edilson, Bolívar e Julio Cesar. Antes deles, saíram Lodeiro, Dória, Lucas, Jorge Wagner, Renato, Elias, Henrique, Lima, Octávio, Sassá, Mario Risso e Jeferson. Contratados no início do ano, os laterais Alex e Anderson foram afastados do time principal e passaram a treinar em um grupo separado, que também tinha Yguinho e Lucas Zen. O volante, no entanto, foi reincorporado já no fim da temporada.
 

Além da saída de jogadores e da dificuldade de reposição à altura, o técnico Vagner Mancini precisou lidar com a grande quantidade de atletas machucados. Daniel, por exemplo, era um dos destaques do time até romper o ligamento do joelho. Além dele, Carlos Alberto, Marcelo Mattos, Ronny e Bruno Corrêa passaram bastante tempo no departamento médico. Cidinho e Renan Lemos se machucaram ainda no início do ano e estão em recuperação.


Na última rodada, o Botafogo encerra sua campanha no Brasileiro contra o Atlético-MG, em Brasília. O Bota termina sem poder contar com nove jogadores que já estiveram em campo na competição: Wallyson, Ramírez, Rodrigo Souto, Carlos Alberto, Zeballos, Rogério, Jobson e Ferreyra, além de Junior Cesar, suspenso.


A derrota por 2 a 0 para o Santos no último domingo, na Vila Belmiro, sacramentou o rebaixamento do Botafogo no Brasileiro. A equipe está em penúltimo lugar com 33 pontos.