Total de visualizações de página

Botafogo Futebol e Regatas(FUTEBOL 7)
Carta aberta - DESPEDIDA



Há exatos 06 anos e alguns dias, entrei de vez no Botafogo de Futebol e Regatas mais não como atleta e sim como Diretor Executivo da modalidade que na qual é extremamente apaixonante; o FUTEBOL 7!


Após 02 anos como atleta, vi a necessidade e a coragem de abraçar algo muito maior, a gestão de uma equipe aonde o esporte era apenas um embrião. Nesses anos de BOTAFOGO, tive muitas responsabilidades e tive que tomar diversas decisões, tive também que colher muitas derrotas, derrotas essas que viraram vitórias com o desenvolver do trabalho e assim veio a criação de um Departamento Oficial da modalidade, veio também a responsabilidade de ser o Primeiro Clube Profissional a criar um Departamento voltado para a prática do Futebol 7 e vendo no esporte a possibilidade de trazer grandes glórias, revelação atletas (levamos diversos atletas para jogarem Futsal fora do Brasil) e de mostrar a todos que não é somente de Futebol Profissional que se faz um Clube.


Com a criação do Departamento de Futebol 7, veio mais responsabilidades e um mundo completamente novo e desconhecido a desbravar. Então me agarrei com todas as minhas forças e procurei sempre observar dirigentes honestos, suas condutas, suas decisões para que futuramente eu pudesse ter o mínimo de sabedoria a frente do Departamento de Futebol 7 (e tive a honra de tê-los no BOTAFOGO, ou seja, não precisei sair de casa). Fiz questão de iniciar as atividades do Futebol 7 na Terceira Divisão (feito esse que somente o BOTAFOGO fez questão de iniciar por baixo e fazer o correto), assim fomos tendo credibilidade num esporte que acabara de nascer, conquistamos então de forma invicta o Campeonato Carioca da Terceira Divisão e assim conquistamos também a Segundona, partindo então pra famosa “Elite” – Primeira Divisão.


Já na Primeira Divisão, tomamos o conhecimento profissional da modalidade, a visibilidade que o esporte agregava a “MARCA” (televisão ao vivo, jornais, sites de diversos meios de comunicação e etc..), a responsabilidade que tínhamos na 3ª Divisão agora era imensurável. Aos poucos, fomos conquistando torneios, campeonatos e a Sala de Troféu de General Severiano foi ficando cheia.


Foi então que dentro do Departamento de Futebol 7, eu criei Sub-Departamentos; Juríco, Comercial, Marketing, Social, TI, Futebol entre outros...


Quando dei por mim, tinha montado um esquema que andava muito bem dentro de campo e fora de campo e muito bem dentro do Clube, respeitando sempre as Normas e Regulamentos do nosso BOTAFOGO. Como num amanhecer lindo, o BOTAFOGO tinha se tornado o melhor time do mundo, isso mesmo, em 2012 o BOTAFOGO conquistou as competições mais importantes do esporte e tendo assim o direito de ostentar o título da TRÍPLICE COROA – CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES, CAMPEÃO BRASILEIRO E CAMPEÃO DA LIGA NACIONAL!


Diga-se de passagem que é o ÚNICO que tem a Tríplice Coroa.


Mesmo em 2012, o Departamento de Futebol 7 levou para dentro do BOTAFOGO o Futsal que na qual teve uma brilhante passagem em todas as categorias, conquistando diversos títulos Nacionais e Estaduais, assim como o seu “primo” Futebol 7 que conquistou títulos Internacionais, Nacionais e Estaduais em diversas categorias.


Estava aí o BOTAFOGO mais uma vez na frente de diversos Clubes, em duas modalidades de grande visibilidade. Quando 2013 chegou, o Departamento de Futebol 7 trouxe consigo mais 02 (duas) modalidades: Futebol Feminino de Campo e Judô em todas as categorias.


Não preciso nem dizer que foi SUCESSO absoluto, o Judô com diversos títulos Nacionais e Regionais e o Futebol Feminino de Campo pela primeira vez vestia a camisa Alvinegra da modalidade.


Ah, o Futebol Feminino!

Diversas atletas da Seleção Brasileira Sub-15,17,20 e Adulto (assim como a equipe de Futebol 7), com um bom planejamento e muito trabalho conseguimos a tão sonhada vaga do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de Campo (feito inédito) aonde conseguimos a 4ª Colocação, mas levantamos o troféu de CAMPEÃO Carioca E Vice – Campeão em duas categorias.


Vale ressaltar que todos os esportes que o Departamento de Futebol 7 teve a gestão nesses anos, NUNCA teve nenhum aporte financeiro do Clube, era um Departamento independente que cumpriu com suas obrigações sem onerar o BOTAFOGO em nenhum momento. O Departamento de Futebol 7, sobrevivia a base de seus patrocinadores de cada esporte, sendo assim o responsável direto por manter sua folha salarial de cada membro envolvido diretamente, seja ele no Futebol 7, Futebol Feminino de Campo, Futsal ou Judô.


O Clube por sua vez, nos dava os uniformes para que pudéssemos ir para as competições uniformizados e assim fazendo valer a elegância Gloriosa do nosso BOTAFOGO.


Volto a dizer, o BOTAFOGO nunca me deu 01 centavo sequer para comprar água, taxas das Federações, passagens ou outros tipos, o Departamento de Futebol 7 existiu durante todos esses anos graças a gestão e planejamento de todos os integrantes envolvidos diretamente com seus esportes.


Hoje o sonho acabou, porém certo de entender e saber que o trabalho foi bem feito e de grande SUCESSO, e digno de um Clube grande como o BOTAFOGO. Hoje termino um ciclo de MUITAS conquistas, de MUITAS glórias, de MUITAS alegrias aos torcedores botafoguense e de MUITA paixão por esse clube que honrei e defendi durante esses anos.


Agradeço a todos que estiveram comigo nessa “batalha” de tantos anos, aos que fizeram história com a camisa do BOTAFOGO e fiquem certos que cada um de vocês contribuíram ao máximo para que o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL 7 tenha sido reconhecido MUNDIALMENTE e com o crescimento do esporte.


Obrigado a todos os Sub-Departamentos; Futsal, Futebol Feminino de Campo e Judô, obrigado aos membros das comissões técnicas, aos atletas, ao patrocinadores que sem vocês o Departamento de Futebol 7 não teria essa visibilidade, aos dirigentes que acreditaram que tudo isso era possível e foi possível e aos funcionários do BOTAFOGO que me acolheram de braços abertos.


Obrigado!


Bruno Serôa