Total de visualizações de página

Choque de placas no Engenhão causa apreensão e paralisa obras no estádio

Peças de ferro provocam barulho ao serem içadas e deixam funcionários tensos: "Eles falam que não vai cair, mas foi maior correria, um passando por cima do outro"

Por Rio de Janeiro
O choque de duas placas de ferro, de quatro metros de altura por 30 centímetros de largura, causou apreensão na manhã deste sábado durante as obras de reparo da cobertura do Engenhão. As peças – que estavam sendo içadas para, quando alocadas, passarem por um processo de soldagem –, se chocaram durante a instalação, causando forte barulho e gerando medo e apreensão nos funcionários.
Os operários foram retirados do local, e os serviços, paralisados. Segundo a assessoria da RioUrbe (Empresa Municipal de Urbanização), as duas placas não despencaram e, após uma avaliação feita logo após o incidente, ficou constatado que não há risco de desabamento estrutural. Os operários, que no sábado trabalham em período reduzido, foram liberados para retomarem os trabalhos na segunda-feira.
obras Engenhão (Foto: Alexandre Lage)

Modelo de haste, maior do que a do incidente, sendo içada na reforma estrutural do Engenhão (Foto: Alexandre Lage)


Cerca de 700 funcionários trabalham na obra. Neste sábado, como em outros fins de semana, esse número é reduzido. O expediente seria até 14h. Porém, por conta do incidente, eles foram liberados às 12h30. Às 16h, os jogadores do Botafogo vão ao estádio para treinar no campo anexo do estádio para a rodada final do Brasileiro contra o Atlético-MG.
obras Engenhão (Foto: Alexandre Lage)

Outra haste pronta para ser içada para a cobertura do estádio (Foto: Alexandre Lage)
O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, soube da situação e explicou, por telefone, o que foi passado a ele pelos responsáveis presentes no local.
– Não estou no Engenhão, mas estou em contato com a RioUrbe. Foi passado que não houve nada de grave. Duas peças içadas teriam se chocado e feito um barulho que, na hora, causou uma preocupação. Mas não teria passado disso.
obras Engenhão (Foto: Alexandre Lage)

Içamento de uma das hastes no Engenhão (Foto: Alexandre Lage)

Um funcionário que trabalha na obra deu o tom do nervosismo de quem estava no local.

– Foi um susto grande demais. Uma correria enorme. Todo mundo com medo de trabalhar. Eles falam que não vai cair, mas foi maior correria, um passando por cima do outro. Vimos o "negócio" cedendo lá – contou um funcionário que não quis se identificar à Rádio Tupi.
instalações Engenhão Rio 2016 (Foto: André Durão)
Engenhão está em obras desde o ano passado e promessa é de reabertura em 2015 (Foto: André Durão)

Há uma semana, o prefeito Eduardo Paes e Carlos Eduardo Pereira tiveram uma reunião. De acordo com Paes, representantes da RioUrbe e da Secretaria Municipal de Obras, o Engenhão será reaberto em janeiro para que o Botafogo possa fazer a reestruturação a tempo de receber o Boavista, dia 1º de fevereiro, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. O estádio foi fechado em março de 2014, depois que estudos apontaram risco de queda da cobertura em caso de ventos fortes.
No mesmo encontro, o Botafogo recebeu uma notícia que considerou positiva. Segundo a Prefeitura, o Engenhão não precisará ser totalmente fechado para as obras de adequação aos Jogos Olímpicos de 2016. Foi informado ao clube que as intervenções que vêm sendo feitas atualmente criam as estruturas para que o Engenhão não fique totalmente inviabilizado.
A expectativa é de que as obras de adequação comecem no segundo semestre do ano que vem. Assim, o estádio passará a ser setorizado. Serão fechados setores separadamente, e o restante permanecerá aberto para receber o público dos jogos do Botafogo. Dessa forma, o clube não corre o risco de perder contratos publicitários no período.

*Sob supervisão de Diego Rodrigues