Total de visualizações de página

Gaciba elogia árbitros das partidas decisivas na última rodada da Série A

Comentarista exalta experiência dos juízes nos duelos contra rebaixamento e destaca revelações que comandarão os jogos de Inter e Corinthians

Por Rio de Janeiro


VÍDEO AQUI


O Campeonato Brasileiro chega a sua última rodada neste fim de semana com o Cruzeiro já campeão brasileiro. Porém, mesmo com o título definido, não faltará emoção nos últimos jogos da competição. Palmeiras, Bahia e Vitória lutam para fugir do rebaixamento, enquanto Corinthians e Internacional estão atrás de uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores. Serão cinco jogos, que na opinião do comentarista Leonardo Gaciba, não deverão ter problemas com a arbitragem (assista ao vídeo).

Os dois primeiros duelos da 38ª rodada decidirão, no sábado, a última vaga do Brasil na fase de grupos da Libertadores e quem estará na fase preliminar. Internacional e Corinthians têm o mesmo número de pontos, porém, os gaúchos estão em vantagem por terem mais vitórias.  O Colorado vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense, às 16h30 (de Brasília), enquanto o Timão recebe o Criciúma, em São Paulo, no mesmo dia e horário. Para Leonardo Gaciba, os dois duelos estarão bem representados na arbitragem, com revelações do quadro da CBF. Cruzeiro, São Paulo e Atlético-MG são os outros clubes brasileiros já classificados para o torneio.
Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem  (Foto: Reprodução SporTV)
Leonardo Gaciba elogia os árbitros nos jogos da
última rodada da Série A (Foto:Reprodução SporTV)

- Colocaram árbitros jovens, mas nem por isso árbitros que não tenham qualidade. Para Corinthians e Criciúma, é um árbitro de 33 anos, o Dewson Fernando Feitas, que está entrando no quadro da Fifa no dia 1º de janeiro. Para mim, ele já é uma realidade e vem mostrando muita qualidade. Acredito que seja o melhor árbitro do campeonato. Já na outra partida, a grande revelação da arbitragem nacional em 2014, o baiano Marelson Alves da Silva apita Corinthians e Figueirense, um árbitro de 32 anos com muita qualidade.

No domingo, a luta será contra o rebaixamento. Criciúma e Botafogo já estão na Série B do próximo ano. Outras duas equipes cairão, e Palmeiras, Bahia e Vitória tentam escapar. Os três times jogam domingo, às 17h (Brasília). O Alviverde, que está fora do Z-4, recebe o Atlético-PR, em São Paulo, o Leão enfrenta o Santos, no Barradão, e o Tricolor vai ao Paraná jogar contra o Coritiba. Os três duelos terão árbitros experientes, fato elogiado por Leonardo Gaciba. De acordo com o comentarista, são profissionais prontos para partidas decisivas.

- São jogos nervosos, jogos que necessitam muita atenção, até a segurança externa é importante. Para Palmeiras e Atlético-PR, a CBF escalou Leandro Vuaden, neutro dentro do confronto, 39 anos, um árbitro experiente e tem a confiança dos jogadores, algo muito importante dentro de uma partida decisiva. No duelo entre Vitória e Santos, foi escalado o árbitro que no dia 1º de janeiro será árbitro Fifa, Anderson Daronco, também gaúcho, que aos 33 anos já é uma realidade na arbitragem brasileira. No terceiro jogo, Coritiba e Bahia, Marcelo de Lima Henrique, de 43, outro árbitro muito experiente, um árbitro rodado, acostumado com decisões. Essas equipes de arbitragem terão muita responsabilidade, mas estão em boas mãos.
Leandro Pedro Vuaden (Foto: Reprodução)
 
Leandro Vuaden apitará Palmeiras e Atlético-PR domingo, em São Paulo (Foto: Reprodução)