Total de visualizações de página

Bastidores FC

por Martín Fernandez

Salários de treinadores e jogadores começam a cair no futebol brasileiro

A bolha nos salários do futebol brasileiro não estourou, mas há nela um furo - algo que indica que o estouro não está longe. Acaba de começar o período de transferências de jogadores e treinadores dentro do futebol brasileiro. E o cenário descrito por quem lida com este mercado é o mesmo: os salários estão mais baixos e há menos dinheiro circulando do que nas últimas janelas.

O blog ouviu este diagnóstico de um advogado especialista em grandes transações, de um agente Fifa, do representante de um dos fundos de investimento que mais gasta no futebol brasileiro e do diretor de futebol de um clube do eixo Rio-SP que gastou muito nos últimos anos, mas agora está prestes a por o pé no freio.

A decisão da Fifa de proibir os investidores no futebol fez aumentar os níveis de precaução de todos os envolvidos em negociações. Ainda há muitos pontos em discussão, como o prazo a ser dado até que a proibição passe a valer, como vai funcionar a fiscalização dos "clubes de aluguel" e as punições a quem burlar o veto.

Há um grupo de trabalho, formado por representantes dos principais mercados do futebol internacional, que se reúne periodicamente para orientar a Fifa. A próxima reunião será em 22 de janeiro, em Zurique. A decisão final da Fifa deve sair em maio do ano que vem, antes da janela de transferências do meio do ano na Europa.

Enquanto isso, a indefinição já afeta o futebol brasileiro: jogadores e treinadores que estão em processo de trocar de clube depois do fim do Campeonato Brasileiro já aceitam negociar por salários menores do que ganharam em 2014.

Com os investidores ainda retraídos, esperando definições mais claras da Fifa, há menos dinheiro circulando no mercado. Com menos dinheiro, os clubes não pagam luvas tão altas quanto pagavam não faz tanto tempo. O mesmo acontece com salários.