Total de visualizações de página

Experiência do Bom Senso FC é destaque em seminário esportivo

Diretor do grupo, Ricardo Borges Martins, será convidado do 7º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte e comenta desafios de mobilização da sociedade

Por Rio de Janeiro
Ricardo Borges Martins, consultor do Bom Senso FC (Foto: Reprodução/SporTV)Ricardo Borges Martins, diretor executivo do Bom Senso FC, estará no 7º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte (Foto: Reprodução/SporTV)

A atuação do Bom Senso FC será tema de uma das palestras do 7º Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte, que será realizado no dia 15 de dezembro, em São Paulo. O diretor executivo do grupo, Ricardo Borges Martins, será um dos convidados do evento, que acontecerá no Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista.  


O evento discutirá os negócios gerados a partir do esporte, políticas públicas, ações e outros assuntos sobre o tema. A corrupção nos órgãos de entidades administrativas do esporte também estará em pauta. Ricardo, que é sociólogo, espera que o exemplo do Bom Senso FC possa contribuir para a discussão.  

- Pretendo contar um pouco da história do Bom Senso, como surgiu o movimento, como ele se organiza, por que surgiu, nossas bandeiras, e quais serão os próximos passos do movimento. Além disso, vou tentar demonstrar porque essas bandeiras são tão importantes para o desenvolvimento do futebol e mostrar como a sociedade, de uma maneira geral e do esporte também, podem ajudar – explica Ricardo.  

O Bom Senso FC surgiu no fim de setembro do ano passado a partir da iniciativa de diversos jogadores que reivindicam mudanças no futebol brasileiro. O grupo atua, dentre outras áreas, na discussão sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que deve ser votada na Câmara dos Deputados em breve.


Para Ricardo, o Seminário Nacional de Fomento e Incentivo ao Esporte é uma oportunidade para ampliar e mobilizar a sociedade sobre a importância de uma melhor administração nas entidades que envolvem o esporte.  


- Eventos desse tipo, com esse tipo de abertura, promovem a qualidade de diálogo muito maior. E são raros. O importante para quem trabalha com o movimento é deixar a comunicação muito clara para que todos entendam. O desafio seja mobilizar a sociedade civil em torno dessas bandeiras. Como segundo passo, essa mobilização deve apoiar efetivamente e ajudar na construção delas. Muito do que a gente tem defendido é decidido no Congresso Nacional. A estratégia é que a gente consiga influenciar a maneira como os parlamentares entendam e movimento – ressaltou.  

Além de Ricardo, nomes como Leonardo Gryner, diretor geral do Comitê Rio 2016; Toninho Nascimento, secretário nacional de futebol e defesa dos direitos do torcedor; Sóstenes Brasileiro de Oliveira, presidente da Fundação Gol de Letra; Georgios Stylianos Hatzidakis, gerente-administrativo da Confederação Brasileira de Atletismo; e o colunista Rodrigo Capelo, do GloboEsporte.com, entre outros, já confirmaram presença no seminário.

Para inscrições, maiores informações e programação completa:
ww.facebook.com/institutovalor
Contato: (11) 2626-1000
Quem se inscrever para o Seminário de Esporte, curtir a página no Facebook e colocar o código promocional "REI_PELE" no site de inscrições, estará concorrendo a uma camisa autografada por Pelé.