Total de visualizações de página

Em crise por conta da demissão de Zico, Rubro-Negro pode entrar no Z-4 se perder o clássico. Já o Glorioso pode ver o sonho da Libertadores ficar longe

Caos do Fla x jejum do Bota: em jogo, o futuro dos times no Brasileiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

joel santana conversa com o grupo do botafogo 
Joel gesticula no treino. Técnico está insatisfeito com
últimos resultados (Jorge William / Agência O Globo)


Botafogo e Flamengo entram em campo neste sábado para um duelo de vida ou morte para os dois lados. O time rubro-negro, abalado por uma forte crise por conta da saída de Zico e dos problemas entre Silas e o elenco, precisa vencer para não aumentar ainda mais a lista de preocupações. Afinal, uma derrota pode jogar a equipe da Gávea na zona de rebaixamento.

O Glorioso, por sua vez, tem que acabar com uma série de cinco jogos sem vencer sob o risco de ver o sonho da Libertadores se tornar pouco palpável. Além disso, o Bota não vence o Fla na competição desde 2000 - ou 15 jogos. A partida tem início às 18h30m (horário de Brasília) e será disputado no Engenhão.

Na véspera do clássico, os dois times optaram por esconder o jogo, mas por motivos diferentes. Enquanto Joel Santana fez mistério sobre a escalação para não dar armas ao rival, o Flamengo fechou o seu treino para tentar “blindar” os jogadores da polêmica envolvendo a saída de Zico.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. O PFC transmite o confronto ao vivo para todo o país. Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) apita o jogo auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ).
header o que esta em jogo
Botafogo: Dependendo dos demais resultados da rodada, um simples empate com o Flamengo pode significar o fim do sonho da disputa por uma vaga na Libertadores. Além disso, vencer o clássico seria a reabilitação ideal para uma equipe que não vence há cinco rodadas (quatro empates e uma derrota).

Flamengo: O time passa por uma grande crise no futebol, com a saída de Zico e os problemas entre Silas e a equipe. Em caso de derrota, o Fla corre risco de entrar na zona de rebaixamento. Uma vitória aliviaria um pouco o ambiente no clube.
header as escalações 2
Botafogo: O técnico Joel Santana preferiu fazer mistério em relação ao time que entrará em campo. No entanto, deve-se apostar na escalação de Jobson ao lado de Loco Abreu no ataque. O Botafogo também contará novamente com Edno, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O Alvinegro deve entrar em campo com Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Somália, Túlio Souza, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu.

Flamengo: Silas não terá Juan, suspenso, e Toró, com dores na bacia. Renato deve jogar improvisado na ala esquerda, com Willians, Maldonado e Kleberson formando o meio. Provável escalação: Marcelo Lomba, David Braz, Jean e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Maldonado, Wiilians e Kleberson, Renato (como ala), Diogo e Deivid
quem esta fora
Botafogo: O zagueiro Antônio Carlos, o volante Fahel e o atacante Herrera cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo recebido na partida contra o Corinthians. Em fase de recuperação física por causa de uma torção no joelho, o volante Marcelo Mattos pode voltar em duas semanas. Maicosuel, que opera o joelho esquerdo neste sábado, retorna apenas em 2011.

Flamengo: Juan está suspenso e Toró sente dores na bacia e será poupado.

header pendurados
Botafogo: Alessandro, Marcelo Cordeiro, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Maicosuel e Caio.
Flamengo: Marcelo Lomba, Jean, Ronaldo Angelim, Maldonado, Correa, Fernando, Cristian Borja e Val Baiano.

header fique de olho 2
Botafogo: Com seis gols marcados nas últimas seis partidas que disputou, Loco Abreu é a maior arma do Botafogo. Especialmente motivado em clássicos, o atacante até hoje povoa o pensamento de torcedores de Alvinegro e Flamengo pela “cavadinha” na final da Taça Rio.

Flamengo: Renato tem feito boas atuações, apesar de ainda precisar ganhar ritmo de jogo. O meia tem feito jogadas decisivas para seu time.
 header o que eles disseram

Joel Santana (técnico do Botafogo): “Vitória num clássico sobe o moral de qualquer equipe, ainda mais quando se enfrenta o Flamengo. O Botafogo vinha de anos de desgosto, mas viramos a situação diante de um time considerado o melhor do Brasil. Agora vamos defrontar uma equipe que nos venceu no primeiro turno do Brasileiro quando a situação era a mesma da atual. Por isso, é preciso cuidado.”

Renato (meia do Flamengo) - "Nós temos um time de qualidade, temos totais condições de vencer o clássico, apesar de o Botafogo ser um time forte. Temos que nos fechar, torcida, comissão e jogadores para sairmos desta situação".
header números e curiosidades
*O Botafogo não vence o Flamengo há dez anos pelo Brasileiro. O último triunfo alvinegro foi no ano 2000. Desde então, foram 15 partidas, com oito vitórias rubro-negras e sete empates.

*Flamengo e Botafogo venceram os últimos cinco Cariocas. Em 2006 e 2010, o título foi para General Severiano. De 2007 a 2009, a taça foi para a Gávea.

*O duelo entre Botafogo e Flamengo no Brasileiro tem média de 2,33 gols por partida.

header último confronto v2 


No último duelo entre Botafogo e Flamengo, válido pelo primeiro turno do Brasileiro, o time rubro-negro levou a melhor e venceu por 1 a 0. Foi o primeiro jogo dos times após a paralisação para a Copa do Mundo. Curiosamente, naquele jogo o Fla também estava passando por uma crise. Foi a primeira partida da equipe da Gávea após estourar o "caso Bruno".