Vitória dos mineiros pode deixar time mais distante da zona de degola, enquanto triunfo carioca pode tornar paupável sonho continental
Obina é a esperança de mais três pontos
(Foto: Tarcisio Neto / Globoesporte.com)
(Foto: Tarcisio Neto / Globoesporte.com)
Atlético-MG e Botafogo se encontram em situação bem diferente daquela do primeiro turno. Apesar de ainda estar brigando pelas primeiras posições, o time de Joel Santana agora foca sobretudo numa vaga na Libertadores, já que as chances de título são bem remotas. Já o Galo parece ter encontrado seu rumo e vem crescendo nos últimos jogos sob o comando de Dorival Júnior, inclusive tendo deixado a zona de rebaixamento após 21 rodadas seguidas.
A partida será disputada neste sábado, às 18h30m (de Brasília) na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Evandro Rogério Roman (Fifa/PR) apita a partida. Ele será auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Gilson Bento Coutinho (PR).
O SporTV (menos para MG) e o PFC (em sistema pay-per-view para todo o Brasil) transmitem o duelo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, a partir das 18h.
Atlético-MG: O time mineiro deixou o Z-4 após 21 rodadas seguidas e chegou à 16ª colocação. A vitória sobre o maior rival, o Cruzeiro, na última rodada, deu novo fôlego a equipe. Com isso, os jogadores querem espantar de vez o fantasma do rebaixamento para ter tranquilidade na disputa pelo título de outra competição: a Sul-Americana. Um vitória sobre o Botafogo pode até alçar o alvinegro ao 14º lugar.
Botafogo: O Botafogo está dentro da zona de classificação para a Libertadores, mas vem sendo seguido de perto pelos concorrentes. Qualquer tropeço pode significar queda na tabela e séria ameaça ao não cumprimento do principal objetivo.
Atlético-MG: O técnico Dorival Júnior colocará em campo uma equipe ofensiva, com dois armadores. Sem dois titulares, o zagueiro Werley e o volante Zé Luis, suspensos, Lima e Alê terão uma oportunidade no time. O restante da equipe será o mesmo que venceu o clássico contra o Cruzeiro, no último domingo. O Atlético-MG vai a campo com: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Lima, Réver e Leandro; Alê, Serginho, Renan Oliveira e Diego Souza; Obina e Diego Tardelli.
Botafogo: Joel Santana deve repetir a fórmula das últimas partidas, mas desta vez com uma improvisação. Marcelo Cordeiro está vetado e, assim, o volante Somália voltará a atuar na lateral esquerda. Com isso, Fahel deve ganhar uma nova chance no meio-campo. A escalação do Botafogo deve ser a seguinte: Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Alessandro, Fahel, Marcelo Mattos, Lucio Flavio e Somália; Jobson e Loco Abreu.
Atlético-MG: Werley e Zé Luís vão cumprir suspensão automática. Além deles, o lateral-esquerdo Fernandinho foi punido com dois jogos pela expulsão contra o Corinthians e também ficará de fora. Outros jogadores serão ausência por contusão. Daniel Carvalho e Neto Berola se machucaram na partida de quinta-feira, contra o Palmeiras, e desfalcarão a equipe, assim como os meias Ricardinho e Fabiano, que seguem no departamento médico.
Botafogo: Maicosuel, Fábio Ferreira e Herrera, com sérias lesões, não disputam mais o Campeonato Brasileiro. O zagueiro Antônio Carlos se recupera de um estiramento na coxa direita, e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro sofreu uma contratura na coxa esquerda.
Atlético-MG: : Jairo Campos, Rafael Cruz, Rafael Jataí, Serginho, Méndez, Jackson, Ricardinho, Renan Oliveira e Obina.
Botafogo: Antônio Carlos, Márcio Rosário, Alessandro, Marcelo Mattos, Somália e Lucio Flavio.
Atlético-MG: O atacante Obina está em boa fase. Autor de três gols na vitória por 4 a 3 sobre o Cruzeiro, o atacante é o artilheiro da equipe na competição com dez gols marcados.
Botafogo: Em nova chance como titular, Fahel é normalmente acionado para fazer marcação individual ao principal homem de criação do adversário. Na partida contra o Atlético-MG, o volante deverá grudar em Diego Souza.
Dorival Júnior, técnico do Atlético-MG: 'O Botafogo é um time perigosíssimo, é um time traiçoeiro. Venceu a maioria das partidas jogando fora de casa nos últimos dez minutos. É um time que se defende muito bem. Tem na velocidade do Jóbson uma saída muito forte. E com a presença de área do Abreu é um ataque que se completa.'
Joel Santana, técnico do Botafogo: 'Tem tudo para ser um grande jogo. O Atlético vem crescendo, e o Botafogo vai com o que tem de melhor no momento. Vamos buscar uma vitória que nos deixaria em ótima situação na tabela. Só espero que a arbitragem não interfira, e vença quem for melhor em campo.'
- O Botafogo se tornou um algoz atleticano nos últimos tempos. Nos últimos 18 jogos, foram onze vitórias cariocas, seis empates e apenas um triunfo dos mineiros.
-O confronto entre Atlético-MG e Botafogo tem uma média de três gols por partida. Nos 35 confrontos entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro, apenas três terminaram sem gols.
-Atlético-MG e Botafogo fizeram um jogo memorável em 1998. Eles empataram por 5 a 5, em uma partida que os mineiros venciam por 5 a 2, e faltando sete minutos para o final, o Fogão buscou a igualdade.
Botafogo e Atlético-MG se enfrentaram no dia 7 de agosto, pela 13ª rodada do primeiro turno do Brasileirão. Os cariocas não tiveram pena e golearam o Galo mineiro por 3 a 0. Maicossuel, Somália e Herrera marcaram pelo Fogão. O segundo gol botafoguense gerou muita discussão. Os atleticanos reclamaram que a bola teria batido na mão de Herrera após o chute de Somália