Total de visualizações de página

Botafogo e Vitória fazem jogo-chave em dois extremos da tabela

Alvinegro precisa vencer para seguir na briga pela Libertadores, e time baiano chega ao Engenhão tentando fugir da zona de rebaixamento

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Joel Santana Botafogo Antonio Lopes Avaí 
Joel Santana e Antonio Lopes duelam no sábado
(Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)
A competição de pontos corridos proporciona que duas equipes se enfrentem em clima de decisão, mas não seja necessariamente adversários diretos. Este será o caso do Botafogo x Vitória deste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Os times vivem situações limite em suas trajetórias até a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas em lados opostos da tabela de classificação.

Na oitava posição com 45 pontos, o Botafogo está a apenas um da zona de classificação para a Libertadores e a nove do líder Cruzeiro. Para o Alvinegro, que vem de nove partidas seguidas sem vencer, o jogo contra o Vitória é visto como o que precisa ser o início de uma arrancada. Já o time baiano é o 15º lugar com 34 pontos, a três da zona de rebaixamento. Por isso, uma derrota combinada a uma vitória do Atlético-MG pode deixar o Rubro-Negro em situação dramática.
Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida. Ele será auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS). O SporTV (menos para o Rio de Janeiro) e o PFC (para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view) transmitem o duelo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

header o que esta em jogo
Botafogo: O Botafogo encara as últimas oito rodadas do Brasileiro como sua "arrancada final". Portanto,
não vê outra opção a não ser derrotar o Vitória neste sábado. Uma derrota ou um empate provavelmente encerram as chances de título, enquanto um tropeço deixa a equipe ainda mais longe de buscar uma vaga na Libertadores.

Vitória: os baianos conquistaram uma tranquilidade maior com os três pontos em cima do Prudente, na última rodada, mas ainda estão a apenas três do Z-4. Ou seja, todo o cuidado é pouco. Ao mesmo tempo, em caso de novo triunfo, a degola fica bem mais longe e uma vaga na Sul-Americana se torna mais palpável.

header as escalações 2
Botafogo: .Joel Santana não deve mudar o esquema e maneira de o Botafogo jogar. O treinador seguirá com o 3-5-2, com uma mudança em relação ao time que enfrentou o Fluminense, na última rodada: Danny Morais entra na zaga no lugar de Antônio Carlos, machucado. A expectativa fica por conta de Alessandro, que machucou o tornozelo no treino da última sexta, mas afirma que estará em campo: Jefferson, Danny Morais, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Alessandro (Fahel), Marcelo Mattos, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu.

Vitória: Antônio Lopes faz mistério. O volante Uellinton seria utilizado, mas foi suspenso pelo STJD na sexta-feira e acabou cortado da viagem. Assim, Neto pode entrar no time, preterindo Jonas, que seria opção para a lateral-esquerda, sem Egídio, e que terá Rafael Cruz. Na frente, sem Schwenck, Júnior está confirmado. O time será o seguinte: Viáfara; Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Rafael Cruz; Vanderson, Bida, Ramon e Elkeson; Adailton e Júnior.


quem esta fora


Botafogo: Maicosuel, Fábio Ferreira e Herrera, machucados, não disputam mais o Campeonato Brasileiro. Antônio Carlos sofreu estiramento na coxa direita e para por três semanas. Caio cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Vitória: O lateral Eduardo só volta em. Além dele, Egídio foi vetado por problema muscular. Suspenso por duas partidas (uma já cumprida), Uellinton está fora de ação.

header pendurados

Botafogo: Antônio Carlos, Márcio Rosário, Alessandro, Marcelo Mattos e Lucio Flavio.
Vitória: Nino, César Santiago, Bida, Ramon e Thiago Humberto.

header fique de olho 2

Botafogo: Desde que se recuperou de uma lesão muscular, Jobson não mostrou seu melhor futebol. No entanto, a esperança é que o atacante desencante neste sábado, repetindo a atuação de gala da vitória do Botafogo por 3 a 1 no Barradão, pelo primeiro turno.

Vitória: o goleiro Viáfara voltou há pouco tempo de lesão e precisa ser o pilar que a defesa necessita. Se não levar gols, será um diferencial para os baianos no jogo.

 header o que eles disseram

Joel Santana, técnico do Botafogo: "No jogo do primeiro turno o Vitória estava numa boa colocação e agora ocupa uma zona perigosa. Mudou o treinador e será uma partida complicada, que merece atenção e cuidado. Será um jogo-chave, mas não de vida ou morte. Se vencermos, vamos apertar o calo de alguém lá na frente. Nossos adversários vão olhar o retrovisor e ver a estrela brilhando."

Antônio Lopes, técnico do Vitória: "Na minha ótica, o time do Botafogo atual é bem mais forte que o do primeiro turno. Mas não gosto de fazer parâmetro com o jogo passado. Vai ser um jogo dificílissimo, no qual precisamos de ao menos um empate".

header números e curiosidades

- O Vitória leva vantagem nos confrontos com o Botafogo válidos pelo Campeonato Brasileiro. O time
baiano venceu 12 dos 27 jogos, com oito empates e sete vitórias do Alvinegro.

- Nas duas vezes em que se enfrentaram no Engenhão, Botafogo e Vitória construíram o mesmo placar: 3 a 1. Em 2008, foi o time da casa quem conquistou a vitória, mas em 2009 os baianos saíram do estádio com o triunfo.

- O Botafogo chega ao jogo deste sábado com oito empates consecutivos no Brasileiro e está a apenas um de igualar a marca do Internacional, que empatou nove vezes seguidas em 1972.

header último confronto v2



Vitória e Botafogo se enfrentaram no dia 1º de agosto, no Barradão, pela 12ª rodada do Brasileiro. A partida, que terminou com vitória do Alvinegro por 3 a 1, teve toda a sua emoção a partir dos 36 minutos do segundo tempo, quando Edno abriu o placar para o Botafogo. Júnior, de cabeça, igualou para o Vitória um minuto depois. Mas a partir de então, Jobson apareceu para decidir a partida a favor do time carioca. O atacante marcou duas vezes, aos 38 e aos 48 minutos, dando ao time de Joel Santana o primeiro dos cinco triunfos consecutivos, que levaram o time ao G-4.