Total de visualizações de página

Clássico Vovô com ares de decisão promete estremecer o Engenhão

De olho no título, Flu precisa vencer para se manter próximo da liderança, enquanto Bota joga pelo fim da série de empates e pelo sonho do G-3

Por Cahê Mota e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Os oito pontos de diferença na tabela de classificação definem metas distintas, mas não torna menos decisivo nem para Fluminense nem para Botafogo o clássico deste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 30ª rodada do Brasileirão. Se uma derrota não põe fim a seus respectivos sonhos, deixa a situação bastante complicada. Por isso, o Clássico Vovô escreve nesta noite mais um capítulo decisivo, a cinco dias do aniversário de 105 anos – o primeiro confronto aconteceu no dia 22 de outubro de 1905.

Mandante da partida, que será realizada no campo do adversário, o Flu de Muricy Ramalho entra em campo para seguir firme na luta pelo título. Com 52 pontos, é o segundo colocado, atrás do Cruzeiro, com 54, mas as 16 rodadas em que passou na liderança representam um sinal de força. E os retornos de Emerson, Mariano e Diguinho empolgam na arrancada final para acabar com um jejum de 25 anos.

Já o Botafogo, que em determinada parte da competição chegou a sonhar com o título, se contenta em buscar uma vaga na Libertadores. Vindo de sete empates consecutivos, o Glorioso precisa desencantar para se manter no pelotão da frente. Com 44 pontos, é o sexto colocado, a cinco do Corinthians, último do G-3.
O carioca Djalma Beltrami será o árbitro da partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisa (Fifa/RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). O PFC transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da partida, em Tempo Real.

header o que esta em jogo
Fluminense: depois de perder a liderança pela segunda vez no segundo turno, o Fluminense busca a reação na competição. Equipe que ficou mais rodadas no topo (16), o Tricolor não quer deixar o Cruzeiro desgarrar na ponta da tabela e busca a vitória após três rodadas de jejum.

Botafogo: as oito rodadas sem vitórias colocaram em sério risco o objetivo de classificação para a Libertadores. Como o Fluminense é um adversário direto, a vitória neste domingo é fundamental. Qualquer outro resultado deverá colocar fim ao sonho alvinegro de se classificar para a competição internacional em 2011.

header as escalações 2
Fluminense: o time perdeu Deco, com um estiramento na coxa esquerda, mas ganhou três reforços: Emerson, Diguinho e Mariano. Recuperados de lesões, o atacante e o volante voltam ao time após dez e 14 partidas de ausência, respectivamente. Já o lateral-direito desfalcou a equipe nas últimas duas rodadas por estar com a Seleção Brasileira. A vaga de Deco deve ser ocupada por Marquinho, mas André Luis corre por fora em uma formação no 3-5-2. O Flu deve entrar em campo com Rafael, Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Diguinho, Marquinho (André Luis) e Conca; Emerson e Washington.

Botafogo: com a volta de Leandro Guerreiro, que cumpriu suspensão na última rodada, e o retorno de Marcelo Mattos após um mês se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo, o Botafogo recupera um pouco do seu sistema defensivo. No entanto, o técnico Joel Santana procurou fazer mistério e não descartou a hipótese de uma surpresa. O Alvinegro deve começar jogando com Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu.

quem esta fora

Fluminense: Fred se recupera de um problema na panturrilha esquerda. Assim como ele, estão vetados Deco (estiramento na coxa esquerda), Marquinhos (estiramento na coxa direita) e Equi Gonzalez (estiramento na panturrilha direita). Belletti, que não treinou durante a semana por uma tendinite nos dois pés, é dúvida.

Botafogo: até o fim do Campeonato Brasileiro, o Botafogo não conta com Fábio Ferreira, Maicosuel e Herrera, machucados. Estes são os únicos desfalques para o clássico.

header pendurados

Fluminense: Mariano, Diogo, Marquinho e Rodriguinho.
Botafogo: Márcio Rosário, Alessandro, Lucio Flavio e Caio.

header fique de olho 2

Fluminense: depois de dez partidas ausente por conta de um estiramento na coxa esquerda sofrido na partida contra o Guarani, a última do primeiro turno, Emerson está de volta ao Fluminense. Com sete gols em oito jogos pelo clube, ele é a esperança do torcedor para resolver o problema de falta de gols da dupla Washington e Rodriguinho, que passou em branco nas últimas duas rodadas.

Botafogo: desde que Marcelo Mattos se machucou, o Botafogo não venceu. Por causa de uma torção no joelho esquerdo, o volante foi desfalque em oito rodadas, nas quais a equipe somou sete empates e uma derrota. O jogador retorna com a responsabilidade de devolver consistência ao sistema defensivo.

header o que eles disseram

Emerson (atacante do Fluminense): "(O jogo) é complicado por ser um clássico. Vai ser difícil. Mas time que quer ser campeão, e sonha com isso, tem que respeitar todos e buscar a vitória sempre”.

Joel Santana (técnico do Botafogo): "Desde o Campeonato Carioca, Botafogo e Fluminense vêm fazendo um duelo parelho. No primeiro eles tiveram a supremacia, mas depois vencemos e no Brasileiro houve empate. Tem tudo para ser um grande jogo."


header números e curiosidades

* Fluminense e Botafogo fazem o clássico mais antigo do futebol brasileiro, que, por isso, é chamado de “Clássico Vovô”. O confronto completa 105 anos no próximo dia 22 de outubro. A primeira partida foi um amistoso e terminou com vitória tricolor por 6 a 0.

* Tricolores e botafoguenses se enfrentaram 251 vezes na história, com 97 vitórias para o Flu e 80 para o Botafogo. Foram 74 empates.

* Já na história do Brasileirão o equilíbrio é absoluto. Foram 35 partidas, com 11 vitórias para cada um e 13 empates.

header último confronto v2


Fluminense e Botafogo se enfrentaram no dia 25 de julho, no Engenhão, e ficaram no empate por 1 a 1, em
 partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão. A partida marcou a estreia de Emerson com a camisa tricolor, e o Sheik abriu o placar. Edno foi o responsável pelo empate. Neste jogo, Fred lesionou a panturrilha esquerda e desde então só jogou 45 minutos da derrota para o Santos, há duas rodadas.