Total de visualizações de página

Fluminense e Cruzeiro se mantêm em empate técnico após 32ª rodada

Time carioca leva a melhor na margem de erro, o saldo de gols

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Se a eleição presidencial vai ser decidida neste domingo, o Campeonato Brasileiro permanece em empate técnico. Fluminense e Cruzeiro cumpriram as promessas aos seus adeptos, venceram na 32ª rodada e seguem com o mesmo percentual (57 pontos) na tabela de classificação. O Tricolor supera o opositor na margem do erro - no caso, o saldo de gols (20 a 13).

fluminense comemora gol sobre o grêmioFluminense brecou a ascensão do Grêmio e se manteve líder (Foto: Wallace Teixeira / Photocâmera)
Na quinta-feira, o Flu bateu um candidato de peso, que vinha avançando. Graças à bela atuação de Conca, fortíssimo nome para ser eleito o craque do Brasileirão, o Tricolor carioca bateu o Grêmio por 2 a 0. A partida serviu para quebrar um sequência de cinco jogos sem vitória do líder. E também para interromper uma série invicta de nove partidas do Tricolor gaúcho.

O Cruzeiro bateu chapa com o Fluminense, também ganhando por 2 a 0 na rodada. Nesse sábado, o time celeste jogou o suficiente para superar o Prudente, lanterna da competição e praticamente condenado a disputar a Série B em 2011.

A terceira via do Brasileirão perdeu terreno em relação aos dois mais votados. Na abertura da rodada, na quarta-feira, apesar de comemorar o primeiro gol de bola rolando de Ronaldo no nacional, o Corinthians apenas empatou com o Flamengo no Engenhão (1 a 1) no duelo das legendas mais populares do país.

Já Inter e Santos, que já comemoraram conquistas neste ano (Libertadores do lado vermelho, e Copa do Brasil e Paulista pelo preto e branco), ficaram no 1 a 1 em Porto Alegre. Um empate encarado como derrota pelos dois, que ficaram a oito pontos do topo da tabela. E lamentado sobretudo pelos santistas, que tiveram um gol não validado (assista no vídeo).

Na eleição paralela pela classificação para a Libertadores, o Botafogo foi o grande vencedor da rodada. O atual campeão carioca subiu do sexto para o quarto lugar ao derrotar o correligionário alvinegro Atlético-MG por 2 a 0, em Sete Lagoas. Além de ampliar suas possibilidades de se classificar para a competição internacional, o time de Joel Santana passa a encarar mais seriamente a possibilidade de título. Edno e Loco Abreu formaram a dobradinha em Minas Gerais, com um gol e assistência para cada.

O São Paulo também ganhou pontos nesta disputa. O Tricolor superou o adversário direto Atlético-PR por 2 a 1, em Barueri, na quinta, e também subiu duas posições, ultrapassando o próprio Furacão e o Grêmio. O trio tem o mesmo índice (47 pontos), mas o Tricolor Paulista ganha no desempate.

Felipão se depara com protesto e fica em silêncio
O Palmeiras também chegou ao mesmo patamar (47) ao bater o também alviverde Goiás. Em décimo lugar, mas a apenas quatro pontos do quarto colocado, o time paulista tem duas possibilidades de vestir a faixa e chegar à Libertadores. Pelo Brasileiro ou pela Copa Sul-Americana.

protesto jornalistas nariz de palhaço, felipão palmeirasFelipão passa por jornalistas usando nariz de palhaço (Foto: Robson Fernandjes / Agência Estado) 
 
Mas, em um dia de vitória, o principal líder da bancada palmeirense teve que conviver com protestos. Ao chegar à Arena Barueri, Luiz Felipe Scolari foi recepcionado por jornalistas usando nariz de palhaço. Uma alusão irônica ao comportamento do treinador na última quarta-feira, durante a coletiva após a partida contra o Atlético-MG, pela Sul-Americana. Não houve novo debate entre as partes porque Felipão se recusou a conceder entrevista depois do jogo deste sábado.
 
Na briga por um novo mandato na elite do futebol brasileiro, quem teve mais motivos para comemorar foi o Vitória. Na partida 500 do Barradão, o Rubro-Negro baiano saiu da zona de rebaixamento ao superar o Vasco por 4 a 2. O Leão definiu o resultado já no primeiro turno, marcando 3 a 0 nos 45 minutos iniciais
 
O Avaí também ampliou suas chances de reeleição. Em um confronto direto pela permanência na Série A, o time catarinense bateu o Guarani por 1 a 0 e ficou a apenas dois pontos do time de Campinas (35 a 33). O primeiro que hoje se salvaria da queda.
 
Já o Atlético-MG voltou para a área indesejada ao cair diante do Botafogo. O Galo agora é o 17º colocado (34 pontos).
 
O Atlético-GO também não alcançou o resultado que gostaria. Empatou em casa com o Ceará por 1 a 1. Mas se manteve fora do Z-4 (15ª posição). O goleiro Márcio engoliu o frango da rodada, aceitando um chute de Michel de muito longe (assista no vídeo). O camisa 1 acabou ganhando a eleição que não queria. E encabeçou a selebaba da rodada. 
 
Seleção da rodada 
Rafael (Santos), Nei (Internacional), Bolívar (Internacional), Edu Dracena (Santos) e Eltinho (Avaí); Tinga (Palmeiras), Leandro Guerreiro (Botafogo), Edno (Botafogo) e Conca (Fluminense); Loco Abreu (Botafogo) e Ronaldo (Corinthians). Técnico: Joel Santana (Botafogo). 
 
Selebaba da rodada 
Márcio (Atlético-GO), Belletti (Fluminense), Anderson (Ceará), Jadson Viera (Vasco) e Fábio Santos (Grêmio); Gilson (Grêmio), Jumar (Vasco), Lucio Flavio (Botafogo) e Douglas (Grêmio); André Lima 
(Grêmio) e Éder Luis (Vasco). Técnico: Paulo César Gusmão (Vasco).