Total de visualizações de página

Botafogo planeja ter dois CT's no Engenhão

Ideia é que profissionais já possam usufruir da estrutura já em 2011. E clube quer receber alguma seleção na Copa do Mundo

Rio de Janeiro


Engenhão é o estádio mais moderno da América do Sul


Além de querer um Centro de Treinamento no Engenhão para receber uma seleção nas Copa da Confederação de 2013 e Copa do Mundo de 2014, o Botafogo tem um projeto em andamento para construir um CT paralelo para os profissionais usarem já a partir de 2011, também no estádio.

A ideia do departamento de futebol é transferir a maior parte dos treinos para o Engenhão, que passaria a ter dormitórios e lugares para a refeição. Assim, o elenco poderia treinar em período integral e também dormir no local nas vésperas das partidas, evitando o deslocamento. Segundo o vice de futebol, André Silva, os jogadores já acordariam "olhando para o gramado onde irão jogar e sentirão o clima já de manhã."

A estrutura ainda está sendo montada, perto dos vestiários. A sala de musculação foi finalizada e as salas do departamento médico estão na fase final. O próximo passo é a construção dos dormitórios. A expectativa é a de que tudo já esteja pronto para 2011.

- A ideia do Anderson (Barros, gerente de futebol) é para os jogadores treinarem em tempo integral no Engenhão. O projeto já começou. Ano que vem é possível e o planejamento é nesse sentido - explicou o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção.

A sede de General Severiano, onde os jogadores se concentram atualmente, seria o palco dos treinos de véspera, para que o elenco tenha contato com os torcedores. A concentração no local também pode continuar, mas ainda não está certa.

- Em General Severiano há uma estrutura de concentração muito boa e o ambiente do clube é gostoso para os jogadores, que ficam perto dos torcedores - disse Assumpção.

Em relação ao CT para receber uma seleção, o Botafogo ainda vai analisar o que a Fifa exige para finalizar o projeto. Os dirigentes alvinegros já têm em mãos o caderno de encargos da entidade e estão traduzindo do inglês para o português.

- Esse projeto tem que começar a ser tocado a partir de janeiro para batermos com o cronograma da Fifa - afirmou o presidente alvinegro.

O Botafogo ainda tem o projeto de construção do CT para as divisões de base em Marechal Hermes, mas o clube está à espera da liberação de documentos junto ao Governo do Estado do Rio para começar as obras e a procura de investidores.