Total de visualizações de página

Flu é última chance do ano para Botafogo acabar com jejum

Alvinegro ainda não venceu clássico carioca no Engenhão desde que assumiu comando do estádio

Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Joel Santana em entrevista coletiva do Botafogo
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)

O Botafogo terá, neste domingo, a última oportunidade do ano para acabar com uma incômoda marca. Desde que assumiu o comando do Engenhão, o Alvinegro ainda não conquistou uma vitória em clássicos regionais em seu estádio. O único triunfo foi sobre o Fluminense - 2 a 1 - na inauguração do João Havelange, na época sob controle da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Desde então, foram dez partidas, com oito empates e duas derrotas. O resultado positivo neste domingo, aliás, não significará apenas a quebra da escrita, mas a possibilidade de seguir lutando por uma vaga na Libertadores e de, ao mesmo tempo, dificultar a luta de um adversário direto na busca do mesmo objetivo.

- Eu estava naquele jogo contra o Fluminense, e realmente é muito tempo sem vencer um clássico em casa. A vitória passa confiança para o time e para a torcida, mas não adianta tentar resolver o jogo de qualquer maneira. Nosso adversário tem qualidade - disse o lateral-direito Alessandro.

O Botafogo está invicto no Engenhão no Brasileiro, mas conquistou apenas cinco vitórias em 16 partidas disputadas. O goleiro Jefferson preferiu deixar de lado as explicações pelo aproveitamento ainda insatisfatório e destacou a importância do triunfo no clássico deste domingo:

- Em muitas dessas partidas tivemos a supremacia, mas infelizmente tomamos gols no fim, cometemos pênaltis. Enfim, não há muito o que explicar. O importante é que estamos invictos, mas conscientes da necessidade da vitória.

Para o técnico Joel Santana, o Botafogo deve focar a vitória sobre o Fluminense não como a quebra de um jejum, mas como o triunfo sobre um adversário direto:

- Se eu não ganhar o clássico mas conseguir a classificação para a Libertadores, ficarei feliz da vida.