Alvinegro ainda não venceu clássico carioca no Engenhão desde que assumiu comando do estádio
Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Joel Santana em entrevista coletiva do Botafogo
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
O Botafogo terá, neste domingo, a última oportunidade do ano para acabar com uma incômoda marca. Desde que assumiu o comando do Engenhão, o Alvinegro ainda não conquistou uma vitória em clássicos regionais em seu estádio. O único triunfo foi sobre o Fluminense - 2 a 1 - na inauguração do João Havelange, na época sob controle da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Desde então, foram dez partidas, com oito empates e duas derrotas. O resultado positivo neste domingo, aliás, não significará apenas a quebra da escrita, mas a possibilidade de seguir lutando por uma vaga na Libertadores e de, ao mesmo tempo, dificultar a luta de um adversário direto na busca do mesmo objetivo.
- Eu estava naquele jogo contra o Fluminense, e realmente é muito tempo sem vencer um clássico em casa. A vitória passa confiança para o time e para a torcida, mas não adianta tentar resolver o jogo de qualquer maneira. Nosso adversário tem qualidade - disse o lateral-direito Alessandro.
O Botafogo está invicto no Engenhão no Brasileiro, mas conquistou apenas cinco vitórias em 16 partidas disputadas. O goleiro Jefferson preferiu deixar de lado as explicações pelo aproveitamento ainda insatisfatório e destacou a importância do triunfo no clássico deste domingo:
- Em muitas dessas partidas tivemos a supremacia, mas infelizmente tomamos gols no fim, cometemos pênaltis. Enfim, não há muito o que explicar. O importante é que estamos invictos, mas conscientes da necessidade da vitória.
Para o técnico Joel Santana, o Botafogo deve focar a vitória sobre o Fluminense não como a quebra de um jejum, mas como o triunfo sobre um adversário direto:
- Se eu não ganhar o clássico mas conseguir a classificação para a Libertadores, ficarei feliz da vida.